ESSFP (OTA) - Enfermagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSFP (OTA) - Enfermagem by advisor "Lima, Andreia"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos dos estudantes do 11º ano de escolaridade sobre sexualidade: um estudo descritivoPublication . Rocha, Carla Melissa Silva; Lima, AndreiaO direito à educação e a concessão à saúde em todos os seus aspetos são fundamentais para o desenvolvimento social e económico. É indispensável incluir a promoção para a saúde nas escolas para que os jovens de hoje, adultos amanhã, tenham competências e habilidades cognitivas para um estilo de vida saudável. Sendo a sexualidade uma parte integrante da personalidade do ser humano, e a forma de se manifestar e viver difere de pessoa para pessoa, assim como, a forma de se expressar varia ao longo da vida, é fundamental que a literacia em saúde sexual seja desenvolvida o mais precoce possível. Esta investigação tem como objetivo geral «identificar o conhecimento dos alunos do 11º ano de uma escola urbana sobre sexualidade». Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, de caráter descritivo, desenvolvido com alunos do 11º ano numa escola urbana do Porto. A colheita dos dados realizou-se através do «Questionário de conhecimento sobre sexualidade - QCS» a 82 jovens entre os 16 e 19 anos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com o software Statistical Package for the Social Science - SPSS, e a análise deu-se a partir da estatística descritiva. Concluiu-se que os jovens apresentam melhores conhecimentos na temática sexualidade e prazer sexual, com resultados entre 85,4% e 95,1% de respostas corretas. Em contrapartida, nas restantes temáticas apresentam um défice, com uma maior oscilação entre as respostas. Pode-se afirmar, portanto, que na generalidade, existe um défice na literacia em saúde sobre sexualidade entre os jovens.
- A eficácia do uso de exergames na promoção da saúde mental de idosos: uma revisão sistemáticaPublication . Barbosa, Cristina Isabel Fernandes; Lima, AndreiaIntrodução: Atualmente reconhece-se a importância da promoção da saúde mental verificando-se um aumento considerável de estudos, com evidência sustentável, com intervenções e tratamentos eficazes neste âmbito. Dado o avanço técnico e tecnológico torna-se relevante a implementação destes meios na promoção da saúde e em concreto no tratamento e prevenção da doença mental. Os exergames são reconhecidos como ferramentas que promovem a capacitação física e cognitiva dos jogadores, sendo com efeito relevante conhecer a sua eficácia no contexto da saúde mental. Objetivo: Avaliar a eficácia do uso de exergames na promoção da saúde mental dos idosos. Método: Revisão sistemática, realizada em agosto de 2022 a maio de 2024, conduzida de acordo com a metodologia prisma e segundo as normas Joanna Briggs Institute. Resultados: Foram identificados dois mil trezentos e três artigos que abordavam a temática em causa. Após a aplicação dos critérios de inclusão foram considerados elegíveis sessenta e cinco artigos, que respeitavam todos os critérios de inclusão. Da análise dos artigos foi possível constatar que a utilização dos exergames em idosos tem efeitos positivos, sendo capazes de diminuir os sintomas depressivos, isolamento social, ansiedade e melhorar a função cognitiva. Desta forma, a evidência considera a utilização dos exergames relevante no quotidiano dos idosos, independentemente do contexto onde estes estejam inseridos. Conclusão: A evidência considera a utilização dos exergames relevante no quotidiano dos idosos, independentemente do contexto onde estes estejam inseridos. Este meio tecnológico pode ser uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde nomeadamente os enfermeiros, na medida em que esta permite um ambiente mais lúdico e divertido enquanto promove a sua saúde mental.
- Eficácia do uso de jogos Wii no desempenho físico e funcional do idoso: revisão sistemática da literaturaPublication . Oliveira, Sara Fernandes; Lima, AndreiaIntrodução: O desenvolvimento científico e tecnológico tem constituído uma realidade na vida das populações, tornando inimaginável viver sem os incentivos específicos que o desenvolvimento tem permitido. Posto isto, face ao aumento da longevidade das pessoas, será útil a implementação destes recursos na promoção da saúde e prevenção de doenças na terceira idade. Objetivo: Identificar na evidência científica a eficácia dos jogos de Wii no desempenho físico e funcional dos idosos. Metodologia: Revisão sistemática da literatura de acordo com os princípios do Joanna Briggs Institute com recurso às bases de dados MEDLINE via PubMed, Scopus, SPORTDiscus e CINAHL via EBSCO, recorrendo à questão PICO. Foram utilizados os instrumentos da JBI para avaliação metodológica dos estudos. Resultados: No presente estudo foram incluídos 42 artigos por cumprirem os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstraram que a utilização de jogos de Wii pode melhorar a força muscular, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, sendo o seu nível de evidência de 2B e o ano com maior número de publicações sobre a temática em estudo foi 2018. Conclusão: O uso da Nintendo Wii demonstra eficácia na melhoria do desempenho físico e funcional do idoso, quando combinado com outras formas de atividade física e cuidados de saúde adequados de forma a maximizar os benefícios à saúde dos idosos.
- Intervenções de enfermagem destinadas ao cuidador informal da pessoa em cuidados paliativos: uma scoping reviewPublication . Araújo, Daniela Sofia Lobo; Lima, AndreiaSer cuidador informal de uma pessoa em cuidados paliativos pressupõe um desafio enorme para o mesmo, implicando uma mudança das suas rotinas, prioridades e a forma como vêem a vida, no geral. Todas as consequências que advertem desta situação relacionam-se com o desgaste físico, emocional e social do cuidador informal. Deste modo, o presente estudo tem como principal objetivo mapear a evidência disponível para identificar as intervenções de enfermagem direcionadas ao cuidador informal da pessoa em situação paliativa. Para tal, realizou-se uma scoping review recorrendo às bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (via EBSCO), National Library of Medicine (via PUBMED) e Medline (via EBSCO), tendo em conta os seguintes descritores em saúde: nursing, nursing care, caregiver e palliative care. Para a realização deste projeto atendeu-se à aplicação de filtros, tais como: documentos em texto integral, de acesso gratuito, publicados nos últimos cincam anos e nos idiomas português e inglês. No total, inicialmente, foram encontrados 190 artigos, tendo sido selecionados apenas seis para integrarem esta scoping review. Concluiu-se que, as intervenções de enfermagem destinadas aos cuidadores informais da pessoa em cuidados paliativos estão agrupadas da seguinte forma: apoio emocional, físico e social; e educação para a saúde. Todas as intervenções realizadas, por enfermeiros, aos cuidadores estão direcionadas para o auxílio do mesmo, tendo em conta todas as consequências da drástica mudança nas suas vidas.
- Intervenções de enfermagem para o controlo da dor no doente em cuidados paliativos: uma revisão integrativaPublication . Correia, Patrícia Raquel Rito; Lima, AndreiaA dor é uma sintomatologia considerada subjetiva, sensorial e emocional e, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (2003), é o quinto sinal vital devendo então, ser descrita e avaliada de forma correta. Esta, é uma das principais causas de sofrimento do ser humano que compromete a qualidade de vida e interfere com o bem-estar físico e psicossocial. O sintoma da dor acompanha a generalidade das patologias que requerem cuidados de saúde e, deste modo, o seu controlo é considerado um problema de saúde pública. A eliminação total da dor nem sempre é possível, todavia, os profissionais de saúde podem implementar ações para o seu controlo e gestão. E, uma vez que a dor deve ser encarada como uma prioridade na prestação de cuidados de saúde, torna-se pertinente que o estudo se assente na perspetiva do enfermeiro em relação à gestão da dor, em cuidados paliativos. A presente investigação assenta sobre a evidência disponível e tem como objetivo identificar as intervenções de enfermagem para o controlo da dor no doente, em cuidados paliativos, de modo a contribuir, de forma positiva, para uma melhoria dos cuidados de enfermagem. Trata-se de um estudo de revisão da literatura, mais especificamente, uma revisão integrativa, onde foi realizada uma análise crítica de 5 estudos secundários. As bases de dados utilizadas para a colheita de informação foram a MEDLINE via PubMed, SciELO e B-on. Os resultados obtidos permitiram verificar que os enfermeiros são fundamentais nas intervenções que dizem respeito à gestão da dor, podendo estas advir de intervenções farmacológicas e/ou não farmacológicas. Demonstrou que os conhecimentos dos profissionais são importantes e que, as intervenções não farmacológicas têm-se sobressaído na prestação de cuidados e, contribuído para uma melhoria no controlo da dor assim como se torna benéfico para a qualidade de vida do utente. O presente estudo possibilitou um melhor conhecimento das intervenções a utilizar para o controlo da dor no doente, em cuidados paliativos, e permitiu concluir que, a formação constante na área é crucial e deve ser definida, atualizada e melhorada para que a prestação de cuidados seja eficaz e de excelência.
