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- Desafios, avanços e entraves do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na perspectiva da gestão escolarPublication . Ribeiro, Mosane Pedro Machado; Ventura, TerezaO processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais requer da equipe educacional um mais cuidadoso planejamento para que a inclusão realmente seja efetivada. E isso é possível quando existe uma gestão democrática. Para que possamos avançar no processo inclusivo, surgem os questionamentos: Quais são os desafios entraves enfrentados por uma gestão escolar no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular de uma escola pública, de ensino fundamental municipal, no Brasil? Quais os avanços detetados? Ante esses questionamentos, o desejo por esta temática se fez presente e, assim, esta pesquisa tem como objetivo “Identificar quais são os principais desafios, avanços e entraves no processo de Inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, na perspectiva da gestão escolar de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Mirinzal-Maranhão/Brasil”. Para responder aos objetivos propostos, esta investigação se apoiou numa metodologia qualitativa, configurando-se estudo de caso e, participando do estudo, cerca de 20 profissionais da equipa de educação de uma escola pública de Mirinzal-Maranhão. Com os resultados, verificou-se ser ainda presente que a escola busque o processo de formação de seus professores para atuarem no ensino aprendizagem do aluno com necessidades especiais. Infelizmente, nem todos os educadores possuem conhecimento específico para atuarem com a inclusão, em sala de aula. Há necessidade de um mais amplo compartilhamento das práticas pedagógicas inclusivas que dão certo para os professores especializados. Neste sentido, esperamos que esta investigação possa contribuir para o processo de formação dos profissionais da educação que atuam diretamente com os alunos com NEE.
- A construção da escola inclusiva no município de Franca (São Paulo) e os desafios das metas para o ensino fundamental segundo o plano nacional de educaçãoPublication . Silva, Jeniffer Vitorino da; Ventura, TerezaA presente pesquisa teve o objetivo de compreender as propostas municipais para Educação Especial na perspectiva inclusiva e o que se concretiza no ambiente de inclusão escolar, a partir do que é proposto no município de Franca/SP, com recorte sobre as séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), pois, 505 educandos com necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na rede e que apresentaram laudo médico e frequentam o Atendimento Educacional Especializado, estão nesse nível educacional. Focou-se mais especificamente na compreensão dos princípios da escola inclusiva, partindo da análise das políticas públicas de atendimentos à população, e como tem sido compreendida por extensa parte da sociedade, especificamente, por grande parte dos profissionais da educação. Inicialmente foi realizada uma contextualização histórica dos modelos educacionais e sua relação com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, para que se pudesse compreender a temática estudada. Em seguida, foi realizada a discussão sobre as concepções teóricas nos âmbitos internacionais e nacionais que subsidiam as políticas públicas municipais. Posteriormente, a pesquisa focou na análise do Plano Nacional de Educação e suas metas, e no que é proposto para a construção de uma escola inclusiva, procurando analisar e compreender o que a rede municipal propõe para temática. A partir dessa análise realizou-se a contextualização das propostas educacionais da rede municipal de ensino. No que se refere ao método de recolha de dados foi utilizado o misto quali/quanti, que possibilita a realização de estudos com desenhos metodológicos diferentes, mas que produzem dados mutuamente complementares, favorecendo uma interpretação mais completa e abrangente do fenômeno investigado. Buscando pela objetividade das respostas, tendo em vista que a análise recorreu a um enfoque quantitativo num primeiro momento, e depois na busca de uma maior compreensão sobre o assunto, foi realizada uma análise qualitativa a partir da entrevista, buscando analisar e compreender os aspectos mais profundos da construção da escola inclusiva. A coleta de dados ocorreu de forma simultânea, ou seja, os dados qualitativos e quantitativos foram coletados ao mesmo tempo, tabulados e analisados de maneira a aprofundar a discussão sobre a educação inclusiva. A integração entre os dados foi realizada ao final da pesquisa para identificar convergências e divergências. Concluiu-se que a rede municipal vem se estruturando para atender os alunos NEE com qualidade. Os entrevistados compreendem a importância e necessidade de se realizar a inclusão, entretanto, ainda se faz necessário realizar melhorias e investimentos na formação do professor e criar uma rede de apoio técnico especializado multidisciplinar, potencializando o trabalho da escola e do professor. Corrigir, segundo o que se explica na metodologia.
