ESS (DCETS) - (DM) Terapêutica da Fala
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- GRBASH – Scale for Evaluating the Hoarse Voice: tradução, adaptação e análise psicométrica para o Português EuropeuPublication . Santos, Mónica Esgueira dos; Freitas, Susana VazIntrodução: A necessidade de se dispor de escalas padronizadas e adaptadas aos diversos meios socioculturais e linguísticos assume-se fundamental no contexto de avaliação em terapia da fala. A avaliação percetivo-auditiva da voz necessita de se transformar numa avaliação objetiva, com dados padronizados. Assim sendo, e dada a escassez de escalas e testes para avaliar percetivamente a qualidade vocal em Portugal, foi levado a cabo o presente estudo que teve como objetivo traduzir e adaptar a escala GRBASH – Scale for Evaluating the Hoarse Voice para o Português Europeu, analisar as propriedades psicométricas da escala e, por último, identificar associações entre avaliação percetivo-auditiva, medidas acústicas e variáveis atributo: sociodemográficas, clínicas e comportamentais. Participantes e métodos: Realizou-se um estudo do tipo quantitativo-descritivo transversal, com a tradução e retroversão da escala GRBASH – Scale for Evaluating the Hoarse Voice por tradutores independentes. A escala GRBASH na versão final foi aplicada a 80 amostras vocais de 80 sujeitos de ambos os sexos, com média de 51,5 (DP=14,7) anos de idade. A amostra vocal é composta pela sustentação da vogal /a/ em intensidade e altura confortáveis ao sujeito, sendo posteriormente submetidas a uma avaliação percetivo-auditiva pelo painel de peritos e extração dos parâmetros acústicos (F0 média, jitter, shimmer e HNR). Para testar as características da escala foi usada a análise das componentes principais e análise da consistência interna. Resultados: No que diz respeito à distribuição das variáveis em estudo pela idade dos indivíduos, verifica-se que os que consomem outros medicamentos para além daqueles usados para a voz apresentam uma maior representatividade nos mais velhos (38,2 vs. 61,7; p=0,049); nos indivíduos com consumo de álcool (33,3 vs. 67,7; p=0,022) e nos que referem alterações hormonais (30,0 vs. 70,0; p=0,015). Estas conclusões obtiveram diferenças estatisticamente significativas para as variáveis em estudo. Após a análise de componentes principais foram extraídas duas componentes: CP1 – Grau, Rouquidão, Tensão, Aspereza e CP2 – Soprosidade e Astenia, que explicam 76,41% da variância, com um alfa de Cronbach de 0,763 e de 0,548, respetivamente CP1 e CP2. A consistência interna das duas componentes confirmam que a escala é um instrumento homogéneo para avaliar a disfonia. No que diz respeito à distribuição dos scores pelas variáveis sociodemográficas, variáveis clínicas e comportamentais, não se verificaram quaisquer diferenças estatisticamente significativas dos scores da componente principal 1. Relativamente à componente principal 2 verificou-se que os indivíduos com consumo de outra medicação (32,7 vs. 24,2; p=0,031) sem consumo de álcool (34,2 vs. 23,1; p= 0,004) e hábitos tabágicos (22,9 vs. 33,0; p=0,005) apresentam uma média de scores superior. No que diz respeito à avaliação da validade do critério, comparando as diferenças de médias obtidas na qualidade da voz (CP1 e CP2) pela avaliação acústica, verifica-se que de uma forma geral não existe uma relação entre a qualidade percetiva da voz e a F0 em ambos os sexos. No entanto, apesar de não terem sido realizadas inferências estatísticas, as mulheres apresentam uma média superior de F0. Por outro lado, para as variáveis jitter (CP1 p=0,002; CP2 p= 0,019), shimmer (CP1 p<0,001; CP2 p=0,008) e HNR (CP1 p<0,001; CP2 p=0,001) verificaram-se diferenças estatisticamente significativas, para ambas as componentes da escala. No que diz respeito à distribuição da frequência fundamental média (F0) pelas variáveis sociodemográficas, variáveis clínicas e comportamentais, verifica-se que homens mais velhos possuem uma média significativamente superior comparando com homens mais novos (154,0 vs. 126,1; p=0,020). Verifica-se que homens com presença de patologia laríngea possuem uma média de F0 superior (147,5 vs. 123,1; p=0,010). As mulheres que consomem outros medicamentos (exceto medicamentos para a voz) possuem uma média da F0 superior (169,5 vs. 163,6; p=0,023). As mulheres que fumam possuem uma F0 menor (155,7 vs. 196,0; p=0,024). Os homens com refluxo faringo-laríngeo possuem uma F0 inferior (124 vs. 