FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento
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- Estudo do processo de difusão de gases em carvões com base em isotérmicas de LangmuirPublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Lemos de Sousa, M. J.; Rodrigues, Cristina; Ribeiro, Nuno MagalhãesO abatimento dos Gases com Efeito de Estufa (GEE), designadamente o CO2, é uma necessidade inquestionável do ponto de vista ambiental e, mesmo, económico e social. Considera-se que o armazenamento/sequestração geológica do CO2 é um dos mecanismos que pode contribuir significativamente para o desiderato apontado. Dentre as possibilidades actualmente existentes para promover o armazenamento/sequestração geológica de CO2 o carvão corresponde a um reservatório não-convencional onde é possível promover um depósito seguro e duradouro de CO2. Neste sentido, torna-se fundamental calcular, com exactidão a capacidade de armazenamento neste tipo de reservatórios, assumindo a este respeito importância capital o estudo da difusão de gases no carvão, objectivo central da presente dissertação. A este respeito, foi possível com base em isotérmicas de Langmuir, executadas em condições de simulação de reservatório, o seguinte: 1. Optimizar o cálculo do parâmetro b da equação de difusão, permitindo determinar com elevada exactidão os coeficientes de difusão para os diferentes intervalos de pressão, parâmetro este na base do cálculo da capacidade de armazenamento de um reservatório. Para o efeito, foram calculadas as primeiras e segundas derivadas dos dados relativos aos volumes de gás e efectuou-se a determinação dos pontos de inflexão da curva volume de gás vs tempo. Modelar os dados experimentais em bruto das isotérmicas (CH4, mistura de gases e CO2) utilizando os modelos Weibull modificado e de regressão linear, verificando-se que os dados experimentais dos ensaios com CH4 apresentam na adsorção melhores ajustes que os seus homólogos quer com mistura de gases, quer com CO2, verificando-se o contrário na desorção. 3. Concluir, ao comparar carvões de tipo Gonduana e de tipo Norte-Atlântico que as amostras estudadas revelam um aumento da capacidade de armazenamento e diminuição do coeficiente de difusão com o aumento da pressão, independentemente da sua composição petrográfica e condições genéticas. Contudo, os carvões do tipo Norte-atlânticos patenteiam maior capacidade de armazenamento, independentemente da temperatura de reservatório e do grau de incarbonização e da composição petrográfica do carvão. A folha de cálculo MS Excel combinada com o programa OriginPro Professional Data Analysis and Graphing foram as ferramentas de base utilizadas na aferição da metodologia matemática desenvolvida ao longo do trabalho. Os resultados obtidos têm incidência directa no armazenamento/sequestração geológica de CO2 e, por outro lado, aplicação na exploração de “Metano do Carvão em Camada” (MCC), com ou sem aplicação de tecnologias de recuperação avançada (ECBM). The abatement of Greenhouse gases (GHG), mainly the CO2, represents a crucial need in terms of environment, economics and social aspects. CO2 geological storage/sequestration is considered to be one of the strategies which can significantly contribute to reduce GHG in the atmosphere. Among the current effective possibilities to practice CO2 geological storage/sequestration, coal corresponds to a non-conventional reservoir in which it is possible to establish secure and durable CO2 deposits. In this context, it is mandatory to calculate with accuracy the storage capacity of this type of reservoirs. In this way, it is also obviously crucial to study the gas diffusion process in coals which is the main goal of the present thesis. Based in Langmuir Isotherms simulating the reservoir conditions, the author reached the following achievements: 1. To optimize the calculation of parameter b of the diffusion equation, which enables one to determine with great accuracy the diffusion coefficients in the different pressure intervals. For that purpose, the author calculated the first and second derivatives of data referred to of gas content data and determined the inflection points of the gas volume vs time curve. 2. To model isotherms raw experimental data (pure CH4, mixture of gases, and pure CO2) through Weibull modified model and linear regression approaches. Results enable one to state that CH4 experimental adsorption data shows a best fit adjustment with the model that the ones obtained with gas mixtures and CO2. An inverse phenomenon was verified during desorption. 3. On comparing results obtained from Gondwana and North-Atlantic type coal samples, to conclude that, in all cases, when the pressure increase there exists an increase in the storage capacity and a decrease in the diffusion coefficient, independently of the petrographic composition and genetic conditions.However, North-Atlantic type coals always show greater storage capacity, independently of reservoir temperature and coal rank and petrographic composition. All data treatment has been conducted using MS Excel spreadsheet combined with with OriginPro Professional Data Analysis and Graphing software. In practical terms, all results have a direct application to CO2 storage/sequestration, as well as, to Coalbed methane (CBM) production/exploitation, in this case with or without the use of enhanced production technologies (ECBM).
