ESS (DCETS) - (DM) Terapêutica da Fala
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Browsing ESS (DCETS) - (DM) Terapêutica da Fala by advisor "Maia, Fátima"
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- Abordagem baseada nas rotinas: perceção dos terapeutas da falaPublication . Aradas, Ana Carolina Martins dos Santos de Carvalho; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoA Abordagem Baseada nas rotinas é preconizada na intervenção precoce, pois valoriza as rotinas das crianças nos contextos naturais e com os cuidadores de maior afeto, sendo também as Práticas Centradas na Família um pilar desta abordagem. Esta investigação procurou auscultar os Terapeutas da Fala (TF) portugueses sobre a Abordagem Baseada nas Rotinas, recolhendo a sua perceção sobre a mesma e indagando se a utilizam na sua prática profissional. Para a operacionalização destes objetivos formularam-se 5 questões que envolveram os graus de importância e frequência na prática profissional dos TF, bem como a identificação de fatores facilitadores e barreira à sua implementação e vantagens e desvantagem neste tipo de intervenção. Estes Terapeutas também foram questionados sobre quais as estratégias que consideram pertinentes para a implementação desta abordagem. Para obtenção das respostas desenvolveu-se um estudo com desenho quantitativo recorrendo-se à aplicação de um questionário divulgado online, tendo sido salvaguardadas questões éticas, não esquecendo o anonimato dos intervenientes e a confidencialidade das informações recolhidas. Os dados foram recolhidos entre os meses de novembro e dezembro do ano transato, sendo a amostra constituída por 55 Terapeutas da Fala que responderam ao questionário. Os dados foram tratados com recurso à estatística inferencial através do Statistical Package for the Social Sciences e técnicas de análise de conteúdo para as respostas semiabertas. Após estas duas análises - quantitativa e qualitativa – conclui-se que os Terapeutas consideram muito importante a Abordagem Baseada nas Rotinas, embora apresentem alguma dificuldade em a executar de uma forma regular na sua prática profissional. Também foram encontrados alguns fatores facilitadores e fatores barreira, que poderão justificar as dificuldades sentidas na sua implantação. Por fim, foram destacadas vantagens e desvantagens, bem como algumas estratégias que são reconhecidas e implementadas pelos TF no âmbito desta Abordagem.
- Caracterização das metodologias de avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da falaPublication . Bacelar, Ana Maria Cabral Campelo Huet de; Rocha, Joana; Peixoto, Vânia; Maia, FátimaAs Perturbações dos Sons da Fala (PSF) são das alterações mais frequentemente encontradas na atuação clínica em Terapia da Fala em Portugal. Assim sendo, realizou-se este trabalho com os objetivos principais de caracterizar a avaliação e a intervenção realizada pelos Terapeutas da Fala (TF’s) portugueses em crianças com PSF. Após a consulta de bibliografia na área e para que fosse possível tirar algumas conclusões sobre a realidade portuguesa, construiu-se um questionário designado “Caracterização das Metodologias de Avaliação e Intervenção nas Perturbações dos Sons da Fala” que foi enviado via online para TF’s que interviessem com crianças em Portugal Continental e Ilhas. A amostra é constituída por 341 TF’s, maioritariamente, do género feminino, jovens e licenciados. Passam-se a citar alguns dos resultados obtidos: uma percentagem muito baixa utiliza procedimentos computadorizados de análise de sons da fala e um número elevado de TF’s despende muito tempo na análise de avaliações e na elaboração de relatórios. Provas formais de avaliação são utilizadas, contudo muitas das mencionadas no inquérito, ainda, lhes são desconhecidas. A execução de provas de nomeação e a análise do discurso espontâneo são as componentes de avaliação mais utilizadas e a prova de estimulabilidade a menos. A utilização dos modelos de intervenção não está relacionada com os anos de serviço e o grau académico dos TF’s e os mais usados são a terapia articulatória de Van Riper, intervenção centrada no vocabulário e o modelo de pares mínimos/oposições máximas. Contudo, é evidente que, em Portugal, ainda não são usados muitos deles, nomeadamente o ABAB, o PACT e o modelo de ciclos modificado. Em relação às fontes de obtenção de conhecimento sobre a avaliação e intervenção em PSF constata-se que a maioria os consegue através da licenciatura, da discussão clínica com colegas, workshops e a leitura de artigos científicos. O professor do ensino regular, o professor do ensino especial e o psicólogo são os profissionais que estão mais presentes nas equipas de crianças com PSF. Relativamente à interação dos TF’s com os pais/cuidadores verifica-se que a mesma ocorre frequentemente e que maioritariamente acontece no final das sessões. Speech Sound Disorders (SSD) are the most common in clinical performance in Speech Therapy in Portugal. We carried out this work with the main goals of characterizing the assessment and intervention conducted by Portuguese Speech Therapists (SLPs) in children with SSD. After consulting the literature a questionnaire was conducted to draw some conclusions about the portuguese reality. The questionnaire, called "Characterization of Methodologies of Assessment and Intervention in Speech Sound Disorders", was sent online for Speech Therapists actively working with children in Continental Portugal and Islands. The sample consists of 341 SLPs, mostly, female, young and licensed. Will mention some of the results: a very low percentage use computerized procedures for analyzing speech sounds and a large number of SLPs spend much time analyzing assessments and reporting. Formal evaluation tests are used, however many of related proofs in the survey are unknown. The implementation of evidence naming and the