155,1; p=0,013) e as mulheres com alterações hormonais possuem uma F0 maior (209,2 vs. 167,8; p=0,005). Para as restantes variáveis não se verificam diferenças estatisticamente significativas. Nas restantes variáveis acústicas verifica-se que os indivíduos do sexo masculino possuem uma média de jitter inferior (0,6 vs. 1,0; p=0,004). Para a variável HNR, os indivíduos que têm doença respiratória aguda nas últimas 4 semanas, possuem um valor menor (9,3 vs. 13,3; p=0,020). Para a variável jitter, verificou-se que quem consome álcool possui uma média significativamente menor (0,6 vs. 1,0; p=0,024). Conclusão: Os resultados deste estudo permitem comprovar as hipóteses teóricas levantadas e demonstraram que a escala GRBASH – Escala para Avaliação da Disfonia é um instrumento com boas propriedades psicométricas para ser usado na população portuguesa. Introduction: The need to have standardised scales adapted to various sociocultural and linguistic environments becomes crucial in the context of evaluation in speech therapy. The auditory-perceptual evaluation of voice needs to become an objective assessment with standardised data. Therefore, given the scarcity of scales and tests to perceptively evaluate voice quality in Portugal, this study was conducted, which aimed to translate and adapt the GRBASH – Scale for Evaluating the Hoarse Voice to European Portuguese, analyse the psychometric properties of the scale and, finally, identify associations between auditory-perceptual evaluation, acoustic measurements and sociodemographic, clinical and behavioural attribute variables. Participants and methods: We conducted a quantitative/descriptive cross-sectional study, with translation and reverse translation of the GRBASH – Scale for Evaluating the Hoarse Voice scale performed by freelance translators. The final version of the GRBASH scale was administered to 80 voice samples of 80 subjects of both sexes, with a mean of 51.5 (SD = 14.7) years of age. The vocal sample consists of the maintenance of the vowel /a/ at an intensity and volume comfortable to the subject, which is subsequently subjected to perceptual-auditory evaluation by the panel of experts and extraction of acoustic parameters (mean F0, jitter, shimmer and HNR). To test the characteristics of the scale, analysis of the principal components and analysis of internal consistency were used. Results: In relation to the distribution of the variables studied by the age of the subjects, it appears that those taking medicines other than those used for the voice are more prevalent among older subjects (38.2 vs. 61.7, p=0.049); in subjects who consume alcohol (33.3 vs. 67.7, p=0.022) and in those who report hormonal changes (30.0 vs. 70.0; p=0.015). These findings resulted in statistically significant differences for the variables under study. After analysis of the principal components, two components were extracted: CP1 – Grade, Roughness, Strain, Harshness and CP2 – Breathiness and Asthenia, which explain 76.41% of the variance, with a Cronbach's alpha of 0.763 and 0.548 in CP1 and CP2 respectively. The internal consistency of the two components confirms that the scale is a uniform instrument for evaluating dysphonia. With regard to the distribution of the scores by sociodemographic, clinical and behavioural variables, there were no statistically significant differences in the scores of principal component 1. Regarding principal component 2, it was found that subjects taking other medicines (32.7 vs. 24.2, p=0.031) who do not consume alcohol (34.2 vs. 23.1, p=0.004) or smoke (22.9 vs. 33.0, p=0.005) showed higher mean scores. As regards the assessment of the validity of the criterion, comparing the differences in the averages obtained in voice quality (CP1 and CP2) by acoustic evaluation, it is found that, in general, there is no relationship between perceptive quality of the voice and F0 in both sexes. However, despite statistical inference not having been applied, women have a higher average F0. On the other hand, the variables jitter (CP1 p=0.002; CP2 p=0.019), shimmer (CP1 p<0.001; CP2 p=0.008) and HNR (CP1 p<0.001; CP2 p=0.001) demonstrate statistically significant differences for both components of the scale. With respect to the distribution of mean fundamental frequency (F0) by sociodemographic, clinical and behavioural variables, it appears that older men have a significantly higher average compared to younger men (154.0 vs. 126.1; p=0.020). It