- A Influência do digital na criação de espaços de aprendizagem de alta qualidade: o espaço como agente de mudançaPublication . Silva, Pedro Nuno Moreira da; Gouveia, Luis BorgesO uso generalizado de Redes de Comunicação e das Tecnologias de Informação é hoje um fenómeno mundial, com múltiplos impactos na forma como se ensina/aprende e nos contextos em que esse processo decorre – Espaços de Aprendizagem. Estes espaços incluem Espaços Físicos de Aprendizagem, Espaços Virtuais de Aprendizagem, Espaços Colaborativos de Aprendizagem, entre outros. Estas propostas estão a proporcionar novos cenários no processo ensino/aprendizagem, com contornos ainda não muito bem definidos. Um Espaço de Aprendizagem necessita de um conjunto complexo de recursos materiais e humanos. Justifica-se um estudo mais aprofundado e continuado, dada a relevância que este tem nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o objectivo geral da presente investigação é conhecer as percepções dos Docentes do Ensino Superior, sobre os Espaços de Aprendizagem, das instituições onde leccionam. São descritos os tipos de espaços existentes, a sua importância, as necessidades sentidas pelos docentes e o tipo de equipamentos sugeridos para esses Espaços. Neste contexto, considerou-se relevante a recolha de opiniões sobre as necessidades/prioridades, utilidade, qualidade e sustentabilidade, produzidas pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos espaços de aprendizagem. Foram ainda recolhidas opiniões sobre boas práticas da utilização do Espaço, através da experiência dos docentes inquiridos em diversas instituições. Na recolha, tratamento e análise dos dados, utilizou-se o método "Grounded Theory", desenvolvido por Glaser e Strauss. Este método, assenta num processo evolutivo constante, em que através de um conjunto de análises de experiências iniciais se vão gerando teorias, até se chegar a um ponto onde os acréscimos trazidos pela nova teoria deixam de ser significativos. Os resultados, descritos no presente trabalho, evidenciam a importância da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo de Ensino/Aprendizagem. Assim, propõe-se um novo modelo que reúne os factores relevantes à caracterização e construção de Espaços de Aprendizagem, contribuindo para a efectiva implementação desses Espaços no processo Ensino/Aprendizagem, no Ensino Superior. The generalized use of Communication Networks and Information Technologies is nowadays a global phenomenon. It has multiple impacts on how to teach/learn and on the contexts in which this process takes place - the Learning Environments. These areas include Physical Learning places, Virtual Learning sites, Collaborative Learning Spaces, among others. These proposals provide new scenarios for the teaching/learning process, but their outlines are not well defined yet. A Learning Space requires a complex set of materials and human resources. A more deep and continued study is justified by the relevance of Higher Education Institutions. The overall objective of the present research is to understand the perceptions of the Professors on their Learning Environments. The different kinds of Spaces are herein described, as well as their importance, the reported needs of the professors, and the suggested equipments for these Spaces. In this context it has been considered as relevant to gather opinions on the needs/priorities, utility, quality and sustainability, as a result of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching/learning spaces. The different points of view on the Best Practices on the use of teaching/learning spaces, were collected from the experience of professors from different institutions. The Grounded Theory Method, originally developed by Glaser and Strauss, was used for data collection, data processing and data analysis. This method relies on an evolutionary process, through which a set of initial experiences are analyzed, and new theories are generated from them, continuously until reaching a point where the new theory has no added value. The results of the present work show the importance of the introduction of Information and Communication Technologies in the learning/teaching process. Thus, a new model is proposed, bringing together the relevant factors for the characterization and construction of learning spaces, contributing to the effective implementation of these Spaces in the teaching/learning process, in Higher Education.
- O m-learning no contexto do ensino superior: uma proposta para a sua avaliação em ambientes colaborativosPublication . Abrantes, Steven Lopes; Gouveia, Luis BorgesO actual avanço nas Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para a democratização no ensino, possibilitando ultrapassar limitações de espaço e de tempo, e proporcionando um acesso à informação de forma mais fácil, rápida e de menor custo. Tal possibilitou novas formas de aproximação entre quem quer aprender e o conhecimento. As instituições de Ensino Superior não podem ser alheias a estes avanços tecnológicos. Em consequência, assiste-se à crescente adopção de novas formas de aprendizagem, mediadas pelas tecnologias e pelo digital, de forma a dar resposta aos desafios com que a sociedade deste início de século se confronta. Entre a multiplicidade de oferta tecnológica encontra-se a computação móvel e os dispositivos móveis, que vieram permitir uma aprendizagem menos limitada do que os computadores de secretária. Os dispositivos móveis (PDA, telemóvel, Smartphone, Tablet PC e Portáteis), ganharam, desta forma, uma variedade de equipamentos já vulgarizados na nossa sociedade. Esta evolução resultou na criação de uma proposta tecnológica designada por m-learning. O presente estudo propõe-se verificar se a utilização de dispositivos móveis é também um meio de aprendizagem para os vários intervenientes, e avaliar o seu processo de adopção e difusão da inovação. De forma a verificar a aprendizagem, recorreu-se ao conceito de experiência de fluxo. O estudo pretende indagar se, com dispositivos móveis, os diferentes intervenientes no processo de difusão da inovação se encontram em experiência de fluxo. De modo a operacionalizar o estudo, foram concebidos e aplicados quatro inquéritos em ambientes de utilização de ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, e comparados os desempenhos e percepção dos alunos com recurso a desktops e dispositivos móveis. Foi considerada uma amostra com cento e doze inquiridos do Ensino Superior. Da análise de dados, verificou-se que as pessoas mais inovadoras aprendem menos, quando estão a utilizar o Google Groups, do que as pessoas menos inovadoras, no caso da nossa amostra. No entanto esta diferença encontrada não foi estatisticamente significativa. Por outro lado, também se verificou de forma estatisticamente significativa, que os utilizadores dos portáteis aprendem mais do que os utilizadores do desktop, quando estão a utilizar o Google Groups. Estes resultados parecem confirmar a adopção crescente de dispositivos móveis no contexto das instituições de Ensino Superior como uma tendência positiva para o suporte do ensino e aprendizagem. The current advances in Information and Communication Technologies have contributed to the democratization in education, overcoming the limitations of space and time in order to access information in an easier, faster and cheaper way. This has enabled new ways of bringing together both those who want to learn and knowledge. Higher education institutions cannot be oblivious to these technological advances. Consequently, new ways of learning have gradually been adopted, handled through technologies and the digital, in order to meet the challenges our society is facing in this new century. Among many technological offerings, mobile computing and mobile devices have enabled a learning that is less limited than the desktop computers. This way mobile devices (PDA, mobile phone, Smartphone, Tablet PC and Laptops), gained a variety of equipment, which has already been widespread in our society. This development has resulted in the creation of a technological proposal called m-learning. This study aims to investigate whether the use of mobile devices is also a learning environment for the various users and evaluate their process of adoption and diffusion of innovation. The concept of flow experience was used in order to verify learning. The study aims to investigate whether, with mobile devices, different users in the process of diffusion of innovation experimented the flow experience. In order to validate the study, four questionnaires were designed and applied in environments using tools to support teaching and learning, and the performances and perception of students using desktops and mobile devices were compared. A sample of one hundred and twelve respondents of higher education was considered. Through data analysis it was possible to conclude that, according to our sample, more innovative people learn less than less innovative people when using Google Groups. However, the difference is not statistically significant. On the other hand it was possible to verify, in a statistical significant way, that laptop users learn more than desktop users when using Google Groups. These results seem to confirm the growing adoption of mobile devices in the context of higher education institutions as a positive trend for the support of teaching and learning.
