ESS (DCETS) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Dissertações de Mestrado by advisor "Catita, José"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo comparativo das taxas de filtração glomerular obtidas através da cistatina C e creatinina no acompanhamento da função renal em pacientes com bexiga neurogénica por infecção pelo HTLV-IPublication . Araújo, Luciana Guedes Carvalho de; Catita, José; Barreira, SérgioA avaliação da função renal é imprescindível na prática clínica para a garantia da homeostase. A busca de marcadores sensíveis aos primeiros indícios de lesão renal é um importante desafio da medicina laboratorial, especialmente em grupos mais suscetíveis, tais como diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares e doenças neurológicas, dentre elas, a mielopatia por HTLV-I. Na mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical (HTLV-associated myelopathy/tropical spastic paraparesis – HAM/TSP) observa-se disfunção vesical com origem no comprometimento da medula toracolombar resultando, na maioria das vezes, em bexiga neurogénica. Diante deste contexto, é recomendado avaliar periodicamente a função renal do portador sintomático de HTLV-I com bexiga neurogénica a fim de melhorar o manejo urológico e preservar a função renal. Este trabalho objetivou comparar os resultados de cistatina C e da creatinina sérica, através da avaliação de dados retrospectivos em prontuário eletrónico, de pacientes adultos portadores de HAM/TSP com diagnóstico de bexiga neurogénica atendidos no Hospital SARAH Salvador (Bahia, Brasil) no período de 2002 a 2018. Este estudo realizou análise comparativa das taxas de filtração glomerular (TFG) obtidas através da cistatina-C e creatinina usando as fórmulas CKD-EPI recomendadas pelo guideline de doenças renais crónicas da KDIGO. Conclui-se que os resultados de TFG não demonstraram concordância entre si e ressalta-se que os resultados obtidos pela cistatina apresentam resultados inferiores de TFG antecipando as condutas clínicas de manejo do paciente.
- Estudo de caso da malária em LuandaPublication . Alves, Filipe Silva; Catita, JoséA malária é uma das principais doenças infecciosas em regiões tropicais e subtropicais, e continua a ser um relevante problema de saúde pública em Angola. A doença é a causa de vários óbitos no país, principalmente de mulheres grávidas e crianças. Um diagnóstico errôneo ou tardio pode acarretar complicações no tratamento da doença. Situações socioeconômicas e culturais estão ligadas diretamente ao comportamento do governo, bem como o da população frente à doença. Não só a saúde da população é afetada com a falta de cuidados em geral para com a doença, mas também o desenvolvimento social da mesma. Este trabalho é um estudo da situação da Malária em Angola, focado nas condições da cidade de Luanda. Baseou-se em estudos já existentes e em pesquisas de dados da Clínica Multiperfil, um importante polo de saúde do país.
- Medidas epidemiológicas e análises laboratoriais para o estudo do SARS-CoV-2Publication . Crispim, Bianca Félix de Oliveira; Catita, JoséA COVID-19 se manifesta principalmente como uma infecção respiratória. No entanto, um grande número de estudos mostra características de doença ubíqua com repercussões nos sistemas cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, neurológico, hematopoiético e imunológico. Estudos conduzidos em vários centros de pesquisa na China, Europa e Estados Unidos da América indicam que os resultados laboratoriais podem fornecer à equipe clínica muitos marcadores preditivos úteis. O efeito no sistema hematopoiético e na hemostasia é evidenciado por alterações significativas no número de linfócitos, granulócitos e plaquetas, bem como alterações no processo de coagulação. Esses parâmetros podem ser monitorados e ter um efeito preditivo no curso da doença e podem ajudar a identificar pacientes que precisam de cuidados intensivos. Em resumo, a COVID19 apresenta alterações significativas no sistema hematopoiético e está frequentemente associada a um estado de hipercoagulabilidade. A avaliação cuidadosa dos índices laboratoriais no início da doença e durante a doença pode ajudar os médicos a formular um tratamento adequado à situação, além de permitir cuidados especiais para os pacientes mais necessitados.