FCHS (DCPC) - Psicologia
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- O consumo de tabaco, álcool e drogas e os comportamentos anti-sociais na adolescência: estudo de uma amostra de adolescentes da escola secundária do Cerco do PortoPublication . Vieira, Susana Maria Veiga de Sousa; Martins, José SoaresO objectivo deste trabalho de investigação é o estudo do Consumo de Tabaco, Álcool e Drogas na Adolescência e a sua relação com os Comportamentos Anti-Sociais. Desta forma, o trabalho desenvolvido pretendeu estudar teoricamente o consumo de drogas na adolescência e a sua relação com os comportamentos anti-sociais, mencionando os seus principais conceitos e modelos explicativos. A nível empírico, o presente trabalho teve como objectivo avaliar o grau de consumo de drogas e as diferenças significativas em função do sexo e da idade, numa amostra de adolescentes da Escola Secundária do Cerco do Porto e o tipo de correlação e predição entre esse consumo e os comportamentos anti-sociais. Dos resultados, desta investigação, conclui-se que existem correlações significativas e positivas entre o consumo de drogas e álcool e as condutas anti-sociais, sendo que o tabaco, o álcool e os tranquilizantes são as drogas que apresentam maiores correlações com todos os tipos de condutas. Por outro lado, também é possível concluir que o comportamento anti-social é uma variável preditiva e explicativa do consumo de drogas em geral, e fundamentalmente do consumo de tabaco e álcool.
- Apego à família, grupo de pares e condutas anti-sociais na adolescência: um estudo exploratório realizado na Escola Secundária António Nobre em Vila Nova de GaiaPublication . Curto, Paulo Jorge de Jesus; Martins, José SoaresApoiado nas teorias dos processos de socialização, o presente trabalho estuda a influência dos contextos de socialização, família e pares, na génese das condutas anti-sociais dos adolescentes.( Usando uma amostra de 100 indivíduos. Verificou-se que os pressupostos da Teoria do Controlo Social de Hirschi e da Teoria da Associação Diferencial de Sutherland foram, no essencial, comprovados pelos resultados deste estudo. No entanto, as correlações observadas indicam que, de facto, o grupo de pares é a principal fonte de influência no comportamento (delinquente) dos jovens. Enquanto, o apego à família revela fracas correlações com as condutas anti-sociais dos jovens observados. Mesmo assim, apesar dos resultados obtidos apontarem o grupo de pares (associação a pares desviados) como o preditor mais poderoso da delinquência individual, os mesmos resultados sugerem que o apego à família pode ser um factor importante na sua determinação.
- Violência e suporte familiar, auto-conceito e delinquência na adolescência: estudo exploratório numa amostra de adolescentes do ensino secundárioPublication . Cruz, Ana Sofia Matias Rodrigues da; Martins, José SoaresCom o presente estudo procurou-se determinar as relações existentes entre a violência e o suporte familiar, o auto-conceito e a delinquência na adolescência. Para tal foram utilizados três instrumentos: o Inventário Clínico de Auto-Conceito (ICAC), de Adriano Vaz Serra, o Questionário de Condutas Anti-Sociais de Lourdes Mirón e três sub-escalas do «Exposure to Abusive and Supportive Environments Parenting Inventory» (EASE-PI), de Karen Nicholas e Stephen Bieber. Os questionários foram aplicados a uma amostra composta por alunos do 9º ano, 10º, 11º e 12º anos da Escola Secundária Filipa de Vilhena. Constituem-se como palavras-chave para este estudo auto-conceito, abuso emocional, abuso físico, suporte familiar e comportamento anti-social. Dos resultados desta investigação conclui-se a existência de correlações significativas entre os comportamentos sociais, a violência e o suporte familiar e algumas das dime4nsões do auto-conceito.