- Proposta de um modelo conceptual para explicitação e reutilização na transferência de conhecimento tácitoPublication . Fidalgo, Filipe Miguel Bispo; Gouveia, Luis BorgesAssiste-se nos dias de hoje a grandes transformações nas organizações. Estas transformações têm origem diversa, nomeadamente podem ser associadas a questões tecnológicas, culturais ou mesmo demográficas. Do ponto de vista organizacional, entre as transformações mais significativas está a elevada rotatividade dos colaboradores. Na sua essência, esta rotatividade pode ser vista por duas perspectivas diferentes: empregador ou empregado. Em qualquer dos casos, do ponto de vista da organização, existem sempre perdas, não só de competências, mas também da imagem e das relações com os clientes, sendo que as mesmas são mais significativas nuns casos do que em outros. Esta perda é acentuada no caso de organizações onde o trabalho não é realizado maioritariamente por máquinas, mas sim por pessoas – como é nas organizações de mediação imobiliária. Acresce ainda que, o tempo de absorção dos imóveis, tem subido nos últimos anos. O que faz com que muitas vezes o acompanhamento de uma venda tenha de ser realizado por diferentes mediadores. Mas, na saída de um colaborador, existe uma parte da organização que se perde, já que os conhecimentos intrínsecos deste o acompanham nessa saída. Se por um lado, será fácil reter dados sobre a realização das tarefas desse colaborador na organização (o que fez, quando fez – conhecimento explícito), o mesmo não se pode dizer do processo de realização dessas tarefas (como fez, de que forma fez – conhecimento tácito). Surge então a necessidade de por parte da organização criar mecanismos que permitam a retenção desse conhecimento, de modo a que mesmo com a saída do colaborador, esse conhecimento perdure, e possa ser utilizado, na organização. O contributo deste trabalho, é estudar, em conjunto com profissionais da área imobiliária, formas da actuação perante este fenómeno. Avaliar o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), formulando um modelo conceptual para a Captura, e Transferência do Conhecimento, com recurso ao uso da Teoria Fundamentada de Dados (Grounded Theory) para informar o modelo. Organizations face a number of major transformations. These transformations can have different causes, such as technological, cultural or even demographics. From organization point of view, one of the most important is that all have been suffering from growing employee turnover. This turnover as two different perspectives: employer or employee. Whatever the case, organization loses not only potential but also customer relationships, image, routines, and other more subtle issues. This problem is even more relevant when business processes are less depending from machinery and heavily rely on human relationships, being real estate business one such good example. Additionally, if we consider the increase time needed to sell real estate propriety after recent subprime worldwide crisis, sometimes the broker who initiates the process is not the one who finalizes it. It is easy to retain in the organization information about activities we performed (the “what” and “when”; that we may collectively consider as explicit knowledge). However, we cannot say the same about the way those activities are performed (the “how”; that can consider more of tacit knowledge). To solve this situation, organizations must promote ways to retain tacit knowledge, in a way that it can be stored and disseminated through the organization. This paper discusses such issues taking into consideration real estate professionals, forms of action against this phenomenon. Assess the contribution of Information and Communication Technologies (ICT), formulating a conceptual model for the capture and knowledge transfer, using Grounded Theory to inform the model. On assiste de nos jours à de grandes transformations dans les organisations. Ces transformations ont de différentes origines, notamment on peut les associer à des questions technologiques, culturelles ou même démographies (démographiques). Du point de vue organisationnelle, parmi les transformations les plus importantes on a l’élevée rotation des collaborateurs. Dans son essence, cette rotation peut être vue selon deux perspectives différentes: employeur ou employé. Dans tous cas, du point de vue de l’organisation, il y a toujours des pertes, pas seulement des compétences, mais aussi de l’imagem et des relations avec les clients, étant donné que les mêmes sont plus significatives dans certains cas que dans des autres. Cette pertre est plus remarquable dans le cas des organisations où le travail n’est pas réalisé majoritairement par des machines mais par des personnes – comme on verifie dans les organisations de médiation immobilière. Cependant il y a encore, le temps d’absorption qui a monté ces dernières années. Ce qui origine beaucoup de fois que le suivi d’une vente doit être réalisé par de différents médiateurs. Mais, dans la sortie d’un collaborateur, il y a une partie de l’organisation qui se perd, car ses connaissances intrinsèques l’acoompagne dans cette sortie. Si d’une part, ce sera facile de retenir des données sur la réalisation des tâches de ce collaborateur dans l’organisation (ce qu’il a fait, quando il l’a fait – connaissance explicite), la même chose ne sera pas possible dans le processus de la réalisation de ces tâches (comme il l’a fait, de quelle façon il l’a fait – connaissance tacite). Il apparaît alors la nécessité de la part de l’organisation de créer des mécanismes qui permettent la rétention de cette connaissance, de manière que même avec la sortie du collaborateur cette connaissance perdure, et qui puisse être utilisé, dans l’organisation. La contribuition de ce travail, c’est étudier, conjointement avec des professionnels du secteur immobilier, des formes d’action face à ce phénomène. Évaluer la contribuition des Technologies d’Information et Communication (TIC), en formulant un modèle conceptuel pour la Capture, et Transfert de la Connaissance, avec ressource à l’utilisation de la Théorie Basée de Données (Grounded Theory) pour informer le modèle.