- Jogos/exercícios para a promoção da capacidade emocional e respiratória dos idosos: uma scoping reviewPublication . Ribeiro, Maria Inês da Rocha; Lima, AndreiaOs jogos têm o poder de entreter, divertir e desafiar a mente envelhecida, contribuindo para a promoção e manutenção das habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais dos idosos. Perante este cenário e a necessidade de sintetizar as evidências sobre a promoção da saúde dos idosos relacionada com a capacidade respiratória e emocional, este estudo objetivou, mapear a evidência disponível para identificar jogos/exercícios para a promoção da capacidade emocional e respiratória dos idosos. Foram identificados 80 artigos, sendo que apenas nove reuniram os critérios de inclusão considerados. Pilates, jogos de socialização, Baduanjin, ténis de mesa, jogos de sopro, flauta de papel, competição de karaoke, dança inspirada no tai chi, jogos de Nintendo Wii e o jogo do espelho, são os jogos/exercícios que dão resposta ao objetivo deste estudo. A implementação dessas atividades demonstram eficácia quanto: aos parâmetros da capacidade cardiorrespiratória; capacidade vital forçada; aumento do volume expiratório forçado no primeiro segundo; prazer e diversão durante as atividades; melhor qualidade de vida relacionada à saúde mental e desempenho cognitivo; emoção positiva, felicidade e socialização. Este estudo pode ser um importante recurso para profissionais de saúde, cuidadores e instituições que procuram promover o envelhecimento saudável e o bem-estar dos idosos.
- Jogos/exercícios para a promoção da capacidade física e cognitiva do idoso: uma scoping reviewPublication . Sabino, Inês Adrião; Lima, AndreiaIntrodução: A promoção da saúde dos idosos advém de estratégias para melhorar a qualidade de vida e retardar o processo de envelhecimento, sendo necessária a promoção de diferentes capacidades. É essencial promover e estimular a capacidade física dos idosos, ajudando-os a manter a sua autonomia. Objetivo: Mapear a evidência disponível para identificar os jogos/exercícios para a promoção da capacidade física e da capacidade cognitiva da pessoa idosa. Métodos: Scoping Review (revisão abrangente) da literatura, com recurso às bases de dados: MEDLINE (via PubMed), CINHAL (via EBSCO) e WEB OF SCIENCE. RESULTADOS: Incluídos 13 artigos. Os jogos que promovem a capacidade física e cognitiva dos idosos, podem ser exergames, isto é, jogos que envolvem tecnologias como Nintendo Wii Fit ou Xbox que promovem especificamente a capacidade física e cognitiva, ou jogos tradicionais, jogos que não envolvem tecnologias como subir e descer escadas que maioritariamente promovem a capacidade física. Discussão: Os exergames apresentam melhorias mais significativas que os jogos tradicionais e é comum haver um treino conjunto da capacidade física e cognitiva dos idosos. Conclusões: Os exergames demonstram eficácia na promoção da capacidade física e cognitiva dos idosos, sendo reconhecidos como um recurso tecnológico importante neste contexto.
- Sintomas de ansiedade, stress e depressão nos estudantes universitários pós-COVID19: um estudo descritivoPublication . Pereira, Evelyn Carneiro; Lima, AndreiaA entrada no ensino superior representa um momento de extrema importância na trajetória pessoal e profissional, proporcionando ao estudante uma série de desafios e oportunidades de crescimento. Durante esta fase de transição e mudança, é necessário adaptar-se a uma nova realidade, o que pode gerar transtornos e ter implicações no desenvolvimento psicológico, afetando significativamente a vida do estudante. A ansiedade, o stress e a depressão são condições mentais intimamente relacionadas e, entre os estudantes universitários, são as mais prevalentes e com um avanço considerável. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer os sintomas de ansiedade, stress e depressão nos estudantes universitários pós-COVID19. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo de natureza transversal, sendo utilizada uma técnica de amostragem não probabilística em bola de neve. A amostra foi constituída por 49 estudantes de uma instituição privada situada a norte de Portugal. Para a obtenção dos resultados foi utilizada a escala DASS-21 e um questionário sociodemográfico e profissional. Para esta colheita de dados recorreu-se à plataforma google forms®, e os dados foram tratados através do IBM SPSS Statistics versão 29.0 para Windows. Os resultados do estudo revelam que, a maioria dos estudantes são do sexo feminino, solteiros(as), com média de idades de 24,84 anos, de nacionalidade portuguesa, do curso de psicologia, no 1º ano do curso que frequenta, sendo a situação profissional apenas estudante e a maioria não mudou de residência no ingresso do ensino superior. O sintoma mais referido pelos mesmos, com valores iguais, foram “Tive dificuldades em ter iniciativa para fazer as coisas” (16,3%), e “Senti alterações no meu coração sem fazer exercício físico” (16,3%), e o menos referido foi “Senti que a vida não tinha sentido” (69,4%). Nas sub-escalas de ansiedade, stress e depressão, os níveis de stress e de depressão, aparecem respetivamente, com 7,42 e 5,83, caracterizados ambos como alterações leves ou normais, enquanto, os níveis de ansiedade aparecem com média de 6,02, classificado pela DASS-21 como uma alteração moderada, ou seja, embora o stress e a depressão ainda sejam preocupações significativas entre os estudantes universitários, os sintomas de ansiedade encontram-se mais evidentes e em um nível mais elevado.
