Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-20"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Novas abordagens cirúrgicas na elevação do seio maxilar: Sinus Physiolift®Publication . Cariello, Marta; Trancoso, PedroA perda de dentes maxilares posteriores e a subsequente pneumatização do seio maxilar resultam em atrofia do osso alveolar e podem afetar a reabilitação adequada de pacientes com recurso a implantes osseointegrados. Neste contexto, as cirurgias convencionais de elevação do seio maxilar tem sido e são ainda consideradas uma modalidade de tratamento eficaz, embora com algumas taxas de complicações. As técnicas cirúrgicas hidrodinâmicas de elevação parecem ser uma alternativa de tratamento válida para tentar reduzir as complicações intra e pós-operatórias. Neste sentido, o SinusPhysiolift®, com um protocolo de aplicação simples, mesmo para cirurgiões menos experientes, é uma opção de tratamento promissora. Mais estudos clínicos são necessários para estabelecer as reais vantagens desta técnica.
- O uso do hipoclorito de sódio na EndodontiaPublication . Ribeiro, Manoela Alkmin dos SantosA importância da limpeza mecânica e química do sistema de canais radiculares durante o tratamento endodôntico tem sido repetidamente enfatizado. Já está comprovado que a irrigação é a fase mais importante do tratamento em si, indiscutivelmente. Pode-se ter sistemas avançados para instrumentação ou ótimas técnicas de obturação, entretanto, a irrigação pode alcançar lugares no canal radicular onde a lima, seja manual ou rotatória, não consegue penetrar e consegue remover a smear layer e detritos inorgânicos. Em vários materias encontrados, como clorexidina, EDTA, ácido cítrico, ácido peracético, peróxidos de uréia ou hidrogênio, detergentes, soro fisiológico, ainda o hipoclorito, é o material de primeira escolha e o mais eficaz que os estudos e a atividade clínica comprovam. Sua eficácia depende da concentração empregada para cada caso em questão, seu armazenamento correto e quantidade utilizada. Ele pode ser associado com outra substância para que assim, possamos obter um resultado ainda mais satisfatório.
- Complicações orais da radioterapia de cabeça e pescoçoPublication . Murta, Ana Catarina AlmagroO cancro na região de cabeça e pescoço pode afetar estruturas da cavidade oral assim como da orofaringe. A radioterapia é uma das principais modalidades terapêuticas usadas para o tratamento do cancro e pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com a cirurgia e quimioterapia. Apesar da sua eficácia, a radioterapia promove alguns efeitos adversos e, consequentemente, impacto na saúde oral e qualidade de vida do paciente. As principais complicações da radioterapia na região da cabeça e pescoço são: mucosite, xerostomia, cárie de radiação, infeções secundárias, osteorradionecrose e trismo. O presente estudo, baseado numa revisão de literatura, tem como objetivo destacar e analisar essas complicações bem como prevenir e minimizar os seus efeitos. Para o tratamento oncológico é necessária uma equipa médica multidisciplinar para atuar em harmonia e extrema atenção nesse contexto, no qual o médico dentista desempenha uma importante função no diagnóstico, prevenção e controlo dessas complicações, de modo a oferecer aos pacientes uma melhor expectativa de vida.
- Fluxo de trabalho digital em medicina dentáriaPublication . Silva, Luiz Paulo Miranda daNa Medicina Dentária atual, é fundamental incorporar ferramentas que possam auxiliar no diagnóstico, melhorar a comunicação entre a equipa e os doentes, criar sistemas previsíveis, e realizar tratamento com precisão e agilidade. Para obter um bom diagnóstico é de suma importância utilizarmos todos artifícios possíveis de maneira a conduzir nossa análise inicial de qualquer caso, bem como servir de guia primário para início do planeamento. Com um adequado planeamento, será possível prever possíveis resultados bem como traçar os passos de execução do caso. Para tal, é importante utilizar softwares que auxiliem de forma precisa sua execução. A realização do tratamento, requer um protocolo fidedigno e preciso de execução capaz de por em prática o objectivo planeado, sendo de grande importância o uso das tecnologias disponíveis atualmente. O objectivo do presente estudo é descrever o fluxo de trabalho digital na Ortodontia, Implantodontia, Prótese Clínica, Cirurgia Ortognática e Periodontia de maneira a auxiliar o médico dentista no dia a dia clínico, onde este possa ser capaz de criar um protocolo digital que o auxilie do diagnóstico ao tratamento final do doente.