- Plataforma para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde em oncologiaPublication . Gonçalves, Joaquim José de Almeida Soares; Rocha, ÁlvaroA percepção que um indivíduo tem sobre o seu lugar na vida, dependente da sua cultura e dos seus valores, define a Qualidade de Vida (QdV) individual. Aplicada num contexto de Saúde define-se como: Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QdVRS). A avaliação da QdVRS é um objectivo em Medicina, usada em investigação clínica, na prática médica, em estudos económicos de saúde e no planeamento de medidas e estratégias de gestão de saúde. A obtenção de auto-resposta do doente aos instrumentos de avaliação da QdV, efectuada através de um software com boa usabilidade e acessibilidade, auxilia a investigação, promove a criação de bases de dados e acelera o seu tratamento estatístico, transformando esta avaliação num instrumento de diagnóstico a usar na prática clínica por rotina. Desta forma este projecto abrangeu três domínios: Saúde, Sistemas de Informação (SI) e Matemática O seu objectivo principal foi tornar a avaliação da QdVRS uma rotina na consulta dos doentes do serviço de otorrinolaringologia (ORL) e de Cabeça e Pescoço do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOPFG), envolvendo, para o efeito, os profissionais de saúde daqueles serviços. Pretendeu-se desenvolver a arquitectura de um sistema de informação, capaz de converter conhecimento tácito (percepção do doente sobre a sua QdV) em conhecimento explícito (indicações, aos médicos, sobre os problemas de saúde do doente) sem condicionar o normal funcionamento das unidades de saúde. Por outro lado, a avaliação da QdV deve ser efectuada por uma ferramenta credível e consistente. Assim, a integração de um modelo matemático, adaptado ao problema proposto e capaz de efectuar aquela avaliação a partir de um grande volume de dados, produzindo informação útil e em tempo oportuno, tornou-se fundamental para o cumprimento do objectivo proposto. Como resultado final deste projecto e no cumprimento do seu objectivo foi desenvolvida e implementada uma plataforma informática que recebeu a designação “Quality of Life Platform – QoLiP”, estando a funcionar no Gabinete de Avaliação de Qualidade de Vida, também criado para o efeito. O desenvolvimento da plataforma foi efectuado em estreita colaboração com os profissionais de saúde e os doentes, recorrendo ao método de investigação-acção na definição dos seus requisitos. Nas componentes relacionadas com a informação clínica e a usabilidade foi fundamental a participação dos profissionais de saúde. Nas componentes relacionadas com a acessibilidade e a usabilidade do módulo da plataforma concebido para as respostas aos questionários foi imprescindível a participação dos doentes. Os instrumentos de medida de QdV foram validados para o formato digital por comparação dos resultados com a administração desses instrumentos em formato de papel. Os doentes foram classificados segundo a sua percepção sobre o nível de utilizador de computadores tendo sido registada a sua preferência relativamente ao suporte a utilizar nas respostas ao questionário. Na sua maioria, elegeram a plataforma como meio preferencial para responder aos questionários. Provou-se ainda que esta não enviesa as respostas dos doentes. Também os profissionais de saúde consideraram positiva a introdução da informação sobre a QdV do doente na rotina da consulta sendo a plataforma um meio eficaz para o fazer, salientando a utilidade da informação produzida e a usabilidade. A adaptação do modelo matemático à medição de QdV também foi bem sucedida tendo sido possível apresentar, ao clínico, um relatório sobre a QdV do doente no momento da consulta. The individual’s perception about their place in life depends on their cultural habits and values, and it defines the individual Quality of Life (QoL). This concept applied in the Health context is defined as: Quality of Life related to Health (QoLRH). The assessment of QoLRH is a goal in medicine, used in clinical research, in medical practice, in health related economic studies and in health management planning and strategies. Obtaining an auto-response of the patient regarding the QoL assessment tools made through software with good usability and accessibility, aids research, promotes the development of databases and accelerates statistical analysis, transforming this evaluation process in a diagnostic instrument that can be used daily in clinical practice. Thus, this project enclosed three domains: Health, Information Systems (IS) and Mathematics. The project’s main goal was to make the QoLRH assessment a part of the daily practice within the patient’s consultation process, within the department of Otorhinolaryngology and Head and Neck Oncology of the Oncology Portuguese Institute of Porto (OPIP), involving for this purpose the health professionals of the mentioned services. It was intended to develop the information system architecture capable of converting tacit knowledge (the patient’s perception of his QoL) in explicit knowledge (information given to doctors about the patient’s health status) without influencing the normal operation of the health units. On the other hand, the QoL assessment should be performed by a credible and consistent tool. Thus, the integration of a mathematical model, adapted to the proposed problem and able to perform such assessment, from a great volume of data, producing useful and timely information, became an