- A prevenção primária do consumo de drogas na adolescênciaPublication . Topa, Nancy Maria Ferreira Vieira; Martins, José SoaresO presente trabalho monográfico, incide sobre o estudo da prevenção primária do consumo de drogas na adolescência. Este trabalho é constituído por uma parte de cariz teórico, na qual são referidos os principais aspectos relativos ao consumo de drogas na adolescência e à prevenção primária, enquanto estratégia de combate ao uso destas substâncias psicoactivas. Relativamente à parte empírica desta monografia, pretende-se estudar as relações existentes entre as actividades de lazer e o consumo (ou não consumo) de drogas na adolescência e, ainda, avaliar o grau de consumo de drogas e as diferenças significativas em função do género e da idade. Dos resultados, conclui-se que determinadas actividades de lazer são inibidoras/preventivas do consumo de drogas, enquanto que outras estão associadas a um maior uso destas substâncias. Para além disto, conclui-se, por um lado, que não existem diferenças significativas entre os géneros, no que respeita ao consumo de drogas (com excepção da heroína cujo consumo é significativamente superior nos rapazes) e, por outro lado, que existe um aumento de consumo de drogas com a idade (com excepção do consumo de inalantes, embora a diferença não seja significativa).
- Estudo dos valores profissionais em contexto escolarPublication . Neves, Sílvia Pina; Santos, Nelson LimaNeste trabalho, os valores profissionais são apresentados como um construto que, enquanto influente e influenciado, acompanha o desenvolvimento vocacional e humano ao longo do ciclo vital. Assim, é realçada a influência da valorização e da centralidade profissionais e não profissionais no definir de um estilo de vida e no processo de tomada de decisão, tendo em conta o papel da intervenção vocacional no apoio à construção de um projecto profissional e de vida. Propõe-se, ainda, a integração de vários modelos que abordam a valorização e a centralidade profissionais, discutindo-se as suas implicações teórico-práticas. Um estudo acerca dos valores profissionais, que inclui a construção, adaptação e administração do Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.), conclui que o instrumento revela boas qualidades psicométricas, que a amostra de 338 alunos do Porto e Grande Porto valoriza a actividade profissional, e que o seu perfil de valores profissionais se diferencia em função do sexo, do nível de escolaridade, da opção/projecto vocacional e da participação em orientação vocacional. Na sua globalidade, os resultados indicam que um novo quadro de valores está a surgir, quer no sentido de a par da valorização profissional se valorizarem também actividades não profissionais, principalmente aquelas que vivem do relacionamento interpessoal, quer no sentido das valorizações tipicamente masculinas e femininas estarem a ser acompanhadas por um padrão de valores profissionais do tipo andrógino. Finalmente, discutem-se os resultados, identificam-se implicações para a intervenção e levantam-se pistas para futuras investigações na área.
- Os hábitos de estudo em estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do 1º ano do ensino secundárioPublication . Ramalho, Joaquim Manuel Ferreira da Silva; Sampaio, Francisco M.A questão dos hábitos de estudo e a sua respectiva importância no contexto escolar tem vindo a merecer, nos nossos dias, um estudo mais aprofundado da parte dos investigadores, essencialmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham todas as condições para obter bons resultados escolares, mas não os têm. O presente trabalho monográfico funda-se nessa problemática, tendo em linha de conta todos os aspectos que podem estar associados a esses mesmos hábitos de estudo e à sua respectiva promoção, quer esta aconteça em contexto escolar ou fora deste. Neste trabalho pretende-se analisar a aprendizagem e o ensino em contexto escolar e a forma como os alunos encaram as diversas situações de estudo e qual a importância que lhe atribuem, tais como, a organização do tempo, a motivação para o estudo, os distractores de estudo, os apontamentos nas aulas, a optimização da leitura e a preparação de testes. O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes factores de estudo foi um Questionário de hábitos de estudo. A aplicação e monitorização deste questionário foi realizada na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, a uma população de 493 indivíduos divididos entre o 3º ciclo do ensino básico e o primeiro ano do ensino secundário, ou seja, 7º, o 8º, o 9º e o 10º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta população mostram que os alunos, em termos gerais, à medida que vão tendo mais idade, ou vão evoluindo em termos de escolaridade, vão passando a obter piores resultados globais ao nível das diferentes sub-escalas dos hábitos de estudo. Mostram também, os resultados, que os indivíduos do sexo feminino possuem melhores resultados em relação aos do sexo masculino. Dos resultados conclui-se ainda que os alunos que transitam de ano são os que possuem melhores resultados globais no questionário, em comparação com os que reprovam.
