FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos by advisor "Cardoso, António"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise da viabilidade econômica-financeira para utilização de biodigestores na geração de energia elétrica a partir de dejetos de suínos: estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Catapan, Anderson; Cardoso, AntónioEsta pesquisa de pós-doutoramento teve o objetivo de calcular o ponto de equilíbrio, em número de animais, para viabilizar a implantação de biodigestores para a produção de energia elétrica com a utilização de dejetos de suínos no Brasil e em Portugal. Com o intuito de cumprir este objetivo, foram levantadas informações, através de entrevistas, relativas aos investimentos iniciais e as entradas e saídas de caixa para o fluxo de caixa do projeto. Os fluxos dos dois países foram projetados independentemente. Então, foi calculado o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto e, através da ferramenta Atingir Meta do Excel, calculado o número mínimo de animais para viabilizar a implantação. Então, foi rodada a simulação de Monte Carlo para mensurar a sensibilidade dos parâmetros de entrada. Os resultados ilustraram que o ponto de equilíbrio são 1040 suínos para o Brasil e 837 para Portugal. Considerando as premissas da Simulação de Monte Carlo e considerando que p(VPL<0) = p(Taxa Interna de Retorno < Taxa Mínima de Atratividade) precisa ser no máximo 0,20 (menor risco do investidor perder dinheiro), sugere-se implantar o biodigestor para propriedades com, no mínimo, 1095 suínos no Brasil ou 880 em Portugal.
- Avaliação das práticas de fomento da economia circular em Manaus-AM: estudo de múltiplos casos em uma escola pública e em duas empresas do polo industrialPublication . Oliveira, Marcelo Albuquerque de; Cardoso, AntónioA proposta deste trabalho incidiu em investigar as práticas de gestão, com base nas premissas da economia circular, em uma escola pública da cidade de Manaus, em uma empresa que atua no polo industrial da região e em uma microempresa que atua no ramo de produção de utensílios de madeira. Com respeito à escola pública, a proposta consistiu na avaliação da percepção dos alunos sobre os conceitos relacionados à educação e sustentabilidade, e como a economia circular pode ser impulsionada na sociedade por meio de políticas educacionais consistentes. Com base na aplicação de um questionário aos alunos, foi possível avaliar sua percepção sobre o tema ambiental e a promoção de ações circulares. Como conclusão do estudo na escola, a existência de uma política educacional sólida é capaz de impulsionar os conceitos preconizados pela economia circular, criando um círculo virtuoso natural para que esses conceitos estejam fortemente enraizados em todas as camadas da formação educacional do indivíduo. Já a marcenaria sustentável explora o conceito de economia circular com base no uso de resíduos de madeira provenientes do processo produtivo de uma empresa que atua no setor de produtos de higiene e limpeza do Polo Industrial de Manaus, que alimentam o processo de fabricação de uma Oficina Sustentável que fabrica produtos personalizados. A metodologia deste trabalho consistiu em explorar as etapas de seu processo de fabricação e revelou o potencial a ser explorado na região devido às oportunidades econômicas e aos impactos socioambientais. Por fim, o último estudo deste trabalho incidiu na avaliação do desenvolvimento de um produto a partir de sobras do processo produtivo de uma empresa fabricante de lápis de cor. O planejamento de um produto com os atuais princípios de economia circular aumentou a criatividade e a inovação para criar novos métodos que podem ser aplicados desde a fase de planejamento até o produto final chegar ao mercado.
- Capacidades dinâmicas nas organizações de saúde: as dificuldades na gestão, durante a pandemia COVID-19Publication . Loureiro, Ruben Joaquim Pinto; Cardoso, António; Simões, JorgeEm todos os setores, sejam públicos ou privados, o atual contexto organizacional é caracterizado por mudanças tecnológicas, económicas, políticas, sociais e culturais, que afetam as relações entre países e empresas. No setor público, o fator político e seus ciclos políticos estão mais presentes, assim como as responsabilidades sociais e humanas em saúde nos permitem diferenciar nosso ambiente de estudo de todos os restantes. Atualmente, durante a fase pandémica, de acordo com a necessidade de adaptação e a dinâmica das Unidades de Saúde, isso ainda será mais visível. As capacidades dinâmicas (DCs) precisam de ser renovadas para responder às mudanças emergentes no ambiente, e as organizações devem desenvolver capacidades para sustentar bons níveis de desempenho. Portanto, as CDs desempenham um papel essencial no desempenho das organizações. Os principais objetivos deste estudo são estudar as Capacidades Dinâmicas em Unidades de Saúde durante a fase inicial da pandemia COVID-19, com o objetivo de desenvolver um mapeamento de indicadores que permitissem uma resposta mais eficiente às mudanças organizacionais e estruturais da Saúde. Este projeto apresenta dados de uma investigação que tem como contribuições: ajuda a identificar as relações entre as várias capacidades, relacionando a importância da capacidade tecnológica, a capacidade dos recursos humanos e a especial importância atribuída aos recursos de aprendizagem (através de atividades de rotina).
