Browsing by Author "Robalo, Ana"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Análise preliminar do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professoresPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. Para se realizar um estudo preliminar fez-se uma análise ao questionário piloto, de forma a se puder verificar a sua relevância, clareza e compreensão das perguntas aplicadas aos inquiridos
- Aplicação das TICs no Instituto Superior de Ciências de Educação: uma nova metodologia para o currículo de informáticaPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesEste projecto é resultado da experiência profissional da investigadora na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação, no Instituto Superior de Educação do Huambo – Angola. Neste contexto, são expostas as abordagens metodológicas, tidas em conta, no desenvolvimento do currículo da disciplina informática. O novo currículo da disciplina de informática conta com recurso a uma plataforma de ensino virtual – a Plataforma educativa Edmodo onde se irá aprofundar os produtos do pacote (suite Office) da Microsoft tais como o MS Word e o MS Excel, bem com o MS PowerPoint, visando dotar os alunos de competências necessárias para assegurar a sua independência.
- Aplicação do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professores: teste pilotoPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória na Cidade de Huambo, Província do Huambo, em Angola.
- As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008Publication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO desenvolvimento das competências em Tecnologias de Informação e Comunicação para os professores é crucial para a exploração das TICs em sala de aula e para incorporar o digital nos processos de ensino e aprendizagem. Vencer os obstáculos de literacia dos professores, cuja adesão às TICs resulta em grande parte da sua competência e do seu percurso de aprendizagem que, para os mais seniores, decorreu na maior parte das vezes em regime de auto aprendizagem. O tema é relevante e o este relatório apresenta os padrões de competência em TIC para professores, proposto pela UNESCO, em 2008, no seu documento ICT competency standards for teachers: competency standards modules e a sua tradução, em Português, de 2009.
- O Contributo das Plataformas Educativas no Ensino e Formação de Professores em Angola: experiência piloto no ISCED - HuamboPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis Borges
- Dados do questionário do projeto competências TIC - HuamboPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis Borges
- A introdução das TIC em sala de aula no ensino primário: formação de professores na província do Huambo para o projeto «Meu Kamba»Publication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis Borges
- Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário:O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da Cultura DigitalPublication . Robalo, AnaApresentação realizada no âmbito da defesa de doutoramento em Ciências da Informação, ramo Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação
