FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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Browsing FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação by advisor "Jardim, Maria Antónia"
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- Criatividade, filosofia e emaravilhamento: (Técnicas de criatividade aplicadas a comunidade de investigação em filosofia com crianças)Publication . Brito, Maria do Céu Barroca de; Jardim, Maria Antónia; Prado, David; Castro, Maria GabrielaO projeto de investigação “Criatividade, filosofia e emaravilhamento” foi desenvolvido com um grupo de crianças do ensino pré-primário e duas turmas do 1º ciclo de escolaridade. A investigação decorreu em Comunidades de Investigação Filosófica, através da aplicação da metodologia de Filosofia Para Crianças, de Mathew Lipman. Sendo a matriz deste projeto holística, a dimensão cognitiva integrou a corporalidade e fê-la dialogar dialeticamente com os conceitos de sensibilidade estética (aisthésis) e razão prática (phronésis), através de uma poiésis orientada para o desenvolvimento cognitivo, ético e estético. O recurso às técnicas de criatividade de David Prado Diez, nomeadamente a Analogia Inusual, o Torvelinho de Ideias e o Relaxamento Criativo, permitiu estabelecer o diálogo entre a imaginação, a cinestesia, a criatividade e o discurso argumentativo. A cooperação, a intersubjetividade, a comunicação autêntica, a vivência imagética da beleza, da harmonia e da paz, visaram a formação de um ethos comum e de uma consciência em simbiosinergia com as comunidades bióticas e com o cosmos.
- Desenvolvimento de competências criativas em estudantes do ensino superior de animação socioculturalPublication . Silva, Ana Margarida Gaspar da; Jardim, Maria Antónia; Prado, DavidEste trabalho descreve um breve estudo centrado no desenvolvimento das competências criativas na formação superior dos/das animadores/as socioculturais. Tem como objetivo compreender qual a perceção dos/das estudantes, profissionais e docentes de animação sociocultural (ASC) relativamente à importância da criatividade no contexto da ASC e à forma como um curso superior nesta área pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências. O enquadramento teórico do tema alicerçou-se nas visões de Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas e outros autores/as que estudaram a ASC e o perfil de competências do/a animador/a. No que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade no contexto escolar e, particularmente, no ensino superior, foram analisados, entre outros, os contributos de Csikzentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner e Prado. O estudo exploratório foi desenvolvido seguindo uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas a animadores profissionais e docentes de ASC, questionários aplicados a estudantes de um curso superior de ASC e a aplicação e avaliação de técnicas de desenvolvimento da criatividade em contexto de sala de aula. O caracter eminentemente qualitativo e exploratório deste trabalho, não permite fazer generalizações dos seus resultados. No entanto, a partir da pesquisa documental efetuada e dos contributos dos/das participantes no estudo, foi possível inferir algumas dimensões importantes no desenvolvimento das competências criativas dos/das estudantes de ASC e sistematizar um conjunto de pistas para o aprofundamento do estudo e das práticas académicas nesta área. This work describes a short study focused on the development of creative competences during the higher education training of social cultural workers. The aim is to understand the perception of students, professional workers and teachers about the importance of creativity in social cultural work (SCW) and about the way in which higher education training can contribute to the development of those competences. The theoretical background was based on the views of Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas and other authors that have research on the field of SCW and on the competence framework of the social cultural worker. Concerning the development of creativity in formal education, and particularly, in higher education, the authors analyzed were, among others, Csikszentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner and Prado. The exploratory study was developed following a qualitative research methodology, based on interviews to professional social cultural workers and teachers, surveys applied to the students of a higher education diploma on SCW and the implementation and evaluation of creativity development techniques in the class room. The eminent qualitative and exploratory character of this work, does not allow generalizations of its results. However, from the theoretical review and from the contributions of the participants in the research, was possible to deduct some important dimensions in the development of creative competences of SCW students and to summarize a set of clues for further development of the research and practice in this field.
- As terapias expressivas e o barro: veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressãoPublication . Bucho, João Luís Saporiti Machado Cruz; Jardim, Maria AntóniaEste trabalho consiste num estudo que tem como principal objectivo descrever como o material barro poderá funcionar como veiculo que promove o desenvolvimento do auto-conhecimento, da criatividade e da expressão no sujeito. A fundamentação teórica assenta em autores e referências no campo da psicologia do desenvolvimento, como Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem e da pedagogia nos sujeitos; Bachelard, Winnicott e Vygotsky - em relação à importância da imaginação e do simbólico e como instrumento de observação usado nesta abordagem utilizou-se o Continuum das Terapias Expressivas, ECT, defendido por Kagin e Lusebrink (1978) e as Versões de Sentido, VS (Amatuzzi, 1996). Na elaboração do estudo empírico, foi utilizado um modelo de investigação aplicada ou investigação - acção participativa, efectuada em diversos ateliers e workshops desenvolvidos, com adultos, nos dois últimos anos, dos quais foram descritos apenas dois. Como resultado do estudo foi possível observar as múltiplas potencialidades do barro como elemento objecto facilitador no estimular do pleno desenvolvimento do potencial criativo dos sujeitos, promovendo o conhecimento e ampliando o campo expressivo. Sendo uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, esta dissertação apresenta algumas restrições, já que os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem retirar conclusões que poderão ser aplicadas à realidade próxima da apresentada neste trabalho. This work involves a study that have as a main subject to describe as the material clay will be able work as a vehicle that promote the development of the autoknowledge, creativity and the expression in the subject. The grounds theory draw heavily on authors and references in the field of the development psychology, as Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - in what it says regarding to development of the learning process and the pedagogy on the subjects; Bachelard, Winnicott e Vygotsky – in relation to the importance of the imagination and the symbolic as a observation instrument used in this approach, we used the Continuum of the Expressive Therapies, ECT, defended by Kagin and Lusebrink (1978) and the Versions of Sense, VS (Amatuzzi, 1996). In the preparation of the empiric study, it was used a diligent investigation model or investigation – participating action, made in several ateliers (studious) and Workshops development with adults in the last two years, which were describes just two. As result of this study, it was possible to observe the multiple potentialities of the clay as enabler in stimulate the full development from the creative potential from the subjects, promoting the knowledge and extend the expressive field. Being a qualitative investigation with exploratory character, this dissertation presents same restrictions, because the results cannot be generalize, but they allow to take conclusions that will be able to be apply to the next reality presented in this work.