Browsing by Author "Sani, Ana Isabel"
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- Abordagens contemporâneas de Violência e CrimePublication . Caridade, Sónia; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Estrada, Rui; Viana, FernandaA temática da violência e do crime, nas suas mais diversas manifestações e abordagens, tem motivado o desenvolvimento de várias pesquisas científicas e manuais de referência no nosso país e os quais se têm revelado profícuos para sumariar o estado do conhecimento e, consequentemente, apoiar e sustentar os esforços preventivos e interventivos neste domínio. Dando continuidade aquela que tem sido a estratégia de trabalho do grupo de investigadores do Observatório Permanente Violência e Crime (http://opvcufp.com/), a presente obra visa compilar/sistematizar algum do conhecimento produzido em torno de três grandes vetores - nas áreas da vitimação, violência e crime, procurando integrar fundamentalmente abordagens contemporâneas nestes domínios. Neste sentido, foram estabelecidas três grandes secções, nas quais se procura cruzar a violência e o crime com a vitimação (Parte I), com as questões de género (Parte II) e o sistema de justiça (Parte III), acolhendo um total de 12 capítulos, distribuídos equitativamente pelas três secções da obra. Nesta obra contamos com contributos de alguns investigadores do OPVC, mas também de diferentes especialistas nacionais e internacionais que se têm destacado na área de atuação com vítimas de violência e de crime.
- Abstract proceedings book of the III OPVC International Congress - violence, crime and securityPublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Estrada, Rui; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Caridade, Sónia
- Análise de campanhas publicitárias institucionais no combate à violência domésticaPublication . Esmeraldo Nogueira, Elayne; Simões, Elsa; Sani, Ana IsabelA publicidade é um discurso que afeta o nosso comportamento e nos influencia a comprar produtos ou a pensar sobre as ideias propostas num anúncio. Desta forma, a publicidade pode promover certas causas e apoiar o combate de problemas sociais por meio da consciencialização por meio de campanhas de comunicação pública. A violência doméstica é um fenómeno social controverso e as instituições de combate ao problema sugerem mais campanhas de mobilização pública e incentivos à denúncia de terceiros. O presente artigo compreende a publicidade como uma prática cultural capaz de promover a informação e o debate acerca de um problema social como a violência doméstica. O objetivo central deste artigo foi o de analisar sete campanhas publicitárias institucionais produzidas em Portugal com recurso à análise de discurso, pela perspetiva de Cook (2001). Resumo A maior parte destas campanhas analisadas é direcionada para as vítimas, sendo apenas uma delas direcio-nada para a população em geral. Os objetivos específicos deste artigo são o de a) analisar as imagens e as informações que aparecem em sete campanhas educativas contra a violência doméstica escolhidas em pesquisa documental prévia e b) avaliar o modo como o debate do fenómeno da violência doméstica está a ser promovido por essas sete campanhas institucionais em Portugal. A partir desta análise, verifica-se que as estratégias mais presentes nestes anúncios são a metáfora e a intertextualidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que as campanhas publicitárias podem ser uma importante forma de combater o problema por meio da promoção do debate sobre o assunto.
- Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutasPublication . Caridade, Sónia; Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Gonçalves, Maria João; Oliveira, Ana; Rodrigues, CarlaA escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.
- Avaliação de crianças expostas à violência interparental em processos de separação e divórcioPublication . Sani, Ana IsabelPretende-se discutir o problema daquelas crianças que assistem recorrentemente em casa à violência interparental e que posteriormente se vêm envolvidas em processos de separação e divórcio dos pais, sem que o sistema formal e o informal se apercebam do dano que lhe tem sido causado e que continua a causar-se. Nesse sentido são discutidas as implicações dessa experiência para o ajustamento da criança e salientado o papel dos técnicos e os cuidados a ter ao nível da avaliação. We want to discuss the problem of those children who are exposed to interparental violence and later they are implicated too in separation processes and divorce of the parents,without the formal and informal system they perceive the damage who it have been caused and that it continues to cause itself. Thus we discuss the implications of this experience for the child adjustment and pointed the role of the specialists and the cares to have at the evaluation level.
- Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São PauloPublication . Stefanini, Jaqueline Rodrigues; Cavalin, Luciana Aparecida; Silva, Débora Tatiane Góes; Camargo, Natalia Alves de; Sani, Ana Isabel; Scherer, Edson Arthur; Scherer, Zeyne Alves PiresEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.
