Browsing by Issue Date, starting with "2016-10"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Alternatives to overcoming bacterial resistances: State-of-the-artPublication . Rios, Alessandra C.; Moutinho, Carla G.; Pinto, Flávio C.; Del Fiol, Fernando S.; Jozala, Angela; Chaud, Marco V.; Vila, Marta M. D. C.; Teixeira, José A.; Balcão, Victor v.Worldwide, bacterial resistance to chemical antibiotics has reached such a high level that endangers public health. Presently, the adoption of alternative strategies that promote the elimination of resistant microbial strains from the environment is of utmost importance. This review discusses and analyses several (potential) alternative strategies to current chemical antibiotics. Bacteriophage (or phage) therapy, although not new, makes use of strictly lytic phage particles as an alternative, or a complement, in the antimicrobial treatment of bacterial infections. It is being rediscovered as a safe method, because these biological entities devoid of any metabolic machinery do not possess any affinity whatsoever to eukaryotic cells. Lysin therapy is also recognized as an innovative antimicrobial therapeutic option, since the topical administration of preparations containing purified recombinant lysins with amounts in the order of nanograms, in infections caused by Gram-positive bacteria, demonstrated a high therapeutic potential by causing immediate lysis of the target bacterial cells. Additionally, this therapy exhibits the potential to act synergistically when combined with certain chemical antibiotics already available on the market. Another potential alternative antimicrobial therapy is based on the use of antimicrobial peptides (AMPs), amphiphilic polypeptides that cause disruption of the bacterial membrane and can be used in the treatment of bacterial, fungal and viral infections, in the prevention of biofilm formation, and as antitumoral agents. Interestingly, bacteriocins are a common strategy of bacterial defense against other bacterial agents, eliminating the potential opponents of the former and increasing the number of available nutrients in the environment for their own growth. They can be applied in the food industry as biopreservatives and as probiotics, and also in fighting multi-resistant bacterial strains. The use of antibacterial antibodies promises to be extremely safe and effective. Additionally, vaccination emerges as one of the most promising preventive strategies. All these will be tackled in detail in this review paper.
- O Processo Criativo na Publicidade: as práticas dos profissionais das agências da cidade do PortoPublication . Sousa, Pedro Filipe Araújo; Galhardo, AndreiaNo trabalho de investigação que agora se apresenta, procurámos a compreensão dos processos criativos utilizados por profissionais no mundo da publicidade. Após revisão bibliográfica, onde foram analisados os dados disponíveis sobre a criatividade e o seu conceito geral e publicitário, o conceito de ideia, o processo criativo, a publicidade e as agências praticantes de publicidade, procedeu-se à realização de um trabalho empírico. Com o estudo, de caráter quantitativo e intenção exploratória, pretendemos perceber o fenómeno do processo criativo e as técnicas de estimulação de criatividade utilizadas. Para a investigação deste tema, utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise de dados, verificamos que cada pessoa tem um processo criativo único, no entanto é possível verificar semelhanças e afirmar que a teoria se espelha na realidade. No entanto, quanto à utilização de técnicas de estimulação de criatividade, já se verifica que são muito poucas as técnicas utilizadas.
- Osseointegration and cell response on titanium implant surface treatmentsPublication . Mantalenakis, Spyridon; Pereira, JorgeIntrodução: A osteointegração de um implante é essencial para garantir êxito clínico. Vários tratamentos de superfície foram introduzidos para melhorar a osseointegração e a biocompatibilidade de um implante. Objectivos: O objectivo de esta revisão bibliográfica é explorar as diferentes propriedades de Titanio e como á modifica-las, depois de introduzir um implante de Titanio num tecido de osso vivo, a osteointrgração, a resposta celular e a biocompatibilidade do implante podem ser afectadas. Materiais e métodos: Para esta revisão bibliográfica, 96 artigos foram usados, tombados das seguintes bases de dados: Pubmed, Science direct and Scielo. Através das seguintes palavras chave: "Surface treatments", "Titanium dental implants", "osseointegration", "anodization", "anodic oxidation", "plasma spraying", "HA coatings", "hydroxyapatite coatings", "acid etching", "grit blasting”, “tribocorrosion" AND “biotribocorrosion”. Conclusão: Foi concluído que a superfície ideal deve presentear uma rugosidade de superfície e 1-2μm, exibir aumentada hidrofilicidade e apresentar uma grossa camada de óxido. Deve também carecer de contaminastes citototòxicos a fim de promover um ambiente biológico favorável e finalmente, foi demonstrado que uma carga negativa promove resposta celular.