- Inovação de processos e sustentabilidade organizacionalPublication . Santos, Andréia; Maçães, ManuelEste estudo tem por objetivo identificar desperdícios nos processos e trazer as inovações que sejam orientadas pelos métodos de otimização dos processos e as políticas de sustentabilidade organizacionais que influenciam na competitividade da empresa. A necessidade da inovação com sustentabilidade, onde, antes de inovar, temos que priorizar a otimização dos processos empresariais, ou seja, reavaliar os processos é essencial, senão, implementaremos uma inovação com tecnologia, mas, com os problemas do cotidiano e que não agregam valores. As organizações, nem sempre estão preocupadas com os processos internos existentes, mas, visam a inovação, tecnologia, sustentabilidade e redução de custos, para serem competitivos no mercado. A pesquisa realizada foi uma junção de estudo teórico/bibliográfico com a prática de um estudo de caso na empresa Splice, com técnicas de levantamento de dados documentais, melhoria de processos, capacitação, observação e transformação da informação em dados digitais, através, do projeto “Menos é Mais” na qual a meta foi diminuir as impressões em 30%, onde o projeto foi orientado à sustentabilidade e aos resultados de desempenho empresarial, indicaram que, não só as inovações, mas a gestão orientada à sustentabilidade e melhorias de processos contribuem para sua competitividade.
- Resiliência e sucesso educativo dos alunos com adaptações curriculares não significativas no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Avelino do Vale; Ventura, TerezaNeste milénio, a acelerada mudança na sociedade tem-se refletido fortemente nas relações humanas, sociais e no universo escolar inclusivo (ambiente de igualdade de direitos) dos alunos com caraterísticas, capacidades e necessidades diferentes. Em Portugal, até à publicação do DL nº 54/2018 de 6 de julho (nova lei da Educação Inclusiva), estes alunos eram designados como alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devido aos fatores de risco intelectual, emocional e físico que podem limitar a capacidade destes em atingir o seu potencial máximo quanto à aprendizagem escolar e socioemocional. A nova lei da educação inclusiva afasta-se da conceção de que é necessário categorizar para intervir. O presente decreto-lei estabelece três níveis de “Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão”: “medidas universais” (a título de exemplo, “acomodações curriculares”), “medidas seletivas” (a título de exemplo, “as adaptações curriculares não significativas”) e “medidas adicionais” (a título de exemplo, “adaptações curriculares significativas”). No meio académico e escolar, marcado pelo avanço no campo das relações humanas e sociais, é discutido em que medida os alunos sendo resilientes são capazes de superar os efeitos da adversidade, a que estão submetidos, e obter sucesso educativo. Garcia e Boruchovitch (2014) afirmam que “o bom desempenho académico” está associado com a resiliência. O presente estudo tem como objetivo avaliar se os alunos com adaptações curriculares não significativas sendo resilientes apresentam sucesso escolar. Assim, avalia-se a correlação entre a resiliência e o sucesso/desempenho escolar e a resiliência e autoestima. Os instrumentos a utilizar são a escala de resiliência (Resilience Scale®) desenvolvida por Wagnild e Young (1993), versão portuguesa de Pinheiro e Matos (2013), a escala de autoestima (Rosenberg, 1989) versão adaptada para português de Portugal por Pechorro et alii (2011) e questionário sociodemográfico. A amostra a estudar é constituída por alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas dos concelhos de Barcelos e Esposende. O método a utilizar na pesquisa é, predominantemente, quantitativo correlacional. Conclui-se, assim, que os alunos com adaptações curriculares não significativas e com as caraterísticas de resiliência apresentam caraterísticas de autoestima positivas. Porém, não se verificou que os alunos com adaptações curriculares não significativas e com as caraterísticas de resiliência e/ou autoestima apresentem sucesso escolar.
- Medidas epidemiológicas e análises laboratoriais para o estudo do SARS-CoV-2Publication . Crispim, Bianca Félix de Oliveira; Catita, JoséA COVID-19 se manifesta principalmente como uma infecção respiratória. No entanto, um grande número de estudos mostra características de doença ubíqua com repercussões nos sistemas cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, neurológico, hematopoiético e imunológico. Estudos conduzidos em vários centros de pesquisa na China, Europa e Estados Unidos da América indicam que os resultados laboratoriais podem fornecer à equipe clínica muitos marcadores preditivos úteis. O efeito no sistema hematopoiético e na hemostasia é evidenciado por alterações significativas no número de linfócitos, granulócitos e plaquetas, bem como alterações no processo de coagulação. Esses parâmetros podem ser monitorados e ter um efeito preditivo no curso da doença e podem ajudar a identificar pacientes que precisam de cuidados intensivos. Em resumo, a COVID19 apresenta alterações significativas no sistema hematopoiético e está frequentemente associada a um estado de hipercoagulabilidade. A avaliação cuidadosa dos índices laboratoriais no início da doença e durante a doença pode ajudar os médicos a formular um tratamento adequado à situação, além de permitir cuidados especiais para os pacientes mais necessitados.