- Avaliação do trauma em casos de abuso sexual de criançasPublication . Paiva, Sílvia; Sani, Ana Isabeliniciamos este artigo com as catorze sugestões de leventhal para a condução do processo de avaliação do trauma. De seguida, destacamos os factores complexos associados ao grau do trauma emocional que devem ser valorizados. explicamos o desenrolar da entrevista inicial, envolvendo os pais; o encontro só com a criança; a forma de ajudar a criança a sentir-se confortável; como obter a informação e a importância de compreender a criança e a família. Além disso, abordamos o interesse de conhecer a vítima antes do trauma. This article begins with the fourteen leventhal suggestions focused on the process of conducting a trauma evaluation. then, we evidence the complex factors associated to the emotional trauma, which should be valorised. We continue, explaining the initial interview development, involving the parents; meeting with the child alone; helping the child to feel comfortable; gathering information and understanding the family and the child. besides, we approach the importance of knowing the child before the trauma.
- O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamentoPublication . Barra, Marlene; Fernandes, Natália; Sani, Ana IsabelA crise pandémica que vivemos, motivada pela disseminação da COVID-19, tem tido um alcance massivo que não conhece fronteiras, acarretando sentimentos de vulnerabilidade e insegurança que trespassam classes sociais e grupos geracionais. No caso da infância, as situações de crise são particularmente impactantes no exercício dos seus direitos básicos. Conscientes desta realidade, consideramos ser fundamental recentrar a reflexão e contribuir com conhecimento produzido a partir das vozes das crianças, que nos permita caracterizar o seu bem-estar subjetivo em tempos de pandemia. Para tal, apresentaremos uma reflexão sobre a infância e o conceito de bem-estar subjetivo, a qual nos apoiará na análise dos dados resultantes de uma pesquisa, que teve como objetivo, precisamente, caracterizar o bem-estar subjetivo das crianças em tempos de pandemia. Para o efeito, foi desenvolvido online um “Questionário sobre o bem-estar das crianças em tempo de pandemia”, tendo em vista aceder às perceções das crianças relativamente às dimensões da saúde, educação, relacionamentos com familiares e pares e satisfação com a vida. Cumulativamente, em parceria com a “Rádio Miúdos”, foram também realizados “Debates Temáticos” com as crianças sobre a situação pandémica. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, é possível divulgar conhecimentos sobre a sua vida quotidiana, entre crianças, na família e na comunidade, e promover a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm em situação de pandemia.
- Child and adolescent multiple victimization and/or polyvictimization: a portuguese comparative studyPublication . Sani, Ana Isabel; Bastos, Daniela; Dinis, Maria Alzira PimentaWorldwide, children and adolescents are exposed to violence every day and in countless contexts, whether in the family, at school, or in the community. Child multiple victimization has been the subject of extensive international research because of the impact on child and youth development. A quantitative and comparative study aiming to understand child multiple victimization and/or polyvictimization from the perspective of children is presented. Two groups were studied, with and without psychological counselling, with 20 children each, aged 12–18 years old. All the participants answered to juvenile victimization questionnaire (JVQ). The study was approved by the University Ethics Committee responsible for the study in Portugal, and it was initiated after the obtained consent of the children’s legal guardians. The results indicated that young people frequently experience violent situations, with particular emphasis on conventional crimes, e.g., theft, robbery, vandalism, and assault with or without a weapon, with sexual victimization being less common. The results also show that there is a cumulative experience of violence, which evidences multiple victimization and polyvictimization of the child/adolescent throughout their life. These phenomena are not necessarily more common between populations with clinical follow-up. When the types of violence were compared, multiple victimization and polyvictimization, this study found no differences between the samples with and without psychological counselling. It can be concluded that the multiple victimization or polyvictimization problem is not unusual among the population in the studied age range. It is important to alert to the phenomenon of child/adolescent multiple victimization, aiming at a more effective assessment and intervention among these populations. Raising awareness of the phenomenon of multiple child and youth victimization or polyvictimization is of particular importance for preventing violence at all stages of development.
- Children exposed to iInterparental violence: a study of portuguese children from 7-9 years of agePublication . Almeida, Telma Catarina; Abrunhosa Gonçalves, Rui; Sani, Ana IsabelIntroduction: Exposure to interparental violence is a type of child maltreatment linked to a higher risk of physical and mental health problems. This research considers the experiences of young Portuguese children exposed to interparental violence. The goal is to explore the associations between interparental conflict in children, their perceptions of conflict properties, threat, self-blame, and the relationship with their parents. Method: The research protocol was applied to 888 Portuguese children between 7 and 9 years of age, of whom 123 are victims of interparental violence. Results: The results showed that witnessing interparental conflict is positively correlated with children’s self-blame and insight into conflict properties and negatively correlated with children’s insight into the parent-child relationship. Conclusion: These results provide strong support for the hypothesis that witnessing interparental conflict is associated with adverse outcomes in young children. Findings highlight the importance of identifying children exposed to interparental conflict in order to develop appropriate intervention programmes.