spontaneous speech analysis are the assessment components most used. The proof of stimulability is the less used formal test. The mostly used intervention models are the Van Riper Therapy, core vocabulary intervention and minimal pairs/maximal opposition intervention. The use of these models is not related to the years of service nor to the degree of SLPs. According to the survey ABAB, PACT and Modified Cycles are the least used in Portugal. Regarding the knowledge sources for SSD assessments and intervention faces that most participants learn about these topics through the graduation, clinical discussion with colleagues, workshops and reading scientific articles. The regular education teachers, special education teacher and psychologists are the professionals that are more present in teams with children with SSD. Regarding the interaction of TF's with parents/caregivers it appears that it occurs frequently and that mostly happens at the end of the sessions.
- A comunicação num atendimento de emergência pediátrica com crianças com dificuldades de comunicação e profissionais de emergência médica (INEM)Publication . Tomás, Stefanie Azeredo; Maia, Fátima; Santos, LuísAtualmente é dada cada vez mais importância à comunicação na prestação de cuidados de saúde, de forma a melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação do paciente, bem como a redução de custos para as entidades. O objetivo principal deste trabalho foi explorar como é realizada a comunicação num atendimento de emergência pediátrica entre crianças com dificuldades de comunicação e profissionais de emergência médica pertencentes ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Desta forma, desenvolveu-se um estudo qualitativo com recurso à entrevista em profundidade, semi-estruturada, aplicada na forma semi-diretiva a cinco psicólogos, cinco enfermeiros e dez técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de emergência médica, tais como: ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) e de Suporte Imediato de Vida (SIV), Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), no Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), Unidade Móvel de Apoio Psicológico (UMIPE) e Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP). Foram asseguradas todas as questões éticas, tendo sido garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Estes foram recolhidos no período de agosto a setembro de 2017 e posteriormente tratados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicaram oito categorias relacionadas com o atendimento de emergência pediátrica: caraterização sociodemográfica, procedimentos, dificuldades, estratégias de superação de dificuldades, formação, principais desafios, motivos de (In) satisfação profissional e recursos. Destacou-se a necessidade de formação específica aos profissionais do INEM, na área da comunicação na criança e suas especificidades, a adaptação de material já existente para esta faixa etária e a implementação de algum outro material que facilite o processo de comunicação destes profissionais com esta população específica.
- O contributo do terapeuta da fala com crianças/adolescentes com MD no contexto escolar: perceções dos pais, docentes de educação especial e terapeutas da falaPublication . Neto, Maria Helena Moreira Rocha; Maia, Fátima; Marinho, SusanaAtualmente, o contexto escolar é um espaço criativo que permite vivências significativas e experiências de comunicação reais, propício à aprendizagem realizada pela criança/adolescente. Assim, esta investigação procura compreender o contributo do terapeuta da fala no contexto educativo com crianças/adolescentes com multideficiência (MD), na perceção dos pais, docentes de educação especial (EE) e terapeutas da fala (TFs). Assim sendo, desenvolveu-se um estudo qualitativo recorrendo-se à entrevista semi-estruturada, aplicada na forma semi-diretiva a cinco pais (1 pai e 4 mães), a cinco docentes de EE e a cinco TFs com experiência na MD. Todas as questões éticas foram averiguadas, sem esquecer o anonimato dos intervenientes e a confidencialidade das informações recolhidas. Os dados necessários foram recolhidos no período de junhojulho do presente ano e, de seguida, foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram seis unidades de análise relacionadas com impacto da MD nas atividades do dia-a-dia/familiares, apoio fornecido pelo TF, comunicação do TF e o envolvimento do TF com a família, focos de intervenção, qualificação da atuação do TF e barreiras/constrangimentos/desafios da atuação do TF. Os resultados obtidos, parece existir um impacto significativo na dinâmica familiar, prendendo-se com questões laborais, acompanhamento aos apoios do filho, ao reajustamento da dinâmica familiar, gestão diária, às redes de apoio bem como das adaptações familiares. A participação e o envolvimento nas atividades e/ou nas AVDs encontram-se condicionadas dependendo do grau de funcionalidade de cada criança/adolescente. Verificou-se que há uma maior consciência de todos os participantes para a importância da comunicação, no entanto, ainda existem fragilidades ao nível do envolvimento e comunicação com os profissionais e com a família. Os terapeutas da fala reconhecem e tentam colocar o foco nas atividades, na funcionalidade, mas depois verifica-se tendencionalmente que o apoio é prestado de um modo mais individual, reconhecendo as fragilidades que existem relativamente ao trabalho de equipa e de articulação com outros contextos de vida, nomeadamente o familiar. Também pode estar relacionado com atitudes, crenças dos profissionais e da família, bem como na organização dos serviços que parece ser um desafio para a intervenção baseada nas rotinas da criança/adolescente. Pelos resultados alcançados também se concluí que ainda existe uma necessidade de formação para todos os intervenientes relacionados com a abordagem da MD.