- Stress ocupacional nos profissionais de saúde: estudo empírico em instituições privadas no Norte do paísPublication . Coelho, Zélia Cristina Coroa Marques; Santos, Nelson LimaDe acordo com a literatura existente no domínio do stress ocupacional, os profissionais da saúde constituem, sem dúvida, um grupo profissional especialmente afectado por este quadro. A presente investigação aborda o conceito de stress nos profissionais de saúde, estabelecendo como objectivos a avaliação do nível de stress e a análise do modo como esta problemática se manifesta nos indivíduos constituintes da amostra, tendo em conta determinadas variáveis demográficas como o sexo, a categoria profissional, o exercício de funções de chefia e o tipo de turno praticado. Após uma revisão dos principais modelos teóricos e conceptuais no domínio do stress, a par de uma abordagem à questão do trabalho por turnos, pelo facto de ser uma modalidade de trabalho intimamente relacionada com a população em estudo, apresenta-se um estudo empírico realizado com uma amostra de 180 profissionais de saúde, dos quais 48 são médicos, 79 enfermeiros e 53 administrativos, de instituições privadas do Norte do País, à qual foi administrada a escala “Fontes de Pressão no Emprego” do “Occupational Stress Indicator” de Cooper, Sloan e Williams (1988), parcialmente adaptada ao contexto português, tendo sido retirados 3 itens da escala original e alterados outros ao nível da linguagem. Procedeu-se à avaliação das qualidades psicométricas da respectiva escala, através do estudo da fidelidade, validade e sensibilidade. Relativamente à fidelidade, as subescalas e a escala total apresentaram alfas de Cronbach com valores entre 0,72 e 0,95 revelando, assim, uma boa consistência interna. No que respeita à validade, foi efectuada uma análise factorial em componentes principais, com rotação varimax, onde se obtiveram seis factores, sendo estes responsáveis por 48,223% da variância total explicada. No que se refere à sensibilidade, a escala apresenta um boa sensibilidade, em que os valores da média e mediana estão bastante próximos e os coeficientes de assimetria e de curtose não ultrapassam a unidade, mostrando-se, assim, sensível na discriminação dos sujeitos. Os resultados obtidos demonstraram e existência de um nível moderado de stress ocupacional nos profissionais de saúde. Nos testes de diferenças de médias efectuados, foram evidentes algumas diferenças significativas nos níveis de stress em função das variáveis como o sexo e a categoria profissional, pelo que se pensa ter atingido um dos objectivos propostos: constatar a influência de determinadas variáveis sócio-demográficas nos níveis de stress ocupacional dos profissionais de saúde de instituições privadas no Norte do país. Finalmente, os resultados são discutidos, ao tempo que são apresentadas algumas propostas de intervenção, no sentido de se desenvolver e aprofundar esta temática, neste domínio concreto, por forma a identificar as principais fontes de pressão no emprego e, assim, intervir, prevenindo este tipo de problema neste grupo profissional específico.
- Análise de um processo de avaliação de desempenho: o caso da Sumolis (Viseu)Publication . Guerreiro, Susana Rodrigues Oliveira Lima; Santos, Nelson LimaA análise do trabalho e a avaliação de funções constituem a primeira fase do desenvolvimento de um processo de avaliação de desempenho. Este processo sistemático, através do qual as organizações avaliam a performance dos colaboradores, relativamente ao cargo que ocupam, permite também avaliar, de forma implícita, o funcionamento global da organização. Decidir o que avaliar - traços de personalidade, comportamentos ou resultados -, e como avaliar, com base num determinado método ou técnica, é decidido em função dos objectivos da avaliação. Este estudo tem como objectivo a análise de um processo de Avaliação de Desempenho (A.D.) numa empresa do centro do país, no que respeita à concepção do instrumento de avaliação, sua divulgação, formação dos avaliadores e comunicação dos resultados aos avaliados, bem como o estudo das opiniões dos colaboradores face à avaliação a que estão sujeitos. A amostra é constituída por 66 colaboradores, com sexo, idade, habilitações, antiguidade na empresa e nível de funções diversificados. A opinião dos colaboradores face à A.D. a que estão sujeitos constitui a variável dependente do estudo e as variáveis independentes são o sexo, a idade e as habilitações (variáveis de tipo individual) e ainda a antiguidade e o nível da função (variáveis de tipo organizacional). Os instrumentos utilizados englobam uma entrevista semi-directiva ao sub-director e uma entrevista directiva aos colaboradores, ambas pensadas e concebidas para a realização deste estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que na empresa analisada a avaliação é vista meramente como um procedimento administrativo e unilateral, sem qualquer envolvimento e participação dos colaboradores, o que acaba por explicar a opinião negativa que os colaboradores têm relativamente à avaliação a que estão sujeitos.
