Browsing by Author "Santos, Nelson Lima"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação [de] Cons-Ciências, nº3Publication . Fernandes, Joaquim; Santos, Nelson Lima
- Auto-conceito académico social e global em estudantes universitáriosPublication . Faria, Luísa; Santos, Nelson LimaApresenta-se um estudo de avaliação do auto-conceito académico, social e global, com 162 estudantes universitários, dos dois sexos e de diferentes grupos etários, utilizando a adaptação portuguesa (Faria e Fontaine, 1992) do Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). As correlações entre as dimensões do auto-conceito evidenciam a importância do autoconceito global e os estudos diferenciais apontam para a ausência de diferenças de sexo e para diferenças no auto-conceito académico favorecendo os alunos do 1º ano, e no auto-conceito social e global favorecendo os mais velhos. Academic, social and global self-concept in university students We’ll present the evaluation of academic, social and global self-concepts, near 162 university students, boys and girls from different age groups, using the Portuguese adaptation (Faria e Fontaine, 1992) of the Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). The correlations among the several dimensions of self-concept evidenced the importance of global self-concept, and the results of differential studies point to the absence of gender differences and to the existence of grade differences in academic self-concept favoring the 1st graders, and in the social and global self-concepts favoring the older students.
- O auto-conceito de competência no contexto universitário: estudo empírico com estudantes da Universidade Fernando PessoaPublication . Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa
- Avaliação do desempenho: conceitos, contextos e validação socialPublication . Santos, Nelson Lima
- Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissionalPublication . Vinha, Elisabete; Santos, Nelson LimaEste trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
- Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionaisPublication . Santos, Nelson Lima; Neves, Sílvia Pina
- Editorial [de] Cons-Ciências, nº 1Publication . Fernandes, Joaquim; Santos, Nelson Lima
- A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaPublication . Faria, Luísa; Costa, Marisa; Santos, Nelson LimaSerá a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.
- Emergência da cultura do efémero no contexto sócio-laboral e identidade profissional: dos não-lugares aos não-locais de trabalhoPublication . Santos, Nelson LimaNeste artigo o autor discute algumas das transformações do trabalho e da identidade profissional decorrentes da actual Sociedade da Informação, na qual o trabalho passa a desenvolver-se em não-lugares ou não-locais de trabalho, que se caracterizam por serem não-identitários, não-relacionais e não-históricos, anunciando a emergência da cultura do efémero no contexto sócio-laboral, marcada também pela mudança e pela construção de uma nova identidade profissional. In this article the author discusses some of the labour and professional identity transformations related to the actual Information Society, where work is developed in non-places or non-work places, which are characterized as non-identitary, non-relational and non- -historical, announcing the emergency of an ephemeral culture in the socio-labour context, also marked by change and by the construction of a new professional identity.
- Escala de abandono aprendido (EAA) revisitada: estudo no contexto prisional do norte de PortugalPublication . Santos, Nelson Lima; Lima, Ana Paula; Faria, LuísaA “escala de Abandono Aprendido”, já utilizada num contexto social carenciado do porto, foi agora usada em contexto prisional, visando prosseguir a sua validação, tendo voltado a revelar bons índices de validade, fidelidade e sensibilidade. As análises diferenciais evidenciam, ao contrário do esperado, que os reclusos de nível sócioeconómico alto e médio-alto, bem como os que desempenhavam actividades profissionais antes da detenção e durante a mesma, apresentam níveis de abandono aprendido superiores, resultados estes que exigem aprofundamento em estudos futuros. Learned Helplessness Scale revisited: Study in the imprisonment context of the North of Portugal - the Learned Helplessness Scale has already been used in an impoverished district of porto city, and we used it now in the imprisonment context, in order to pursue its validation, which has shown good values of validity, reliability, and sensitivity. The differential analyses reveal, contrarily to the expectations, that higher and middle-higher socio economic statuses’ subjects, as well as those that worked before and during the detention period, present higher learned helplessness, being important to explore these results in further studies.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »