ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala by Author "Alves, Joana Patrícia Valente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das competências conversacionais da criança: tradução e adaptação da “Escala das competências socio-conversacionais” para o português europeuPublication . Alves, Joana Patrícia Valente; Peixoto, VâniaUm dos aspectos do desenvolvimento comunicativo é a capacidade da criança ser assertiva e responsiva durante as trocas na conversação em contextos do cotidiano e didácticos. O objectivo do estudo é investigar, classificar e compreender como é que as crianças participam nas conversas, ou seja, como é que a criança é capaz de iniciar uma conversa, continuar no mesmo tópico de conversa, fazer perguntas e responder às perguntas, determinar, com que idade os comportamentos de comunicação de assertividade e responsividade (produzidos de forma verbal ou não-verbal) podem ser considerados “adquiridos” ou “em aquisição” em crianças com idades compreendidas entre os 12 e 36 meses e relacionar a idade e aquisição de comportamentos de assertividade e responsividade com o género, número de irmãos, ordem na fratria, habilitações literárias dos pais e com quem a criança passa o dia. O questionário “Escala das Competências Sócio-Conversacionais” foi desenvolvido para os pais, em uma amostra de 50 crianças portuguesas com idades entre os 12 e 36 meses e com desenvolvimento típico da linguagem de acordo com a percepção parental. Os resultados indicam que a capacidade de responsividade no geral é mais desenvolvida que a da assertividade havendo pouca influência entre os itens avaliados por apresentarem níveis iguais tanto na assertividade como na responsividade.