- Guardas prisionais, contextos de atuação e motivações: implicações para o futuroPublication . Moreira, Jocelino Joaquim da Rocha; Jólluskin, GloriaO contexto prisional tem recebido nos últimos anos uma grande atenção por parte dos investigadores portugueses. Porém, esse estudo não se têm centrado nos guardas prisionais, como grupo profissional. Dada a inexistência de pesquisas sobre esta temática, o presente estudo pretende analisar os contextos em que se desenrola o exercício das funções dos guardas prisionais, uma vez que estas podem produzir desmotivação e desgaste profissional nestes indivíduos. A investigação decorreu com a participação de guardas prisionais, a exercer funções nos Estabelecimentos Prisionais de Chaves, Lamego e Izeda. Para serem atingidos os objetivos propostos, optou-se pelo método qualitativo,através da aplicação de entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. Durante o mês de Abril e Maio de 2016 foram realizadas entrevistas a quinze guardas prisionais que trabalhavam em contacto direto com os reclusos. Ao longo da análise das entrevistas ficaram patentes nas declarações algumas fontes de desmotivação devido ao congelamento de salários e das progressões na função pública, à inexistência de concursos internos e à ineficácia e injustiça das avaliações de desempenho. Por outro lado, os profissionais estudados afirmam sentir uma fraca valorização das suas funções no serviço, a par de uma má imagem da sua profissão, difundida e sustentada pelos meios de comunicação social. Estes fatores podem contribuir para que eles próprios não se sintam identificados com o grupo profissional ao qual pertencem. Finalmente, os entrevistados manifestam sentir uma falta de formação contínua, cuja existência consideram fundamental.
- Candidíase oral: manifestações clínicas e tratamentoPublication . Plas, Rosana van der; Palmeira, CarlosA candidíase oral é uma infeção fúngica comum, que é causada por um crescimento excessivo de espécies Candida spp., sendo a maior responsável a C. albicans. Embora a candidíase oral seja bem reconhecida, as suas manifestações clínicas são diversas e cabe aos médicos dentistas estarem cientes desse facto a fim de efetuarem um diagnóstico com precisão. As apresentações clínicas da candidíase oral podem ser divididas em candidíase oral primária e secundária. Na candidíase oral primária temos três grandes variantes “major”, a candidíase pseudomembranosa, eritematosa e hiperplásica. Há também uma categoria denominada por “lesões associadas à Candida spp.” que apresenta vários subtipos, por último temos a cheilo-candidíase e a candidíase multifocal crónica. Na candidíase oral secundária as lesões estão localizadas nos tecidos orais e periorais, bem como em outras partes do corpo. A candidíase oral tem uma ampla variedade de tratamentos que têm sido estudados até aos dias de hoje. Os tratamentos incluem uma higiene oral adequada, terapêutica tópica e sistémica, e a terapia fotodinâmica também poderá ser uma opção. Esta revisão da literatura incide sobre as diversas apresentações clínicas e opções de tratamento da candidíase oral.