- Efeitos adversos da radioterapia no tratamento de cancro da cabeça e pescoço: osteorradionecrose mandibularPublication . Rougeaux, Capucine Marie Elisabeth; Arcanjo, AlexandraA Osteorradionecrose Mandibular constitui um dos efeitos adversos mais temíveis da radioterapia da cabeça e do pescoço. Devido a uma etiologia multifatorial e uma fisiopatologia complexa, ela ainda representa um grande desafio clínico e cirúrgico. Este tratamento resulta numa desvascularização óssea progressiva e irreversível dos tecidos irradiados. Os sintomas variam dependendo da severidade e extensão da destruição óssea levando, nos casos mais avançados, a uma fratura patológica da mandibula. Nesta revisão narrativa, descreveremos os mecanismos complexos da progressão patológica da osteorradionecrose e os vários sinais e sintomas clínicos que a caracterizam. As numerosas classificações atribuídas à osteorradionecrose, permitiram desenvolver um arsenal terapêutico médico-cirúrgico abastado, bem como a elaboração de cuidados pré, intra e pós a radioterapia, que iremos detalhar. Finalmente, sendo a prevenção o mecanismo de eleição no não desenvolvimento da osteorradionecrose, discutir-se-á como uma abordagem multidisciplinar individualizada, pré escolha terapêutica, levando a uma melhor a qualidade de vida dos pacientes.
- Remoção de instrumentos fraturados dentro do canalPublication . Tamayo Gonzalez, António; Matos, Miguel AlbuquerqueA área da Endodontia, assim como o resto das áreas da Odontologia, está em constante desenvolvimento, o que, como profissionais, nos coloca sempre na vanguarda de novas técnicas, materiais e métodos de trabalho para oferecer aos nossos pacientes o melhor atendimento. Graças à introdução de novos materiais, como as limas NiTi, o Médico Dentista pode obter melhores resultados e técnicas mais rápidas, que geram menos tempo de trabalho para o operador, mas que também comportam algumas desvantagens, como a possível fractura de instrumentos. Sabemos que essas fraturas de instrumentos podem surgir devido a vários fatores que desenvolveremos posteriormente, como a inexperiência do operador, a anatomia do canal, o número de utilizações do instrumento, a força torsional, a limpeza do instrumento e o processo de esterilização do material. Como profissionais devemos ter sempre em conta este tipo de fatores para assim podermos minimizar a ocorrência de acidentes. Devemos ter conhecimento da anatomia dentária, da força que exercemos, da velocidade com que devemos trabalhar e especialmente no campo da Endodontia, devemos ser especialmente meticulosos com todo o protocolo para evitar qualquer tipo de falha. Independentemente de todos os cuidados, estamos sempre expostos a uma potencial fractura de um instrumento dentro do canal. Como tal, devemos estar preparados para poder efetuar a remoção desses instrumentos fraturados com diferentes técnicas que explicitaremos posteriormente como os ultrassons, sistemas de microtubos (IRS), limas H , Bypass ou cirurgia Endodôntica.
