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Abstract(s)
O actual trabalho monográfico tem como objectivo analisar que tipos de representações sociais possuem os professores de adolescentes institucionalizadas, bem como ampliar conhecimentos teóricos sobre problemática em questão.
É de realçar que a escola ocupa um lugar primordial na socialização dos adolescentes, sendo a esta instituição que a sociedade organizou para levar a adiante a socialização das
novas gerações (Pinto,1995).
Contudo há uns anos atrás as desigualdades escolares advinham das próprias crianças, das suas famílias, poupando em absoluto a escola. Mas na verdade, esta realidade teve o seu fim, pois hoje estas desigualdades são procuradas dentro da própria escola, englobando assim os professores.
Estas desigualdades passam pelo nível sócio-económico dos alunos, pela raça, mas também pela posição que o professor toma no que se refere a representações sociais que o mesmo possui acerca dos seus alunos institucionalizados.
Neste estudo foi utilizado o método qualitativo, inquérito por entrevista (semi-directiva estruturada, com o principal objectivo de conhecer e melhor compreender a realidade das representações sociais dos professores no contexto escolar, abrangendo assim uma amostra de sete professores.
Foi possível verificar que, na amostra existem professores que possuem representações sociais negativas de adolescente sociais negativas de adolescentes institucionalizados, condicionando a sua actuação e expectativas, mas também é possível encontrar o inverso, professores que possuem representações sociais positivas, não permitindo que a sua actuação e expectativa se modifique perante alunos institucionalizados.
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Serviço Social