- Inclusão, Direitos Humanos e Igualdade: educar para a diferençaPublication . Costa, Andreia Esteves; Santos, LuísO presente estudo denominado “Inclusão, Direitos Humanos e Igualdade: Educar para a diferença” direcionou-se para a temática da deficiência física evidente. Partindo do mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento, incidimos o nosso estudo na temática dos direitos humanos associada à da inclusão. A diferença, usualmente, origina exclusão em virtude de que o que é diferente não é socialmente aceite. Vivemos numa sociedade formatada para o “normal” em que o “normal” apresenta-se sempre como um modo de supressão gradual da diferença e da uniformização da diversidade e onde dificilmente encaixa a “diferença”. Uma das áreas onde se verifica tratamento diferenciado é a nível da deficiência que, não sendo entendida pela sociedade, gera um ciclo vicioso que dificilmente se quebra. Para tal, a escola terá de desempenhar um papel de extrema importância, modificando mentalidades, promovendo a deficiência, para que no futuro esta não seja encarada como uma diferença, mas como uma mais-valia no processo de singularidade e de diversidade humanas. Os comportamentos e os movimentos de transformação não podem ser impostos, mas devem ser introduzidos, compreendidos e modificados, pois só desta forma podem servir como alavanca de suporte para uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais humana, pois está nas mãos de cada um de nós, educadores, formar futuros cidadãos conscientes, ativos e responsáveis. A sociedade atual vive momentos conturbados decorrentes de interesses geopolíticos e estratégicos que potenciam conflitos armados, em que cada vez mais a população é indiscriminadamente afetada. Uma das consequências destes conflitos é a deficiência física evidente, aqui explorada, e que é uma realidade inerente à nossa prática profissional. Todos os dias são colocados em questão os direitos humanos de quem tem que conviver diariamente com ambientes bélicos. Apesar da sociedade portuguesa estar pouco desperta para esta realidade, pareceu-nos pertinente levar esta temática para a escola tentando explorar as perceções de crianças face à deficiência física evidente, quando observada noutras crianças, em ambiente escolar. Fizemos a aplicação de diversos métodos (inquéritos, visualização de imagens e vídeo, atividades de simulação de deficiência), atividades práticas em ambiente escolar que nos permitissem atingir o nosso objetivo geral. Posteriormente, foi realizada a interpretação de dados decorrentes da aplicação da metodologia, quer quantitativamente, quer qualitativamente efetuada a sua análise e retiradas conclusões.
- Fraturas de agulha durante anestesia intra oralPublication . Diniz, Saulo Freire; Salgado, Abel; Arcanjo, AlexandraA fratura de uma agulha, durante a administração anestésica, é um acontecimento raro atualmente devido ao uso de agulhas descartáveis de liga metálica, que minimiza o risco de fratura. É da responsabilidade do profissional usar as agulhas e técnicas mais adequadas ao procedimento a ser executado, com os devidos cuidados de modo a potenciar bons resultados. Objetivo: Descrever de forma sucinta, as razões pelas quais as fraturas ocorrem, bem como, quais os procedimentos, mais favoráveis ao dentista e ao utente, para a resolução dessas fraturas. Apresentar algumas técnicas anestésicas e exemplificar algumas técnicas de localização de fragmentos. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica tendo por base as palavras-chave delineadas e critérios de inclusão e exclusão específicos, com o objetivo de angariar o máximo de informação acerca deste tema não muito comum e cheio de possíveis complicações na Medicina Dentária. Conclusão: Numa situação extrema, quando o fragmento de uma agulha fica envolvido pelos tecidos moles, o médico dentista dispõe ao seu critério de diversas técnicas para a remoção/correção do problema. O intuito é minimizar o risco de lesão no paciente, recorrendo, sempre que possível, às mais avançadas técnicas anestésicas.
- Síndrome da boca ardente: revisão da literatura e apresentação de um caso clínicoPublication . Simões, Ana Rita de Jesus Meneses; Trancoso, PedroResumo: O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura existente acerca da Síndrome da Boca Ardente e é colmatado com a apresentação de um caso clínico. Nele são apresentados e discutidos todos os parâmetros da doença com o objectivo final de apresentar e confrontar a informação já existente. O trabalho foi elaborado sempre visando a aplicação da informação na prática clínica do médico dentista generalista. Introdução: A Síndrome da Boca Ardente é uma doença identificada pela International Association for the Study of Pain como “uma entidade nosológica distinta” caracterizada por “sensação de dor ou ardor incessante acompanhada pela ausência de alterações objectivas na mucosa oral”. Objectivo: Apresentar as características da doença e organizar a informação com o intuito da sua aplicação prática. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa em duas bases de dados Pubmed e Scielo. Foram utilizados apenas artigos em inglês e preferivelmente com data de publicação a partir de 2000, embora não tenham sido usados limites temporais. O critério de inclusão foi o acesso ao texto integral. Conclusão: Foi possível concluir que é ainda necessário aprofundar a investigação no que diz respeito à fisiopatologia da doença, para que se avance para conclusões acerca da manutenção e tratamento de um paciente com Síndrome da Boca Ardente. Por outro lado, depois da organização das evidências relativas à história médica e exame clínico, a questão que se prende com o atraso de diagnóstico é uma que é merece atenção e para a qual a transmissão de informação parece ser a solução.
