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Pode a Internet acrescentar valor e induzir novas práticas na Comunicação Municipal e na Governação Local?
Eis a questão de que se partiu para a elaboração desta Dissertação de Mestrado, que tem como pano de fundo a Sociedade da Informação e do Conhecimento e os novos paradigmas que lhe estão associados, bem diferentes dos arquétipos que guiaram as sociedades Industrial e pós-Industrial.
E a constatação é que aos Municípios se oferece, hoje, a possibilidade de ocuparem um lugar no ciberespaço e de, tendo-o por referência, adoptarem novos modelos de governação, seja numa perspectiva administrativa, centrada nos serviços, seja no plano democrático, ao nível das interacções entre eleitos e eleitores, cidadãos e autarquia, ou ainda na promoção externa e no marketing do território.
É sobre estas vertentes, feitas de fluxos no espaço virtual, que se escreve nas páginas seguintes. O trabalho que se apresenta está dividido em duas grandes áreas: a primeira corresponde aos Capítulos I e II e o seu conteúdo constitui o enquadramento teórico, caracterizando-se, sucintamente, a Era Digital; a segunda desenvolve-se ao longo de três Capítulos e centra-se na Comunicação Municipal e na Governação Local com recurso à Internet e às redes telemáticas. São palavras-chave desta Dissertação: cidadania, governação electrónica, democracia electrónica, literacia digital, acesso, proximidade, inovação, modernização, transparência, eficácia.
Can Internet induce new practices and add some value to Municipal Communication and Local Government?
This was the issue we took into consideration to write this Mastership Essay regarding the Society of Information and Knowledge and the new patterns that are related to it, very different from the archetypes of the Industrial and Post-industrial societies.
And the fact is that Municipalities can at present hold a position in the cyberspace and, having it as a reference, they can adopt new models of governing, either from an administrative perspective, service centred, or on the democratic plan as to the interaction between the elected and the electors, citizens and municipality or still in the external promotion and marketing of the territory.
Next pages are about these flux-made matters in virtual space. The present work is divided into two main areas: the first one corresponds to chapters I and II and its content is about theoretical framework and the Digital Era is succinctly characterized; the second develops in three chapters and focuses on Municipal Communication and Local Government with resort to the Internet and to telematics networks.
In this essay the key-words are: citizenship, electronic governing, electronic democracy, digital literacy, access, proximity, innovation, modernization, transparency, effectiveness.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.