appears that men with laryngeal disease have a higher average F0 (147.5 vs. 123.1; p=0.010). Women taking other medicines (except medicines for the voice) have a higher average F0 (169.5 vs. 163.6; p=0.023). Women who smoke have a lower F0 (155.7 vs. 196.0; p=0.024). Men with gastroesophageal reflux have a lower F0 (124 vs. 155.1, p=0.013) and women with hormonal changes have a higher F0 (209.2 vs. 167.8; p=0.005). For the remaining variables, no statistically significant differences are found. In the remaining acoustic variables, it appears that male subjects have a lower average jitter (0.6 vs. 1.0; p=0.004). For the variable HNR, subjects who have had acute respiratory disease in the past 4 weeks exhibit a lower value (9.3 vs. 13.3; p=0.020). For the variable jitter, it was found that who consume alcohol have a significantly lower average (0.6 vs.1.0; p=0.024). Conclusion: The results of this study allow us to confirm the theoretical hypotheses raised and demonstrate that the GRBASH Scale for the Evaluation of Dysphonia is an instrument with good psychometric properties for use among the Portuguese population.
- The Multimodal Communication Screening Task for persons with aphasia (MCST-A): tradução, adaptação e avaliação do seu funcionamento para o Português EuropeuPublication . Santos, Liliana Esgueira dos; Sá, Maria JoséIntrodução: A necessidade de se dispor de testes e instrumentos padronizados e adaptados para a população portuguesa assume-se fundamental no contexto da avaliação em terapia da fala. Neste sentido, o presente estudo que teve como objetivos traduzir e adaptar o instrumento The Multimodal Communication Screening Task for persons with Aphasia (MCST-A), avaliar o seu funcionamento para o Português Europeu e verificar se indivíduos com afasia, com menor escolaridade, sem domínio de línguas, indivíduos dependentes de parceiro comunicativo apresentam piores níveis de adequabilidade no desempenho comunicativo e se indivíduos com afasia e comunicadores dependentes de parceiro comunicativo recorrem a maior número de pistas. Participantes e Métodos: Realizou-se um estudo quantitivo, descritivo transversal com a tradução e retroversão do instrumento The Multimodal Communication Screening Task for Persons with Aphasia (MCST-A). A versão final foi aplicada a uma amostra de 15 pessoas sem afasia (PsA) e 15 pessoas com afasia (PcA) com média de idades de 63,5 (dp= 15,4) e igual proporção de ambos os sexos. Para testar as características do instrumento foi verificado a validade de conteúdo e de construto (análise de componentes principais) e consistência interna (α de Cronbach). De forma a verificar diferenças entre as variáveis em estudo, foram utilizados testes de estatísticos adequados. Em toda a análise de dados foi utilizado um nível de significância de 0,05. Resultados: Relativamente aos itens (secções) do instrumento, foram extraídas duas componentes principais (CP1- Mensagens transmitida apenas por uma ou mais combinações simples de meios de comunicação e com baixa exigência cognitiva e CP2 – Mensagens transmitidas através de combinações complexas de meios de combinação e com maior exigência cognitiva) que explicam 71,2% de variância com um coeficiente de α de Cronbach de 0,796 e 0,738, respetivamente CP1 e CP2. Quanto às variáveis em estudo, os indivíduos com afasia e comunicadores dependentes de parceiro comunicativo apresentaram um nível de adequabilidade menor, em ambas as componentes (89,9 vs. 99,8, p=0,011 e 75,8 vs. 93,1, p=0,001; 81,2 vs. 99,0, p=0,020 e 66,2 vs. 88,9, p<0,001). Os indivíduos sem domínio de outras línguas também apresentam um nível de adequabilidade menor, embora apenas na CP1 (99,4 vs. 91,3, p=0,021). Observou-se também que PcA e CDP utilizam uma média significativamente superior em praticamente todas as pistas para comunicar. Conclusões: Neste estudo concluiu-se que os indivíduos com afasia, comunicadores dependentes de parceiro comunicativo e sem domínio de outras línguas apresentam um nível de adequabilidade menor na comunicação multimodal e que indivíduos com afasia e comunicadores dependentes de parceiro comunicativo recorrem a um maior número de pistas para comunicar uma mensagem específica. No seu conjunto, os resultados sugerem boas qualidades psicométricas do MCST-A e sublinham a necessidade de se atender ao domínio de outras línguas, ao tipo de comunicador e presença ou não de afasia, na avaliação da comunicação aumentativa e