- Avaliação do teor de pigmentos naturais em diferentes espécies de tomate cherryPublication . Reis, Helga Silva dos; Silva, Carla Sousa e; Ferreira da Vinha, AnaTem-se demonstrado que o elevado consumo de vegetais e frutas pode reduzir o risco de diversas doenças não transmissíveis. As propriedades benéficas desses alimentos têm sido atribuídas, em grande parte, à presença de nutrientes e de substâncias não-nutrientes, com propriedades biológicas reconhecidas. O estilo de vida é um dos fatores de maior influência na saúde e bem-estar, sendo a alimentação um dos seus pilares. Uma alimentação saudável e equilibrada pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O tomate é parte integrante da alimentação humana, nomeadamente na dieta mediterrânica. Este fruto pertence à família Solanaceae, uma das famílias que apresenta maior expressão na dieta alimentar. Devido à sua disponibilidade durante todo o ano, o tomate e os seus derivados têm recebido mais atenção por parte dos investigadores, no que se refere ao estudo dos seus constituintes químicos, nomeadamente os carotenoides. Os carotenoides são um dos mais importantes grupos de pigmentos naturais, devido à sua vasta distribuição, diversidade estrutural, atividade antioxidante e benefícios para a saúde, tais como prevenção do cancro e de doença cardiovasculares. Nos últimos anos, tem sido dado especial ênfase à obtenção de dados mais concretos sobre os tipos e as concentrações de carotenoides presentes nos alimentos e às suas diversas atividades biológicas. Outros dos pigmentos que têm vindo a ser investigados são as clorofilas. Estas também têm um papel importante na promoção da saúde, nomeadamente na estimulação do sistema imune, atividade antioxidante e como agente quelante. Os fatores genéticos e edafo-climáticos exercem uma influência direta nas características das diversas variedades de tomate, como a aparência, a consistência, a textura, a matéria seca e as propriedades sensoriais. Com base nestes conhecimentos, aliados à fusão das áreas da genética, química e biotecnologia, surgiu o conceito de híbrido e a criação de novas variedades de tomate. Apareceram assim novas espécies de tomate com características físicas e químicas distintas, destacando-se o tomate cherry. Neste estudo determinaram-se, por meio de métodos espectrofotométricos, os teores de clorofilas, β-caroteno e licopeno, nas variedades híbridas de tomate (cherry vermelho, cherry amarelo, cherry laranja, cherry chucha, cherry rama e kumato), comparando os resultados obtidos com os das variedades comuns (redondo, chucha e rama). O teor de carotenoides foi globalmente superior para as variedades híbridas. O kumato parece ser a exceção, uma vez que apresenta um teor de carotenoides mais baixo e o valor de clorofilas mais elevado de todas as variedades analisadas.
- Diagnóstico precoce em cancro oral: novas fronteiras, novos horizontesPublication . Lino, Jorge Luís Moura; Silveira, AugustaO cancro oral apresenta em todo o mundo elevadas taxas de mortalidade e morbilidade, na maioria das vezes devido ao seu diagnóstico tardio. Esta patologia apresenta como principais factores de risco: o tabaco, álcool, hábitos alimentares e o vírus do papiloma humano (HPV). Frequentemente o cancro oral é precedido por lesões potencialmente malignas na cavidade oral, as quais apresentam um risco acrescido de transformação maligna. As lesões com maior destaque são: leucoplasias, eritroplasias e eritroleucoplasias. O médico dentista apresenta um papel fundamental no diagnóstico de lesões potencialmente malignas e do cancro oral. Para isso deve ter a preocupação de realizar uma análise cuidadosa de toda a mucosa oral. Os médicos dentistas devem sensibilizar e instruir os seus pacientes para a realização do auto-exame da cavidade oral periodicamente, como forma de vigilância e prevenção. Existem diversos meios de diagnóstico para estas lesões orais, todos eles com as suas características, mas a biópsia continua a ser o gold standard. A prevenção e o diagnóstico precoce do cancro oral são áreas que devem ser alvo de formação tanto para profissionais de saúde, como para a população em geral. O diagnóstico precoce é essencial para reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade, reduzir custos associados ao tratamento e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.