- Estudo comparativo sobre as intenções e formas de comunicação usadas por crianças residentes em núcleo familiar natural e em centros de acolhimento temporárioPublication . Barreira, Ana Rita da Silva; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoEste estudo objetiva a observação e comparação das intenções e das formas de comunicação mais usadas nas funções de comunicação Regulação do Comportamento e Interação Social, em crianças residentes em Núcleo Familiar Natural (NFN) e em Centro de Acolhimento Temporário (CAT), nas faixas etárias entre os 12 e os 36 meses de idade. A amostra foi constituída por 50 crianças, repartindo-se em igual número por ambos os ambientes. A recolha dos dados foi obtida num único momento, com a interação entre pesquisador e criança. A análise dos dados foi realizada com recurso ao programa SPSS® IBM© Statistics e contagem manual. O resultado da pesquisa permitiu compreender algumas diferenças entre os grupos estudados: as crianças residentes em CAT evidenciaram mais uso da função interação social; tanto as crianças residentes em NFN, como as residentes em CAT, usaram mais a função de comunicação regulação do comportamento e, as crianças residentes em CAT demonstraram um menor desenvolvimento dos meios simbólicos. As intenções comunicativas mais usadas na função do regulamento do comportamento para ambos os ambientes foram “pede comida/objetos desejados” e “protesta/recusa objetos/comida não desejada”. As formas de comunicação mais usadas nesta função foram a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras, embora esta última com menos expressão. Ao nível da função comunicativa interação social verificou-se que a intenção mais usada no ambiente CAT foi claramente “pede conforto”, seguindo-se das intenções “toma a vez” e “pede jogos sociais”. No ambiente NFN as mais usadas foram “pede jogos sociais”, “saúda” e “pede conforto”. As formas de comunicação também mais usadas a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras. The aim of this study is to oberve and compare communication intentions and forms mot commonly used in Behaviour Regulation and Social Interaction, in children living in Natural Familiy Nucleous (NFN) and Temporary Foster Centre (TFC), in the age groups between 12 to 36 months of age. Sample was constituted by 50 children, being split in equal mumbers for both environments. Data collection was obtained in a single moment between the researcher and the participant children. Data analysis was performed using SPSS® IBM© Statistics and manual couting. Results from this study allowed understand some differences between groups: Children living in TFC showed more use of social interaction function: both children from TFC and NFN applied more the behaviour regulation communication function, and children from TFC revealed less development of symbolic means. The comunicative intentions more used in the in behaviour regulation function for both groups were “requests for food/objects” and “protests/refuses food/objects not desired”. The most common communicational forms utilized in this function were , at a pre-symbolic level, facial expressions and eye contact, and at a symbolic level, isolated words and word combinations, although the latter in minor frequency. At the level of communicative function social interaction it was observed that the most common intention used in TFC environment was “confort request”, followed by the intentions “takes his turn” and “requests social games”. In NFN environment also “requests social games”, “saluts” and “confort request” were the most commons. The communication forms more used at a pre-symbolic level were the facial expressions and eye contact, and at a symbolic level isolated words and word combinations.