essential part for fulfilling the proposed objective. As a final result of this project, and in order to fulfill its main objective, a digital platform, named “Quality of Life Platform – QoLiP”, was developed and implemented, and is currently functioning in the Office for the Evaluation of Quality of Life, created for this purpose. The development of the platform was carried out in close collaboration with health professionals and their patients, using the method of action-research in the requirements definition. For the variables related to clinical information and usability it was fundamental the participation of the health professionals. Regarding to the variables that addressed accessibility and usability of the platform module designed for the survey, it was essential the patients’ perspective. The QoL measurement tools were validated for the digital format by comparing the results with their administration in paper format. Patients were classified according to their perception about their level of computer usage, and their preference was noted regarding the support used to apply the questionnaires. The majority of responses indicated the platform has the preferred mean for answering the survey. It has been proven that the platform does not bias the patient’s response. Also, the health professionals considered positively the introduction of the patient’s QoL information, within the routine consultation, and considered the platform an effective mean to do so, stressing the usefulness and usability of the information produced. The adaptation of the mathematical model for the QoL measurement was also successful and it was possible to present to the clinician a report on the patient’s QoL at the time of consultation. La perception qu'un individu a au sujet de sa place dans la vie, qui dépend de sa culture et des valeurs, définit la Qualité de Vie (QdV) individuelle. Appliquée dans un contexte de santé, nous la définissons comme: la Qualité de Vie Liée à la Santé (QVLS). L'évaluation de la QVLS est un objectif en Médecine, utilisée dans la recherche clinique, dans la pratique médicale, dans les études économiques de santé et dans la planification de mesures et de stratégies de gestion de la santé. L’obtention d’auto-réponse du malade aux instruments d’évaluation de QdV, à partir d’un software réalisée avec une bonne utilisation et accessibilité, aide la recherche, promeut la création de bases de données et accélère son traitement statistique, transformant cette évaluation dans un instrument de diagnostique pour usage dans la pratique clinique courante. Ainsi, ce projet a saisi trois domaines: la Santé, les Systèmes d'Information (SI) et la Mathématique. Son principal objectif a été de rendre l’évaluation de la QVLS une routine dans la consultation des malades du service d'Otorhinolaryngologie (ORL) et du service de la Tête et du Cou de l’Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO - Porto), en impliquant, à cet effet, les professionnels de santé de ces services. On a voulu développer l'architecture d'un système d'information, capable de convertir connaissance tacite (perception du malade sur sa qualité de vie) en connaissance explicite (indications, aux médecins, sur les problèmes de santé du malade) sans conditionner le fonctionnement normal des unités de santé. D'autre part, l'évaluation de la QdV doit être effectuée par un outil crédible et consistent. Ainsi, l'intégration d'un modèle mathématicien, adapté au problème proposé et capable de faire cette évaluation à partir d'un grand volume de données, en produisant de l’information utile et en temps opportun, a été fondamental pour atteindre l'objectif proposé. Comme résultat final de ce projet et dans le propos d'atteindre son objectif, on a développé et mis en oeuvre une plateforme informatique qui a été désigné de «Quality of Life Platform – QoLiP», qui est en train de fonctionner dans le Bureau de l'Évaluation de la Qualité de Vie, également créé à cet effet. Le développement de la plateforme a été réalisé en étroite collaboration avec les professionnels de santé et les malades, en utilisant la méthode de recherche-action dans la définition de leurs demandes. Dans les composantes liées avec l'information clinique et l’utilisation, la participation des professionnels de la santé a été essentielle, dans les composantes liées à l'accessibilité et l’utilisation du module de la plate-forme conçue pour les réponses aux questionnaires, la participation des malades a été essentielle. Les instruments de mesure de QdV ont été validés pour le format numérique par comparaison des résultats avec l'administration de ces instruments sur support papier. Les malades ont été classés selon leur perception sur le niveau d'utilisateur d'ordinateurs et on a enregistré leur préférence par rapport au support utilisé dans les réponses au questionnaire. La majorité a choisi la plateforme comme moyen privilégié pour répondre aux questionnaires. Il a été prouvé encore que ce ne biaise pas les réponses des patients. Les professionnels de santé ont également considérer positif l'introduction d'information sur la QdV du malade dans la routine de la consultation étant la plate-forme un moyen efficace pour le faire, mettant en évidence l'utilité et l'utilisation de l'information produite. L'adaptation du modèle mathématicien pour mesurer la QdV a également bien réussi. On a ainsi pu présenter, au clinicien, un rapport sur la QdV du malade au moment de la consultation.
