FCT (DCEA) - Mestrado em Gestão da Qualidade
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Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Gestão da Qualidade by advisor "Lajinha, Teresa"
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- Passos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade numa instituição de ensino superiorPublication . Costa, Sónia Patrícia Ângelo Da; Salazar, Ana; Lajinha, TeresaNos últimos anos, a qualidade em Instituições de Ensino Superior tem sido um tema relevante. O conceito de qualidade tem várias definições, sendo um conceito difícil de medir e definir. Esta dificuldade é mais notória em Instituições de Ensino Superior, visto que são instituições de carácter multidimensional, isto é, envolvem um conjunto diversificado de funções e atividades (ensino e programas académicos, investigação e carreira académica, recursos humanos, estudantes, infra-estruturas e meio académico). O objetivo desta dissertação é clarificar e explicar as etapas para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2008 e sua implementação em Instituições de Ensino Superior. Recorrendo a um estudo de caso como instrumento para tentar atingir o objetivo, analisar-se-ão as etapas de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade no Gabinete de Ingresso da Universidade Fernando Pessoa, de acordo com a NP EN ISO 9001:2008. O estudo desenvolvido no Gabinete de Ingresso da Universidade Fernando Pessoa, recorreu à análise documental e à realização de uma entrevista (tendo em conta os requisitos da norma), revelando ser possível implementar um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2008, com as devidas adaptações, não só no Gabinete de Ingresso, mas em todo o domínio da Universidade, sem colocar a autonomia científica e pedagógica da instituição em causa. Assim, conclui-se que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade certificado com base na norma ISO 9001:2008 poderá ter um impacto muito positivo, contribuindo não apenas para a melhoria da qualidade interna da organização, nas suas diversas vertentes, como também para a focalização nos seus clientes, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados, demonstrando ser relevante para o ensino, para a forma como os recursos humanos se organizam em torno do trabalho e para racionalização dos recursos.
- Qualidade empresarial: estratégias e indicadoresPublication . Ferreira, Ana Sofia de Albuquerque; Lajinha, TeresaEsta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. Esta dissertação está dividida em duas partes. Começa por apresentar os princípios básicos da Qualidade e as normas base para a gestão da Qualidade, nas diferentes empresas. Passa depois para o exemplo de uma empresa do ramo automóvel, que iniciou a sua actividade em Portugal no ano 2000 e que está já incluída nas 100 melhores empresas para trabalhar, tendo resultados muito bons a todos os níveis de Qualidade A análise das estratégias para a qualidade implementadas nessa empresa é complementada pela recolha e estudo em paralelo da evolução de um conjunto de três indicadores: facturação, satisfação dos clientes e satisfação dos colaboradores. A evolução desses indicadores permitiu concluir que qualquer empresa que tenha como referência a excelência organizacional poderá atingir os seus objectivos, bastando para isso não desistir, formar os seus colaboradores e não perder a cultura empresarial com objectivo da melhoria contínua. This master’s thesis is divides in two parts. It starts by exposing the basic principles in quality management and the basic standards and legal issues for quality management in different kinds of organization. In a second step it refers to a case study in an automotive industry that began its activity in Portugal in 2000 and which is already include in the 100 best companies to work in Portugal. The strategies for quality applied in that automotive industry is completed by the simultaneous collection and analysis of the evolution of a set of three indices: billing, clients and workers satisfaction. The evolution of those indices permitted to conclude that any organisation which want to accomplish excellence will may realise that achievement since it never gives up, trains their employees and never lose business culture with the aim of continuous improvement. Through this analysis it is exposed how any company can be a good quality example, simply by not giving up, by training their employees and by not losing business culture.
- Seis sigma na indústria petroquímica: estudo de caso na refinaria de Matosinhos - Galp Energia, S.A.Publication . Tavares, Maria de Fátima Leão Rosas Castro; Costa, Vasco; Lajinha, TeresaO trabalho de dissertação proposto teve como principal objetivo promover a prática Seis Sigma, seguindo uma metodologia DMAIC, aplicada a equipamentos e correntes da unidade Arosolvan (extração líquido-líquido) na Refinaria de Matosinhos da Galp Energia, S.A. Visou contribuir para a otimização de processos da refinaria, fomentando ações para melhorar a competitividade da unidade, utilizando um conjunto de práticas que aperfeiçoam a qualidade na produção. O primeiro objetivo não foi totalmente atingido, devido à limitação temporal da intervenção prática, não se concluindo a última etapa da DMAIC - controlo do plano de ação. No entanto, foi possível propor o plano de ação que, sendo implementado, pode auxiliar na otimização de alguns processos. O estudo revelou que a metodologia seguida responde e coopera com o requisito de melhoria contínua, exigência dos modelos de excelência. O objetivo de desenvolver ferramentas inovadoras para a refinaria, fundamentou-se num projeto de melhoria contínua, identificando e eliminando não conformidades, sugerindo ações corretivas de problemas, na tentativa de melhorar a eficácia dos processos desta unidade. Foram focadas, no âmbito da Seis Sigma e de acordo com solicitações da própria empresa, outras ferramentas da qualidade como, por exemplo, cartas de controlo e FMEAS. Este objetivo foi concretizado através de pequenos projectos que, utilizando as ferramentas da qualidade pedidas, permitiram identificar, eliminar defeitos e acrescentar valor aos processos. Este trabalho adotou dois métodos de investigação, quanto ao procedimento: investigação-ação, com uma abordagem basicamente qualitativa; estudo de caso, com uma abordagem quantitativa e qualitativa.