alternativa. Introduction: The requirement for standardised instruments and tests adapted to the Portuguese population is essential in the context of speech therapy evaluation. To that end, this study aims to translate and adapt The Multimodal Communication Screening Task for Persons with Aphasia (MCST-A), evaluate its function for European Portuguese and confirm whether individuals with aphasia, a lower level of schooling, no mastery of languages and those dependent on communication partners present lesser levels of communicative performance, and if individuals suffering from aphasia and those dependent on communication partners rely on a greater number of prompts. Participants and Methods: A quantitative, descriptive cross-study was conducted with translation and back translation of The Multimodal Communication Screening Task for Persons with Aphasia (MCST-A). The final version was applied to sample groups of 15 people not suffering from aphasia (PsA) and 15 with aphasia (PcA), with an average age of 63.5 (dp= 15.4) and an equal proportion of both genders. To test the characteristics of the instrument, validity of content and construct was examined (analysis of primary components) along with internal consistency (Cronbach’s alpha (α)). In order to identify differences between the variables studied, appropriate statistical tests were applied. Level of significance 0.05 was used throughout the data analysis. Results: In respect of items (sections) of the instrument, two main components were extracted (CP1- Messages transmitted only by one or more simple combinations of communication methods, with low-level cognitive requirements and CP2 – Messages transmitted using complex combinations of communication methods, with higher cognitive requirements), which explain 71.2% variance with a Cronbach’s alpha coefficient of 0.796 and 0.738, respectively CP1 and CP2. In respect of the variables studied, individuals with aphasia and those dependent on communication partners presented a lower level of suitability in both components (89.9 versus 99.8, p=0.011 and 75.8 versus 93.1, p=0.001; 81.2 versus 99.0, p=0.020 and 66.2 versus 88.9, p<0.001). Individuals with no mastery of other languages also presented a lower level of suitability, albeit only in CP1 (99.4 versus 91.3, p=0.021). It was also observed that PcA and CDP use a significantly higher average in practically all communication prompts. Conclusions: It can be concluded from this study that individuals with aphasia, those dependant on a communication partner and with no mastery of other languages present a lower level of suitability in multimodal communication and that individuals with aphasia and those dependant on a communication partner rely on a greater number of prompts to communicate a specific message. As a whole, the results suggest good psychometric qualities of MCST-A, and underline the necessity for dealing with mastery of other languages, type of communicator and presence or otherwise of aphasia in evaluation of augmentative and alternative communication.
- Caracterização das metodologias de avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da falaPublication . Bacelar, Ana Maria Cabral Campelo Huet de; Rocha, Joana; Peixoto, Vânia; Maia, FátimaAs Perturbações dos Sons da Fala (PSF) são das alterações mais frequentemente encontradas na atuação clínica em Terapia da Fala em Portugal. Assim sendo, realizou-se este trabalho com os objetivos principais de caracterizar a avaliação e a intervenção realizada pelos Terapeutas da Fala (TF’s) portugueses em crianças com PSF. Após a consulta de bibliografia na área e para que fosse possível tirar algumas conclusões sobre a realidade portuguesa, construiu-se um questionário designado “Caracterização das Metodologias de Avaliação e Intervenção nas Perturbações dos Sons da Fala” que foi enviado via online para TF’s que interviessem com crianças em Portugal Continental e Ilhas. A amostra é constituída por 341 TF’s, maioritariamente, do género feminino, jovens e licenciados. Passam-se a citar alguns dos resultados obtidos: uma percentagem muito baixa utiliza procedimentos computadorizados de análise de sons da fala e um número elevado de TF’s despende muito tempo na análise de avaliações e na elaboração de relatórios. Provas formais de avaliação são utilizadas, contudo muitas das mencionadas no inquérito, ainda, lhes são desconhecidas. A execução de provas de nomeação e a análise do discurso espontâneo