- Empreendedorismo no ensino superiorPublication . Simões, Jorge Manuel Marques; Cardoso, AntónioO empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as instituições de ensino superior têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do empreendedorismo, através dos quais se pretende desenvolver nos alunos competências, habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. O objectivo principal desta investigação, suportada em 2 artigos académicos, consistia em identificar os factores potenciadores de actividades empreendedoras, assim como identificar as características gerais dos empreendedores. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário junto de potenciais empreendedores nascentes, pertencentes à Escola Superior de Gestão de Tomar, tendo sido recolhidas 149 respostas. Pode verificar-se que os empreendedores são na maioria do género feminino, apresentando entre os 20 e os 25 anos, independentemente do curso superior, que frequentam, maioritariamente possuem o grau académico de primários/secundários, não possuem experiências anteriores quer na criação de empresas, quer no sector de actividade onde desenvolvem a iniciativa empresarial e nem anteriormente desempenharam funções de gestão. Não possuem familiares com negócios/empresas próprios. Consideram que a formação deveria ser inserida gratuitamente na formação escolar. Os inquiridos assumem que as formas de actividades empreendedoras utilizadas pelo Instituto Politécnico de Tomar são as conferências e seminários, cursos de empreendedorismo, publicação de artigos de divulgação e parcerias, contudo, os resultados são diversos conforme os cursos. A cooperação e o desenvolvimento surgem como a principal forma da Escola fomentar actividades empreendedoras. Desta forma, os resultados obtidos demonstram a importância das instituições de ensino para estimular o espirito empreendedor, através das diversas actividades efectuadas.
- Marketing cultural: as estratégias de mercado a partir de um estudo de caso no Salão do Livro do Piauí (Salipi)Publication . Rocha, Paulo Pereira da; Cardoso, AntónioO evento Salão do Livro do Piauí (Salipi) tem se revelado como uma das maiores atrações artístico-culturais realizadas no estado, contando com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, conseguiu se integralizar aos grandes eventos em nível regional, tanto que, atualmente, faz parte da agenda nacional do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras lançado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Frente a este reconhecimento, foram realizadas investigações que pudessem dar conta de entender como o Salipi se inseriu em seus quinze anos de existência como um evento de grande porte. Nesse cenário, entendemos que seu modelo estratégico subsidiou a inserção em atrações de porte nacional, viabilizadas, dentre outros aspectos, pelo marketing cultural desenvolvido ao longo desse período. Desse modo, este estudo trouxe como objetivo geral analisar as estratégias de mercado presentes no evento do Salipi. Para alcançar os objetivos de investigação, foi realizado estudo de caso, com uso do método descritivo e abordagem qualitativo-quantitativo de natureza bibliográfica, ancorada em entrevista e questionário pautado nas escalas de marketing. As análises se deram a partir da aplicação da entrevista com 02 (dois) idealizadores do evento e com o público participante que respondeu ao questionário semiestruturado enviado via email, totalizando 33 (trinta e três) participações do público. Ao final os dados foram entrecruzados no sentido de atingir aos objetivos propostos para o estudo. Como subsídio teórico foram utilizados autores que versam sobre as estratégias de marketing cultural, quais sejam: Prado Júnior e Cardoso (2016) e Carvalho (2010), dentre outros, bem como a pesquisa trouxe embasamento nos estudos de caso, cuja investigação foi guiada por Yin (2015) e Eisenhardt (2009). O suporte teórico para a metodologia da pesquisa foi dado por Dias (2014) e Hair (2005), os quais trabalham a pesquisa em administração. Os resultados demonstraram que a principal estratégia da feira é a congregação de variados setores sociais piauienses: Estado, entidades privadas e ONGs que se integram na publicização do evento, alcançando um elevado público que participa de diversas atividades, o que permite à feira atrair um público variado, englobando, assim, pessoas de diversos níveis e classes sociais.
- Polos de desenvolvimento e habitats de inovação no interior paulista: um estudo sobre as regiões de Piracicaba e São Carlos/SPPublication . Benevides, Gustavo; Cardoso, AntónioA presente pesquisa teve como objetivo analisar os mecanismos de articulação, bem com os fatores que fomentam e constituem os polos de desenvolvimento e habitats de inovação nas cidades de Piracicaba e São Carlos. Para tanto, será necessário investigar as articulações promovidas pelos atores da hélice tripla estendida – GUEIO (Governo, Universidades, Empresas privadas, Institutos de Pesquisa e organizações não governamentais). Como objeto de análise reside à problematização: em que medida os polos e os habitats de inovação potencializam o desenvolvimento econômico, sociais e tecnológicos dos territórios estudados? E quais fatores estruturais são necessários para o desenvolvimento dos polos e habitats de inovação? A abordagem metodológica da pesquisa será alicerçada na visão interpretativista. A pesquisa de campo será realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam para o argumento da configuração de São Carlos e Piracicaba como centro de uma região - polo e inovadora, onde há indícios do funcionamento dinâmico da hélice tripla estendida.