FCHS (DCPC) - Psicologia
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Browsing FCHS (DCPC) - Psicologia by advisor "Jólluskin, Gloria"
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- Caracterização da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Maia – análise dos processos instaurados em 2006Publication . Santos, Raquel Alexandra da Silva; Jólluskin, GloriaEste trabalho procurou identificar as situações de maus-tratos a crianças e jovens sinalizadas à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Maia (CPCJ), no ano de 2006. Pretendeu, também, caracterizar a criança ou jovem vítima, a família onde esta está inserida e a pessoa a quem é atribuída a responsabilidade pela situação de perigo. Para a realização do estudo,consultaram-se 189 processos de promoção e protecção, instaurados na CPCJ da Maia, no ano de 2006. As informações recolhidas foram retiradas dos itens que constituem a “Fase Preliminar” e a “Avaliação Diagnóstica”, de preenchimento obrigatório aquando da recolha de consentimento para a intervenção. Os resultados indicam que as situações de perigo mais sinalizadas são os maus-tratos físicos e psicológicos, seguidos da negligência. As crianças vitimizadas apresentam idades iguais ou inferiores a 9 anos, não havendo discrepâncias entre o número de raparigas e rapazes sinalizados. A criança ou jovem está inserido na sua família biológica do tipo nuclear ou monoparental feminina. As famílias apresentam rendimentos entre 1 a 3 salários mínimos nacionais, fruto da sua actividade profissional. O pai e mãe são identificados como os responsáveis pelas situações de maus-tratos. Foi verificado ainda a existência de associações significativas e médias entre o tipo de mau-trato e a idade da criança ou jovem, assim como, entre o tipo de mau-trato e a pessoa responsável pelo perigo. Foram ainda encontradas associações significativas fracas entre o tipo de mau-trato e o sexo da criança, o tipo de mau-trato e o número de elementos que constituem o agregado familiar. Na sua globalidade, o estudo evidencia o caracter intrafamiliar dos maus-tratos, apontando para a necessidade de intervenções que visem o respeito e a promoção dos direitos das crianças,nomeadamente através de programas de apoio familiar e educação parental.
- Competências sociais e pessoais: actividades prisionais num estabelecimento especial da região nortePublication . Amaral, Judite Maria Pinheiro de Sousa; Jólluskin, GloriaToda a tarefa de construção deste trabalho desenvolve-se em torno da problemática de aquisição de competências sociais e pessoais nas reclusas do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo. Saber se, após a sua entrada no Estabelecimento Prisional, com o desempenho de uma actividade prisional, se constatam índices mais elevados ao nível das competências sociais e pessoais tornou-se no nosso objectivo central, na medida em que são fundamentais para uma posterior reinserção social. Propiciar condições dignas que contribuam para o seu processo de reintegração social faz parte dos esforços de implementação de estratégias que a tornem uma realidade. É nosso intuito chegar a soluções que permitam melhorar a situação actual e, dessa forma, contribuir para um melhoramento do sistema prisional, oferecer expectativas de reintegração. Toda esta caminhada teve início com uma breve referência à reclusão feminina, objecto do nosso estudo, com a descrição do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, local onde colhemos a nossa amostra e culminou com a descrição do percurso de encaminhamento das reclusas dentro do EP, o que nos possibilitou uma representação do seu quotidiano e competências desenvolvidas pelas mesmas. Com este trabalho pretendemos saber se o combate à ociosidade prisional é um caminho que propicia a reinserção social. All the task of constructing this work develops under the problematic of the acquisition of social and personal skills by the female prisoners of “Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo”. Getting to know if, after their entry in prison, with the performance of a professional activity, higher rates concerning social and personal skills can be observed has become our main goal, as they are fundamental to a later social reinsertion. Providing worthy conditions that contribute to their process of social reintegration is part of the efforts of strategies implementation that make it a reality. It’s our intention to reach solutions that make it possible to improve the present situation and, that way, contribute to an improvement of the prison system and offer reintegration expectancies. All this walk had its beginning with a brief reference to the female confinement, object of our study, with the description of “Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo”, where we collected our sample and it culminated with the description of the prisoners’ guiding trajectory inside the EP, which enabled us a representation of their daily routine and the skills developed by themselves. With this work we want to know if the combat to prison idleness is a way that favours social reinsertion.
- Violência na televisão: a percepção e o consumo dos media nas criançasPublication . Gomes, Dina Isabel Vieira; Jólluskin, GloriaO presente estudo propõe-se estudar a Violência na televisão. Este estudo teve como principais objectivos: Analisar se a violência observada produz efeitos diferentes nos espectadores, atendendo à variável sexo; Analisar a forma como os espectadores interpretam a cena observada e realizam uma reconstrução dessa história; Analisar se a cena observada é reconstruída de forma diferente pelos espectadores, atendendo à variável sexo; Determinar se esta relação está condicionada por outras variáveis relativas ao conteúdo da cena observada, como o realismo do material. Participaram nesta investigação 117 crianças da Escola E.B. 2,3 de Cabreiros Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, sendo 55 (47%) do sexo feminino e 62 (53%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, sendo a média etária de 13.89 e a moda 14 anos. Recorreu-se a um questionário sócio-demográfico elaborado para o efeito e ao Inventário do Comportamento Anti-social (ICA) (Espinosa, Clemente, Sánchez & Perez, 2007). Os resultados da investigação demonstram que as raparigas possuem opiniões diferentes do que os rapazes em relação aos filmes violentos, verificando-se assim diferenças significativas entre o sexo em algumas categorias semânticas. Existem, também, diferenças estatisticamente significativas entre os sexos nas respostas emocionais numa categoria semântica. Verificou-se que a apresentação da história altera-se mediante as características das imagens (real ou desenhos animados). No entanto, não se averiguaram diferenças significativas na reconstrução da cena observada. This study proposes to study violence on television: the perception and consumption of media on children, contributing to the identification and understanding of the problems associated with the perception of violence in the media, especially violence on television. This study main objectives are: to analyze whether the observed violence produces different effects on viewers, given the personal variable gender, analyze how viewers interpret the observed scene and carry out a reconstruction of the story, to analyze if the observed scene is reconstructed differently by viewers, given the personal variable gender, determine whether this relationship is conditioned by other variables related to the content of the observed scene, as the realism of the material, the presentation of the story in an humorous way or justification for characters actions, analyze the viewers attitudes towards the content of the observed scene. One hundred and seventeen (117) children, students of Escola EB 2,3 de Cabreiros Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, participated in this investigation, 55 (47%) of which were female and 62 (53%) were male, aged between 13 and 16 years old, averaging at 13.89 years old and with a mode at 14 years old. It has been resorted to a socio-demographic questionnaire developed for this purpose and the Inventory of Anti-Social Behavior (ICA) (Espinosa, Clemente, Sanchez & Perez, 2007). The research results show that girls have different opinions than boys in relation to violent movies, and there are thus significant differences between genders in some semantic categories. There are also significant differences between genders in emotional responses in a semantic category. It was found that the presentation of the story changes depending on the characteristics of images (realistic or cartoon like). However, there were no significant differences in the reconstruction of the observed scene.