são as componentes de avaliação mais utilizadas e a prova de estimulabilidade a menos. A utilização dos modelos de intervenção não está relacionada com os anos de serviço e o grau académico dos TF’s e os mais usados são a terapia articulatória de Van Riper, intervenção centrada no vocabulário e o modelo de pares mínimos/oposições máximas. Contudo, é evidente que, em Portugal, ainda não são usados muitos deles, nomeadamente o ABAB, o PACT e o modelo de ciclos modificado. Em relação às fontes de obtenção de conhecimento sobre a avaliação e intervenção em PSF constata-se que a maioria os consegue através da licenciatura, da discussão clínica com colegas, workshops e a leitura de artigos científicos. O professor do ensino regular, o professor do ensino especial e o psicólogo são os profissionais que estão mais presentes nas equipas de crianças com PSF. Relativamente à interação dos TF’s com os pais/cuidadores verifica-se que a mesma ocorre frequentemente e que maioritariamente acontece no final das sessões. Speech Sound Disorders (SSD) are the most common in clinical performance in Speech Therapy in Portugal. We carried out this work with the main goals of characterizing the assessment and intervention conducted by Portuguese Speech Therapists (SLPs) in children with SSD. After consulting the literature a questionnaire was conducted to draw some conclusions about the portuguese reality. The questionnaire, called "Characterization of Methodologies of Assessment and Intervention in Speech Sound Disorders", was sent online for Speech Therapists actively working with children in Continental Portugal and Islands. The sample consists of 341 SLPs, mostly, female, young and licensed. Will mention some of the results: a very low percentage use computerized procedures for analyzing speech sounds and a large number of SLPs spend much time analyzing assessments and reporting. Formal evaluation tests are used, however many of related proofs in the survey are unknown. The implementation of evidence naming and the spontaneous speech analysis are the assessment components most used. The proof of stimulability is the less used formal test. The mostly used intervention models are the Van Riper Therapy, core vocabulary intervention and minimal pairs/maximal opposition intervention. The use of these models is not related to the years of service nor to the degree of SLPs. According to the survey ABAB, PACT and Modified Cycles are the least used in Portugal. Regarding the knowledge sources for SSD assessments and intervention faces that most participants learn about these topics through the graduation, clinical discussion with colleagues, workshops and reading scientific articles. The regular education teachers, special education teacher and psychologists are the professionals that are more present in teams with children with SSD. Regarding the interaction of TF's with parents/caregivers it appears that it occurs frequently and that mostly happens at the end of the sessions.
- A influência dos principais factores de risco cardiovascular nos AVCs e consequente perturbação da linguagem adquirida: afasia no adultoPublication . Ferreira, Elisabete Duarte; Martins, Luís FrançaIntrodução: O acidente vascular cerebral (AVC) constitui um dos principais problemas de saúde pública, de morbimortalidade e de incapacidade prolongada. As alterações decorrentes do AVC incluem os défices motores, os défices cognitivos e as perturbações da linguagem adquirida, tal como a afasia. Foi seleccionada a afasia, uma vez que é a sequela comunicacional mais comum decorrente do AVC. Assim, o tema do presente trabalho é a influência dos principais factores de risco cardiovascular nos acidentes vasculares cerebrais (AVC`s) e consequente perturbação da linguagem adquirida: afasia no adulto, que teve como objectivos caracterizar os principais factores de risco cardiovascular associados ao AVC; caracterizar a afasia associada ao AVC; identificar os principais critérios de referenciação para a terapia da fala; e identificar a percepção do utente sobre o estado comunicacional pós-AVC. Participantes e Métodos: O estudo é transversal e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: o questionário; a Bateria de Avaliação de Afasia de Lisboa (BAAL); e o Mini-Mental State Examination (MMSE). A amostra deste estudo foi constituída por 60 utentes de uma instituição de saúde, seleccionada por conveniência. O grupo A foi constituído por 20 indivíduos