Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Eliete Belotto Soares.pdf1.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.
This research aimed to identify the factors that, according to teachers' perceptions contribute to school failure, among them highlighting social factors, emotional factors and organic factors. For each factor, subfactors were found to collaborate in the enrichment of this research, namely to correlate with the teachers' perspective regarding the risk factors for school failure with this same failure. Among the main risk factors for school failure, the social factors attributed the lack of involvement of the family to the school, family conflicts and low quality of basic care were highlighted by the teachers, who point out that they are the main agents of this situation. Thus, it was concluded that the pedagogical practices such as school curriculum, evaluation and retention of school referenced in this research are not aspects that teachers point out as relevant promoters of school failure. This situation has given rise to the proposal for an intervention project which seems necessary.

Description

Keywords

Insucesso escolar Reprovação Índices School failure Disapproval Indexes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License