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- Capsicum annuum L. with different colors provide bioavailable phytochemicals with health benefitsPublication . Madeira, Ana; Silva, Carla Sousa e; Barreira, Sérgio; Ferreira da Vinha, Ana
- Soap formulation with coffee grounds - a new concept of food by-products valorization and health promotionPublication . Silva, Carla Sousa e; Castro, Bárbara T.; Barreira, Sérgio; Ferreira da Vinha, Ana
- Issues and specifications on a prescription system for controlling patient takes and drugs usagePublication . Martins, Samuel; Gouveia, Luis Borges; Lopes, ArmindaVivemos numa época de crescente digitalização em que as empresas determinam a relação custo/benefícios e em como melhorar a sua capacidade de resposta, por via do recurso a computadores e redes. Com o evoluir do esforço de informatização as empresas estão a obter um limiar de desmaterialização, que no contexto dos seus documentos é muitas vezes denominado “paper-free”. Não só a nível ambiental mas também pela facilidade de armazenamento da informação, da sua pesquisa e acesso, quer localmente, quer à distância de um simples “clique”, torna-se uma vantagem competitiva para a empresa. Contudo, apesar de estarmos na denominada “Era da Informação”, nem todas as empresas se adaptam a este tipo de ambiente “paper-free” e continuam a usar (e abusar) de recursos totalmente em papel, com as consequentes quebras de competitividade, resultantes da comparação com outras empresas mais desenvolvidas. Especificamente na área da saúde, apesar de existirem cada vez mais aplicações específicas para gestão de utentes e toma de medicação, desenvolvidos por grandes empresas da área, muitas vezes continuam a ser impressas as fichas clínicas dos pacientes e informação adjacente a estes, sendo que todo o controlo e gestão continua a ser efectuados em papel. Este problema tem origem em diversos factores, desde a pouca formação a nível informático por parte dos funcionários, o custo dos sistemas não só pela aquisição de hardware mas também pelo custo associado ao software, seu desenvolvimento ou aquisição e a respectiva manutenção, ou ainda pelo facto do software ser demasiado complexo. Acresce a estas questões de ordem logística, aspectos mais operacionais como o da mobilidade que, na maioria dos casos, é nula.
- A gestão da criatividade para o empreendedorismo da inovaçãoPublication . Costa, Adriano; Cardoso, AntónioNão há como construir as capacidades organizacionais essenciais para o futuro sobre uma plataforma do início do século XX. É por esse caminho que o mestrado em Criatividade e Inovação abre as portas para um potencial na área administrativa. Precisamos deixar de pensar como as empresas do início do século passado e alterar as formas de liderança para então inovar e criar novos processos administrativos, voltados para a gestão com uma melhor qualidade empresarial. Assim, vamos gerar mais renda e criar novos líderes. Hoje em dia, não basta apenas que o líder saiba gerenciar uma equipe e os processos de trabalho que existem dentro dela, cada vez mais se torna clara a evidência de que um líder precisa saber se auto gerenciar. Pensando desta forma, nós iremos conseguir desenvolver empresas preparadas para o ser humano. Este trabalho pretende investigar o que se aplica de criatividade e inovação na área gestão e liderança, bem como o comportamento humano e o tratamento dos líderes e subordinados. Uma vez reconhecida essa aplicação da criatividade e do potencial inovador do colaborador, o presente estudo tem como objetivo analisar o modo com que as organizações atuam, buscando um futuro da gestão inovadora. Se pudermos construir empresas que estejam preparadas para as pessoas, e que possibilitem desenvolver o potencial criativo de cada um, seremos inovadores na área administrativa e alavancaremos a possibilidade de sucesso do nosso negócio.
- Segurança Informática ou Segurança da Informação?Publication . Gouveia, Luis Borges
- Estratégias de estudo e envolvimento parental escolarPublication . Carneiro, Ana Raquel Soares; Silva, IsabelO presente trabalho tem como principal objetivo de estudo abordar às estratégias de estudo no contexto educativo. O tema das estratégias de estudo e a sua relevância no contexto escolar tem vindo a ganhar, nos dias de hoje, uma importância aprofundada por parte de investigadores, fundamentalmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham as condições necessárias para obter bons resultados escolares. A investigação realizada procura analisar as relações existentes entre as estratégias de estudo (planificação das atividades de estudo, motivação, descodificação da informação, organização da informação e retenção/evocação da informação) e a perceção do aluno do envolvimento parental escolar, em função das características sócio-demograficas (idade, sexo, ciclo escolar frequentado, ano escolar frequentado, área de ensino, interesse escolar, nível ensino desejado), Características de conduta Escolar (continuidade e Formação, ano escolar pretendido, retenção escolar, tempo frequência Gabinete estudos, estudo em casa e rendimento escolar), em regime de estudo acompanhado num Gabinete de estudos O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes fatores de investigação foi o Inventário de Estratégias de Estudo – IEE de Leal e Almeida (1993). Apresenta-se ainda um estudo empírico sobre as estratégias de aprendizagem e evidencia-se o envolvimento parental em regime de estudo acompanhado num gabinete de estudos. A investigação foi realizada no Gabinete de Apoio Pedagógico Raquel Lopes -GRAL, com uma amostra de 106 estudantes abrangendo alunos do 3º ciclo do ensino e do ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 21 anos. No que se refere aos resultados das estratégias de estudo e envolvimento parental, verifica-se a existência de uma correlação positiva. Em relação ao IEE total, não se verificaram diferenças significativas em relação á idade, sexo, diferentes níveis de ensino, retenção escolar, tempo de frequência do Gabinete, dias de frequência do gabinete, alunos que para além do Gabinete também estudam em casa, perceção do rendimento escolar. Em relação ao EPE, verificou-se uma correlação negativa significativa em relação à idade, não foram encontradas diferenças significativas em relação ao sexo, retenção escolar, tempo de frequência do Gabinete, dias de frequência do gabinete, alunos que para além do Gabinete também estudam em casa, e foram encontradas diferenças significativas em relação aos diferentes níveis de ensino, perceção do rendimento escolar.