- Burnout no futebol profissionalPublication . Nogueira, Rita Isabel Faria Ferraz; Gomes, Ana“O burnout é um complexo e multidimensional processo que além de afectar os aspectos físicos, psicológicos, comportamentais e ocupacionais, pode também afectar a vida dos familiares” (Weinberg & Richardson, 1990, p. 148). Quem experencia burnout apresenta vários sintomas, tais como fadiga crónica, irritabilidade, desânimo, diminuição de eficiência, aumento da susceptibilidade à doença, falta de energia, entre outros. Temos como objectivo desta investigação estudar o burnout em diferentes divisões do futebol profissional, ou seja, verificar se existem diferenças entre os atletas da Superliga e os atletas da 2ª Divisão B Zona Norte. Para tal formulamos como hipóteses que existiriam diferenças no que diz respeito aos índices de burnout, assim como em relação aos seus sub-factores desânimo, falta de energia, expectativa de ineficácia, exaustão, desinteresse e excitabilidade. A nossa amostra é constituída por 199 praticantes de futebol profissional masculinos, distribuídos pela Superliga (101) e pela 2ª Divisão B Zona Norte (98). Foi administrado o Inventário de burnout para atletas (I.B.A.), instrumento construído e validado por Silvério e Gonçalves (1995). O inventário de burnout para atletas é constituído por 27 itens, respondidos numa escala tipo Likert com 5 opções de resposta, de “Discordo totalmente” a “Concordo totalmente”. Os resultados obtidos confirmam, em grande parte, as nossas hipóteses, ou seja, verificamos que existem diferenças nos níveis de desânimo, falta de energia, expectativa de ineficácia, exaustão e excitabilidade, assim como nos níveis de burnout, não se verificando diferenças significativas no factor desinteresse. As equipas da 2ª Divisão B Zona Norte registam os valores mais elevados.
- Dinâmicas familiares na Polineuropatia Amiloidótica FamiliarPublication . Rodrigues, Carla Sofia Correia; Rolim, LuísaA família enquanto sistema, deverá ser entendida como um grupo de pessoas relacionadas entre si, de tal modo que aquilo que acontece a um membro influencia os restantes. O aparecimento de uma doença crónica abala a homeostasia e dinâmicas familiares, i.é., o equilíbrio e as relações existentes na família. Sendo a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) uma doença neurogenética de evolução crónica e progressiva, o nosso objectivo nuclear foi o de avaliar em que medida a existência de uma doença com estas características influencia a coesão e a adaptabilidade familiares. Para este efeito administrámos a Family Adaptability and Cohesion Scale III (FACES III) a um grupo de 30 participantes sem doença crónica ou genética conhecida. Observámos, ao nível da comparação inter-grupal, que não existem diferenças significativas entre os grupos quanto aos níveis de coesão e adaptabilidade familiar. Verificámos que os elementos do grupo clínico descrevem a sua família como apresentando um nível de coesão desligado, valorizando a união familiar, apresentando algum envolvimento afectivo, separando os interesses individuais dos interesses da família e promovendo a individualização dos membros. Quanto à adaptabilidade, verificámos que está definido quem é o responsável pela família, as decisões são tomadas pelos pais, havendo poucas alterações das regras implementadas e barreiras geracionais evidentes. Tendo em conta que estas famílias apresentam um nível de adaptabilidade familiar estruturado, há alguns défices quanto à capacidade de adaptação à mudança, nomeadamente, de adaptação à doença crónica sendo a negação um mecanismo de coping frequentemente utilizado.