- Web 2.0 and Higher Education: a psychological perspectivePublication . Cunha, Luís António Morão Pinto Simões da; Gouveia, Luis BorgesThe emergence of tools like Blogs or Wikis made the creation of online contents much easier than before. The evolving concept of Web 2.0 emphasizes the fact that the user can now easily participate in the delivery of Web contents, taking advantage of existing tools. In this thesis, two empirical studies are described. The first study was conducted with the aim of understanding faculty’s perceived usefulness of Web 2.0 tools for their teaching practices. For this study, an online survey was used which allowed gathering the opinions of 681 teachers from 11 different Portuguese higher education institutions. The integrative models generated from this study revealed that attitudes and self-efficacy (i.e. perception of self-competence) were found positive predictors of faculty’s intentions to use, and actual using Web 2.0 (in general), and Facebook and Blogs (in particular). Social norms were found influential in faculty’s intention to use Web 2.0 (in general), and Facebook, for teaching purposes, but faculty members were only significantly influenced by their peers, and not by their superiors, nor by their students. Furthermore, for Blogs, even peer influence was found non-significant as a predictor of faculty’s intention to use this specific tool in their teaching activities. Women faculty members were slightly less prone to actually use Web 2.0 tools for their teaching activities, and the same gender effect was found for the specific case of Facebook and of Blogs. The second study was performed with the student population. Data from a sample of 550 higher education students were collected on five different higher education institutions, in the classroom environment. In addition to instruments measuring the use of Web 2.0 (in general) and Facebook (in particular), a group of eight additional scales enabled the assessment of psychological variables whose relevance for understanding students educational use of Web 2.0 and Facebook was explored. In the integrative models resulting from this study, it was shown that students’ attitudes and intentions to use of Web 2.0 to supplement their in-class learning were positively affected by social self-efficacy, identity collective self-esteem, and the dimension of self-concept labeled “impulsivity / activity”. Negative effects on students’ attitudes and intentions to use Web 2.0 in this context were found for public collective self-esteem, and for general self-efficacy. The students’ educational usage of Facebook was positively influenced by their satisfaction with life, identity collective self-esteem, and institutional dimensions of academic experiences. Public collective self-esteem was a negative predictor of the educational usage of Facebook by students. Although statistically significant, the effects of the mentioned psychological variables were relatively weak. A emergência de ferramentas como os Blogues ou os Wikis tornaram muito mais fácil a criação de conteúdos online. O conceito de Web 2.0, em permanente evolução, visa enfatizar o facto de que os utilizadores podem, hoje em dia, participar de forma simples na distribuição e partilha de conteúdos Web, tirando partido das novas ferramentas existentes. Nesta tese, são descritos dois estudos empíricos. O primeiro estudo visou estudar a utilidade que docentes do Ensino Superior percepcionavam no uso de ferramentas Web 2.0 no contexto das suas atividades lectivas. Para este estudo, foi levado a cabo um inquérito online que permitiu obter a opinião de 681 professores do ensino universitário e politécnico de 11 instituições diferentes. Os modelos integradores que resultaram deste estudo revelaram que a intenção de uso, e o uso efetivo, de Web 2.0 (em geral), e de Facebook e Blogues (em particular), por parte dos docentes, no contexto da sua atividade lectiva, são afectados de forma positiva pelas atitudes e pela percepção de auto-eficácia dos professores em relação a estas ferramentas. As normas sociais influenciam as intenções dos docentes para usarem ferramentas de Web 2.0 (em geral), e de Facebook, no contexto das suas atividades lectivas, mas os docentes revelaram ser apenas influenciados pelos seus pares nesta matéria, e não pelos seus superiores, ou pelos alunos. Para além disso, no caso específico do uso de Blogues em educação, nem mesmo a influência dos colegas foi revelada significativa. Verificou-se que os docentes do género feminino apresentavam uma ligeira tendência para usarem menos Web 2.0 (em geral), Facebook, e Blogues, no contexto das suas atividades lectivas. O segundo estudo visou a população dos estudantes. Dados de uma amostra de 550 alunos de cinco instituições de Ensino Superior foram recolhidos, em contexto de sala-de-aula. Neste estudo, para além de instrumentos que avaliaram o uso de Web 2.0 (em geral), e de Facebook (em particular), foram usadas oito escalas que permitiram medir um conjunto de variáveis psicológicas, tendo-se estudado a sua relevância para compreender o uso pedagógico de Web 2.0 e de Facebook, pelos alunos. Os modelos integradores que resultaram deste estudo revelaram que as atitudes e intenções dos estudantes em relação ao uso de ferramentas de Web 2.0 para complementar a sua aprendizagem nas aulas eram influenciadas positivamente pelas variáveis: auto-eficácia social, dimensão de identidade da auto-estima colectiva, e pela dimensão do autoconceito designada por “impulsividade/atividade”. Efeitos negativos nas intenções e atitudes dos estudantes em relação ao uso de Web 2.0 neste contexto foram registados para as variáveis: dimensão pública da auto-estima colectiva, e auto-eficácia geral. O uso educativo do Facebook pelos estudantes é influenciado de forma positiva pelas variáveis: satisfação com a vida, dimensão de identidade da auto-estima colectiva, e pela dimensão “institucional” das vivências académicas. A dimensão pública da auto-estima colectiva revelou ser a única variável a influenciar negativamente o uso do Facebook para fins educativos, por parte dos estudantes. Os efeitos das variáveis psicológicas mencionadas são ténues, embora estatisticamente significativos. L'émergence d'outils tels que les blogs ou les wikis a rendu la création de contenus en ligne bien plus simple que par le passé. Le concept évolutif du Web 2.0 met l'accent sur le fait que l'utilisateur peut désormais participer facilement à la livraison de contenus Web, tirant parti des outils existants. Cette thèse décrit deux études empiriques. La première étude a été réalisée dans le but de comprendre l'utilité perçue par le corps professoral quant aux outils du Web 2.0 pour leurs pratiques d'enseignement. Pour cette étude, un sondage en ligne a été réalisé, et a permis de collecter les opinions de 681 enseignants issus de 11 institutions portugaises d'enseignement supérieur. Les modèles d'intégration générés à partir de cette étude ont révélé que les attitudes et l'auto-efficacité (c-à-d. la perception de l'auto-compétence) se sont avérés être des prédicteurs positifs des intentions d'utilisation, et de l'utilisation effective, par le corps professoral, du Web 2.0 (en général) et de Facebook et de blogs (en particulier). Il a été constaté que les normes sociales avaient une influence sur les intentions des enseignants d'utiliser le Web 2.0 (en général), et Facebook à des fins d'enseignement, mais les membres des facultés ont été influencés de manière considérable uniquement par leurs pairs et non par leurs supérieurs ou par leurs étudiants. De plus, pour les blogs, même l'influence des pairs s'est avérée être insignifiante comme agent annonciateur de l'intention des enseignants d'utiliser cet outil spécifique dans leurs activités d'enseignement. Les enseignants de sexe féminin étaient légèrement moins susceptibles d'utiliser les outils du Web 2.0 pour leurs activités d'enseignement, et la même constatation de différence des sexes a été faite pour les cas spécifiques de Facebook et des blogs. La seconde étude a été réalisée au sein de la population estudiantine. Des données ont été collectées auprès de 550 étudiants de l'enseignement supérieur, dans cinq institutions d'enseignement supérieur différentes, dans l'environnement des salles de cours. Outre les instruments mesurant l'utilisation du Web 2.0 (en général) et deFacebook (en particulier), un groupe de huit échelles supplémentaires a permis l'évaluation de variables psychologiques dont la pertinence a été explorée pour la compréhension de l'utilisation pédagogique que les étudiants font du Web 2.0 et de Facebook. Les modèles d'intégration résultant de cette étude ont démontré que les attitudes et les intentions des étudiants d'utiliser le Web 2.0 afin de compléter ce qu'ils apprennent en classe étaient affectées de manière positive par l'auto-efficacité sociale, l'amour-propre collectif identitaire, et la dimension de l'auto-concept dénommé "impulsivité / activité". Les effets négatifs sur les attitudes et les intentions des étudiants quant à l'utilisation du Web 2.0 dans ce contexte ont été constatés pour l'amour-propre collectif public, et pour l'auto-efficacité générale. L'utilisation pédagogique que les étudiants font de Facebook a été influencée positivement par leur satisfaction de la vie, l'amour-propre collectif identitaire, et les dimensions institutionnelles des expériences académiques. L'amour-propre collectif public a été un agent annonciateur négatif pour l'utilisation pédagogique que les étudiants font de Facebook. Bien qu'ils soient important au niveau statistique, les effets des variables psychologiques mentionnées étaient relativement faibles.
