Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-05"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gestão das relações com os stakeholders: um estudo das 10 maiores indústrias têxteis do Sul do BrasilPublication . Maes, Kátia Rossi; Gaio, SofiaO mundo vem passando por um processo de evolução e inovação constante, onde as empresas buscam cada vez mais processos, pessoas e tecnologia para que possam ter uma base de gestão eficaz. Processos que dependem de departamentos distintos, equipes integradas atuando em projetos comuns, equipes atuando em diversas bases globais bem como a busca constante por agilidade para otimização dos processos, porém, tudo depende de parceiros, pessoas que muitas vezes não fazem parte do ambiente de trabalho, não possuem vínculo empregatício com a empresa, porém, são determinantes para a sustentação de todo este universo. Todas estas pessoas que trabalham de forma individual e que no coletivo fazem acontecer são chamados de stakeholders, e são estes stakeholders que mantém todo este sistema em funcionamento. As empresas precisam de colaboradores para produzir, do governo para gerir, da comunidade para se sustentar e de investidores que possam investir nestas empresas. E para manter todo este universo em funcionamento são necessárias pessoas que possuem habilidades em comunicação para manter este sistema conectado, informado e acima de tudo em sinergia. A comunicação num ambiente organizacional ou em qualquer outro universo é peça fundamental para manter a harmonia e organização. A comunicação é necessária para todos os indivíduos, pois é através dela que o conhecimento pode ser adquirido, e repassado, podemos ter livre acesso a expressão, oportunidade de aprender, ensinar, desenvolver e isso reflete principalmente, no âmbito organizacional. E por existir este universo chamado stakeholders e o fato da comunicação ser papel coadjuvante neste processo foi onde este estudo se baseou, através de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva coletada através de entrevistas realizada junto aos responsáveis por esta comunicação entre empresa e stakeholders das dez maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil evidenciadas pela Revista Amanhã. As revisões teóricas possibilitaram a fundamentação deste trabalho e nortearam o estudo para que fosse possível alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Este trabalho buscou trazer a realidade das maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil na relação com seus stakeholders e nos mostrou a riqueza deste universo e o quão distinto são as áreas que possuem a responsabilidade de conectar todos estes públicos.