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- Estratégias de estudo e envolvimento parental escolarPublication . Carneiro, Ana Raquel Soares; Silva, IsabelO presente trabalho tem como principal objetivo de estudo abordar às estratégias de estudo no contexto educativo. O tema das estratégias de estudo e a sua relevância no contexto escolar tem vindo a ganhar, nos dias de hoje, uma importância aprofundada por parte de investigadores, fundamentalmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham as condições necessárias para obter bons resultados escolares. A investigação realizada procura analisar as relações existentes entre as estratégias de estudo (planificação das atividades de estudo, motivação, descodificação da informação, organização da informação e retenção/evocação da informação) e a perceção do aluno do envolvimento parental escolar, em função das características sócio-demograficas (idade, sexo, ciclo escolar frequentado, ano escolar frequentado, área de ensino, interesse escolar, nível ensino desejado), Características de conduta Escolar (continuidade e Formação, ano escolar pretendido, retenção escolar, tempo frequência Gabinete estudos, estudo em casa e rendimento escolar), em regime de estudo acompanhado num Gabinete de estudos O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes fatores de investigação foi o Inventário de Estratégias de Estudo – IEE de Leal e Almeida (1993). Apresenta-se ainda um estudo empírico sobre as estratégias de aprendizagem e evidencia-se o envolvimento parental em regime de estudo acompanhado num gabinete de estudos. A investigação foi realizada no Gabinete de Apoio Pedagógico Raquel Lopes -GRAL, com uma amostra de 106 estudantes abrangendo alunos do 3º ciclo do ensino e do ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 21 anos. No que se refere aos resultados das estratégias de estudo e envolvimento parental, verifica-se a existência de uma correlação positiva. Em relação ao IEE total, não se verificaram diferenças significativas em relação á idade, sexo, diferentes níveis de ensino, retenção escolar, tempo de frequência do Gabinete, dias de frequência do gabinete, alunos que para além do Gabinete também estudam em casa, perceção do rendimento escolar. Em relação ao EPE, verificou-se uma correlação negativa significativa em relação à idade, não foram encontradas diferenças significativas em relação ao sexo, retenção escolar, tempo de frequência do Gabinete, dias de frequência do gabinete, alunos que para além do Gabinete também estudam em casa, e foram encontradas diferenças significativas em relação aos diferentes níveis de ensino, perceção do rendimento escolar.