- Proposta de utilização de mediação digital para a participação pública direta em períodos eleitoraisPublication . Sousa, Artur Jorge Afonso de; Gouveia, Luis BorgesA massificação do acesso à Internet, juntamente com a evolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos e com as recentes mudanças económicas e sociais, que apelam à participação democrática, tem conduzido a um interesse crescente em soluções de mediação digital para a participação pública direta. São cada vez mais os exemplos de políticos a utilizar a Internet para transmitir as suas mensagens eleitorais. Todavia, considera-se que as campanhas eleitorais tradicionais se baseiam, essencialmente, na comunicação unidirecional entre os candidatos e a comunidade, e não suportam um eficiente processo de comunicação escalável, que contemple os objetivos e necessidades de todas as partes interessadas. Em consequência dessa constatação, surgiu uma pergunta de investigação preliminar: como estimular os cidadãos a envolverem-se e a participar ativamente nos debates eleitorais, através de mediação digital? Acredita-se que pode ser útil e desejável ter uma solução tecnológica que agregue num único local, neutro e regulado, os principais intervenientes num processo eleitoral e que possibilite uma comunicação multidirecional entre eles. Assim, neste trabalho de investigação e desenvolvimento, apresenta-se uma proposta de utilização de mediação digital para a participação pública direta em períodos eleitorais. A proposta assenta num modelo conceptual e numa aplicação Web, designada iLeger. Sucintamente, a aplicação suporta interações de colaboração através de perguntas, respostas, sugestões, votações e comentários, e foi especificamente desenhada para juntar, num único espaço neutro, regulado e deliberativo, os principais intervenientes numa eleição, promovendo a partilha e a comunicação multidirecional (síncrona e assíncrona) entre eles. Pretende-se, com esta proposta, contribuir para reduzir o fosso existente na comunicação entre a comunidade e os candidatos, tornar as campanhas mais abertas e estimular os cidadãos a envolverem-se e a participarem ativamente nos debates eleitorais. Neste texto, apresentam-se ainda os resultados obtidos a partir das experiências de utilização da plataforma iLeger nas campanhas eleitorais das Eleições Legislativas e Autárquicas de Portugal em 2009, da Eleição do Bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal em 2010, e das Eleições Presidenciais e Legislativas de Portugal em 2011. Entre os principais resultados, destaque-se o papel que os Media podem ter na condução de iniciativas de participação pública em períodos eleitorais, a importância da divulgação das iniciativas e dos eventos de participação, e a influência dos eventos de curta duração e em direto nas visitas e na participação ativa dos intervenientes. Em suma, acredita-se fortemente que as ferramentas de participação baseadas na Internet, tais como as redes sociais e como a aplicação aqui apresentada, serão cada vez mais importantes em campanhas eleitorais, e que, se forem convenientemente usadas, têm potencial para contribuir significativamente para reverter o atual afastamento dos cidadãos dos debates eleitorais. Todavia, o foco tem que estar essencialmente na participação e nas pessoas (cidadãos e candidatos) e não tanto na tecnologia.