- A utilização da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) em cirurgia de levantamento de seio maxilarPublication . Fernandes, Gustavo Vicentis de OliveiraEste trabalho tem por objetivo fazer uma revisão narrativa da literatura sobre a PRF em cirurgias de ganho ósseo no levantamento do seio maxilar (LSM), e do seu potencial em uso separado ou associado a enxerto ósseo. Foram utilizadas as bases de dados Pubmed, SciELO e Google Scholar, na qual foram avaliados os resumos e incluídos os artigos adequados ao tema. Com o surgimento do PRF em 2001, vários trabalhos têm sido publicados sobre o seu uso potencial em cirurgias, nomeadamente no LSM, utilizado isoladamente ou em associação com enxerto ósseo. Vários autores verificaram que a PRF favorece o tratamento isolado ou associado a enxerto. Em oposição, outros autores demostram que o uso deste material não otimiza o resultado, não sendo necessária à sua utilização. Concluímos que o PRF é um biomaterial autólogo de extremo interesse no reparo tecidual, porém, o seu uso em cirurgias de LSM ainda é questionável.
- Tratamento endodôntico como gatilho para endocardite infecciosaPublication . Binard, Laura; Matos, Miguel AlbuquerqueA Endocardite Infecciosa é uma doença rara, mas é a principal doença fatal em relação à medicina oral. Embora o Tratamento Endodôntico Não-Cirurgico apresente um risco muito menor de desencadear uma bacteremia em relação a uma extracção, e assim, uma Endocardite Infecciosa. A extração é muitas vezes preferida. Muitos profissionais acreditam que a conformidade com as recomendações é uma proteção legal, e usam e abusam daquelas nas suas práticas diárias. Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática, baseado em 20 artigos (12 artigos de revisões sistemáticas, 3 estudos analíticos descritivos, 2 casos relatados, e 2 Guidelines), visando informar os Médicos Dentistas e os estudantes de Medicina Dentária sobre os perigos de algumas práticas dentárias, os processos desenvolvidos pelas bactérias para chegar ao coração e desenvolver uma Endocardite Infecciosa, e alertar para a necessidade de estabelecer novas recomendações globais para substituir as atuais técnicas obsoletas de prevenção desta doença em constante adaptação.
- Anestesia intraóssea em endodontiaPublication . Abreu, Sandrina Daniela Oliveira Martins de; Reis, TiagoAlcançar uma anestesia pulpar eficiente é o primeiro passo para um tratamento endodôntico bem sucedido. Uma inadequada difusão anestésica prolonga o tempo de tratamento e cria stress no clínico e no paciente. Neste sentido, os clínicos têm que adotar o método mais eficaz para a atingir. Esta revisão bibliográfica narrativa tem como objetivo elucidar os médicos dentistas sobre as características da anestesia intraóssea que a podem tornar numa alternativa válida em endodontia. A metodologia consistiu numa pesquisa efetuada nas bases de dados Pubmed, Medline, Scielo e Google Académico, com recurso às seguintes palavras-chave: endodontic anaesthesia, intraosseous anaesthesia, irreversible pulpitis e díplöe anaesthesia. A técnica anestésica intraóssea constitui um método eficaz para alcançar anestesia pulpar de dentes mandibulares posteriores com pulpite irreversível quando comparada com as técnicas anestésicas convencionais. Apresenta um tempo de latência curto, suficiente duração do efeito anestésico, sem afetar os tecidos moles adjacentes.
- Evento PhD CC - SiTEGI - 20 de Julho de 2018Publication . Gouveia, Luis BorgesUm algoritmo de seleção polinomial para mensuração de densidade radiográfica Márcio Teixeira Oliveira Nova era do ensino superior: mercado, marketing, desafios e fatores de perenidade - análise do mercado educacional da cidade de Belo Horizonte Fernando de Melo Nogueira Construção de uma plataforma de conhecimento para preservação e acesso ao património cultural do Estado de Goiás Alison Carlos Filgueiras Fluxo Informacionais: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento Maria de Lurdes Carvalho Tecnologia de Informação e Educação Aplicada ao Ensino Superior: Percepções em uma IES em Belém do Pará Andréa Araújo Cidades Inteligentes e poder Amaro Fonseca Correia O uso do governo digital pelo controle social no combate à corrupção pública no Ceará Nazaré Pinho Sistema Esfera Pública Digital: uma plataforma digital para gestão da informação da Educação Especial Paulo Sérgio Araújo