- New era in service delivery models: greek SLPs knowledge and perceptions of telepracticePublication . Pitsikali, Theodora –Christina; Maia, FátimaTelepractice is a service delivery model that allows speech- language pathologists to provide their services in remote areas via a teleconference tool. The current study aimed to investigate the knowledge, the use, the perceptions and intentions of Greek SLPs on telepractice. For the purposes of this study a non experimental, descriptive method survey research design selected. Information collected via an online, distributed, self- administered questionnaire. The instrumental tool designed by the author and the Greek SLP Association –SELLE (Σύλλογος Επιστημών Λογοπαθολόγων Λογοθεραπευτών Ελλάδος - Association of Greek Sciences, Speech Language Pathologists Speech Language Therapists) the link of the survey was sent to 925 members via newsletter. Seventy-five responded to the survey indicating a response rate 8% and finally 74 participants met the inclusion criteria. The results indicated that the majority of Greek SLPs know what telepractice means. Some of them , use it as a service delivery model for both adults and children with a wide range of disorders. In addition, they provided interesting benefits and barriers of this model and in general have a positive intention in using it in the future. The results obtained have numerous significant clinical and theoretical implications regarding this new service delivery model in Greece. Recommendations are made to Greek speech language therapists as well as future researchers. Teleprática é um modelo de prestação de serviço que permite aos terapeutas da fala prestarem os seus serviços em zonas remotas através de uma ferramenta de teleconferência. O presente estudo teve como objetivo investigar o conhecimento, o uso, as perceções e as intenções dos terapeutas da fala gregos sobre a teleprática. Para o propósito deste estudo, foi selecionado um desenho de investigação descritivo e não experimental. As informações foram recolhidas com reurso à distribuição de um questionário on-line, de autoadministração. O instrumento foi concebido pela autora, tendo a Associação Grega de Terapia da Fala -SELLE (Σύλλογος Επιστημών Λογοπαθολόγων Λογοθεραπευτών Ελλάδος - Association of Greek Sciences, Speech Language Pathologists Speech Language Therapists) enviado o link do questionário a 925 membros via newsletter. Setenta e cinco terapeutas da fala responderam, o que indica uma taxa de resposta de 8% e, finalmente, 74 participantes preencheram os critérios de inclusão. Os resultados indicaram que a maioria dos terapeutas da fala gregos sabe o que significa teleprática. Alguns deles usam este modelo de prestação de serviços, tanto com adultos como com crianças e com uma ampla gama de perturbações. Além disso, os participantes apontaram benefícios interessantes deste modelo, bem como barreiras, revelando, em geral, terem uma intenção positiva em usá-lo no futuro. Os resultados obtidos têm diversas implicações significativas, clínicas e teóricas, em relação a este novo modelo de prestação de serviços na Grécia. São feitas recomendações para terapeutas da fala gregos, bem como para futuros investigadores.
- Referenciação de crianças com problemas de comunicação e linguagem a partir dos cuidados de saúde primáriosPublication . Dinis, Maria Inês da Silva; Maia, FátimaOs problemas de comunicação e linguagem (PCL) podem limitar a atividade e participação de um indivíduo ao longo da sua vida. Todavia, a intervenção precoce tem-se provado bastante eficaz nestes casos. Os médicos de família (MF) encontram-se numa posição privilegiada para deteção e referenciação destes problemas em idades precoces. Porém, há evidências de que a sua participação neste processo tem sido reduzida, nomeadamente no que respeita à referenciação para serviços de Intervenção Precoce. Assim, esta investigação pretende compreender qual o papel que os MF consideram ter relativamente a este processo e quais os fatores que podem influenciar a referenciação de crianças com suspeita de PCL. Este estudo teve como base um desenho de investigação descritivo, transversal e observacional. Recorreu-se a um método de amostragem por redes para a distribuição de um questionário On-line. O instrumento foi construído pela autora e é de caráter maioritariamente quantitativo, embora integre uma questão qualitativa de resposta semiaberta. Dos questionários enviados foram devolvidos 55. A resposta semiaberta foi preenchida por 16 dos 55 MF. Os resultados demonstram que a maioria dos MF valoriza bastante ou muito a sua participação na deteção de PCL e considera importante detetar precocemente estes problemas. Para além disso, valorizam bastante ou muito a colaboração em equipa e do terapeuta da fala. A grande parte sente-se influenciada pela preocupação dos pais, pela satisfação com os serviços e com os resultados da Escala de Avaliação de Desenvolvimento de Mary Sheridan Modificada para a referenciação de crianças com PCL. Para além disso, identificam barreiras relacionadas com recursos humanos, serviços, conhecimentos relacionados com o processo de referenciação, burocracia, lentidão do processo e com a atitude dos pais. Considera-se que este estudo pode constituir um ponto de partida para futuras investigações, para a adequação de estratégias institucionais e implementação de práticas que aproximem profissionais e serviços, de forma a melhorar o processo de referenciação de crianças com PCL a partir dos cuidados de saúde primários.