- A mediação digital como suporte para a participação no contexto dos sindicatos de professores: proposta de um modelo com base na análise de experiências de e-participaçãoPublication . Quental, Carlos Alberto Torres; Gouveia, Luis BorgesA década de 2000 fez da Internet o meio preferencial para a comunicação entre cidadãos. Nasceu o Youtube, o Second Life, o Twitter, o Facebook, o LinkedIn, as redes sociais em geral e a Web 2.0. O advento da Internet, da Web 2.0, das redes sociais, permitiram desenvolver novas formas de relacionamento entre governos e cidadãos, com destaque para a interação mediada eletronicamente entre cada cidadão ou grupos de cidadãos e diferentes organismos, públicos, privados ou de âmbito social, dando origem a uma nova forma de participação designada por e-participação. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é contribuir para uma melhor compreensão dos benefícios desses ambientes colaborativos, promovendo a qualidade de interação entre os atores, ou seja, contribuir para o estudo da e-participação em organizações, com aplicação, principalmente, na relação entre sindicatos de professores, professores e outros atores da sociedade civil. No contexto dos sindicatos de professores portugueses, a adoção de tecnologias de informação e comunicação é já uma realidade. No entanto, os sindicatos privilegiam a disseminação de informação unidirecional, quer através de correio eletrónico, SMS ou newsletters, quer através dos seus portais Web. Estes ainda carecem de interação, participação e colaboração. Acreditamos, por isso, que seria útil e desejável desenvolver uma solução tecnológica que promove a participação estruturada e a comunicação multidirecional (síncrona e assíncrona) entre sindicatos, os seus membros e outras partes interessadas na educação, num único lugar, neutro e regulamentado, de forma a reduzir o fosso de comunicação identificado e fortalecer a relação entre esses atores chave. Propomos, assim, uma plataforma de mediação digital projetada para reunir vários atores num espaço deliberativo compartilhado, baseada num modelo concetual e a prova correspondente de conceito para apoiar a comunicação entre sindicatos de professores e a sociedade civil, em geral. Acreditamos que esta proposta pode enriquecer os portais dos sindicatos de professores com características inovadoras e, como resultado, contribuir para fortalecer a relação entre os sindicatos e a comunidade educativa e promover a participação de todos os interessados no processo de educação. A prova de conceito deste estudo, uma plataforma de mediação digital com suporte para comunicação síncrona e assíncrona bidirecional, foi adequada ao contexto dos sindicatos de professores através de dez experiências de utilização aplicadas na Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), com o envolvimento de outros atores, como os sindicatos membros da FENPROF e outros sindicatos de professores, representantes de municípios e empresas, associações de pais, políticos e sociedade civil. Neste estudo apresentam-se os resultados obtidos a partir das experiências de utilização, analisam-se e discutem-se esses resultados à luz do modelo proposto, a que chamamos esfera da participação e, em face disso, fazem-se recomendações para que os sindicatos sejam organizações mais dinâmicas e se transformem em entidades ligadas.
- Modelo para avaliação da qualidade de conteúdos de sítios web de unidades de saúdePublication . Leite, Patrícia Isabel Sousa Trindade da Silva; Rocha, ÁlvaroOs sítios Web são a face das instituições, mas há evidências de frequentemente serem pouco cuidados, sobretudo ao nível dos seus conteúdos. Nesta tese apresentamos uma investigação que desenvolve um modelo de avaliação da qualidade dos conteúdos de sítios Web de unidades de saúde. A revisão bibliográfica, realizada neste trabalho, permitiu identificar as dimensões e atributos de avaliação da qualidade de conteúdos de sítios Web mais considerados pelos diversos autores dos trabalhos mais importantes da área, mas não um modelo que, a partir deles, fosse capaz de os avaliar objetivamente. Assim, levantou-se o problema de saber se todos os atributos têm a mesma importância. Atributos mais importantes devem dar maior contributo na avaliação pretendida e o modelo a ser considerado deve refletir isso, adicionalmente a ferramenta de avaliação deveria ser intuitiva e rápida na aplicação. Para determinar a importância de cada atributo aplicou-se o Método Delphi tendo sido necessário três rondas para encontrar consenso relativamente à importância dos atributos a que se seguiu a aplicação de um conjunto de modelos estatísticos de forma a determinar uma métrica consistente e que permitisse a comparação de pontuações entre sítios web. De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos foi possível encontrar um modelo que fornecesse uma medida objetiva, normalizada e consistente acerca da qualidade de conteúdos de sítios web de unidades de saúde.
- Arquitectura de informação de suporte à gestão da qualidade em unidades hospitalaresPublication . Freixo, Jorge Manuel da Rocha; Rocha, ÁlvaroCompetitividade e sustentabilidade estão intimamente ligadas à Qualidade e ao conceito de eficácia e eficiência. A competitividade só é alcançável quando existem processos e métodos de trabalho que permitam alcançar os objetivos definidos. A Sustentabilidade depende da capacidade da organização (re)definir rapidamente estes mesmos objetivos para dar resposta às mudanças constantes das necessidades e requisitos dos clientes. Assim, as organizações dependem delas próprias, devem procurar adquirir vantagem no mercado competitivo, atualizando os seus processos de negócio, melhorando os seus sistemas de informação. A Arquitetura de Informação (AI), permite às organizações um melhor conhecimento mas sobretudo facilita (ou não) a gestão. Fica mais simples reinventar processos, reformular procedimentos, estabelecer pontes e permitir a cooperação entre os vários atores de uma organização. A Gestão da Qualidade ocupa atualmente um lugar estratégico nas organizações, a par disso a utilização de ferramentas informáticas numa arquitetura de informação alinhada facilita o desafio de realizar mais com menos. Uma arquitetura de informação na gestão da qualidade que responda a requisitos da qualidade, padrões de exigência, normas de segurança e auxilie na gestão da organização, pode constituir um ativo diferenciador no mercado da saúde, cada vez mais concorrencial. As unidades hospitalares sentem as pressões para se reorganizarem e reestruturarem, melhorando o seu modo de funcionamento, de forma a obter mais eficiência. A existência de Arquiteturas de Informação pode assumir, por isso, também no contexto das unidades hospitalares, uma importância considerável. Este é o propósito deste trabalho: apresentar um modelo de Arquitetura de Informação de Suporte à Gestão da Qualidade em Unidades Hospitalares. O desafio é fundamentar o modelo, com um “olhar” cimentado no quotidiano e com espírito crítico. Por outro lado, a necessária pesquisa na literatura especializada, o referencial teórico a respeito dos sistemas e tecnologias da informação, o seu enquadramento com a Qualidade e o impacte nas organizações, facilita a compreensão das respostas (reações) dos profissionais de saúde, face à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Este trabalho reflete também a importância do envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento da Arquitetura de Informação, tornando-os, não como meros utilizadores das aplicações informáticas propostas, mas como elementos fundamentais na validação e reinvenção das soluções apresentadas.