que não sofreram um AVC, não apresentam afasia, e não apresentaram critérios de referenciação para a terapia da fala; o grupo B foi formado por 20 indivíduos que sofreram um AVC, manifestam afasia, com critérios de referenciação para terapia da fala; e o grupo C, composto por 20 indivíduos que sofreram um AVC, manifestam afasia e não tinham critérios de referenciação para terapia da fala. Recorreu-se a uma análise univariada e multivariada, bem como a frequências relativas, para determinar os objectivos em estudo. Resultados: O presente estudo sugeriu que a probabilidade de um indivíduo sofrer um AVC aumenta com a idade (> a 65 anos; OR:14,0; IC 95%: 1,554 - 126,163; p= 0,019) e com a hipertensão arterial (HTA), (OR: 22,29; IC 95%: 2,379 – 208, 789; p= 0,007). Verificou-se que os tipos de afasia decorrentes do AVC mais frequentes foram: a afasia global (26,7%); a afasia anómica (25%); e a afasia transcortical motora (6,7%). Os critérios de referenciação para a terapia da fala mais frequentes foram a idade (15%); o tipo de défices da linguagem e de fala (6,7%) e o nível de consciência (5,0%). E por último 35% dos participantes consideram as suas dificuldades comunicacionais severas e 15% dos mesmos afirmam que as dificuldades comunicacionais são moderadas. Conclusões: Globalmente estes resultados sugerem que os factores de risco na base do AVC estão bem identificados e os benefícios alcançados com as estratégias de prevenção quer primária como secundária são claros. A qualidade de vida dos participantes com afasia é prejudicada, não só pelo comprometimento do estado de saúde geral, como também pelas consequências associadas. Assim, concluiu-se que a hipertensão arterial é a principal causa de AVC e que o comprometimento da funcionalidade comunicativa tem implicações para o indivíduo e para a sua família, uma vez que condiciona a sua indepêndencia e a sua participação nas actividades de vida diária (AVD`s) e que dependendo da idade e da severidade dos défices linguísticos associados, os participantes são referenciados para a terapia da fala, sendo que os critérios de referenciação necessitam de ser uniformizados para garantir o acesso aos cuidados de saúde adequados para todos os utentes com afasia. Introduction: Stroke is a major problem of public health, of morbility and mortality and long-term disability. The main changes that results from a stroke includes motor and cognitive deficits and acquired language disorders, such as aphasia. Aphasia was selected because it`s the most common communication`s consequence that results from the stroke. Thus, the purpose of the present study is to describe the influence of the main cardiovascular risk factors in stroke and subsequent acquired language disorder: aphasia in adults, which had as aims to characterize the main cardiovascular risk factors associated with stroke; characterize aphasia associated with stroke; identify the main selection criteria for referral to speech therapy; and identify the participantes perception of the post-stroke communicational status. Participants and Methods: The study is transversal and the data collection instruments used were: a questionnaire; the Bateria de Afasia de Lisboa (BAAL); and the Mini-Mental State Examination (MMSE). The sample was composed by 60 institutionalized individuals selected by pre-established criteria and investigator`s convenience. The group A consisted of 20 individuals who did not suffer a stroke nor have aphasia, or met the criteria for referral to speech therapy; group B consisted of 20 individuals who have suffered a stroke, have aphasia and criteria for referral to speech therapy; and group C, composed of 20 individuals who have suffered a stroke, aphasia and without criteria for referral to speech therapy. We used a univariate and multivariate analysis, as well as the relative frequencies to determined the study`s aims. We used a univariate and multivariate analysis, as well as the relative frequencies to determine the objectives for the study. Results: The present study suggested that the probability of an individual having a stroke increases with age (> 65 years, OR: 14,0; 95% CI: 1,554 to 126,163; p = 0.019) and hypertension (OR: 22,29; 95% CI: 2,379 to 208, 789; p = 0,007). It was found that the most common aphasia`s types resulting from stroke were global aphasia (26,7%); the anomic aphasia (25%); and motor aphasia transcortical (6,7%). The most frequent selection criteria for the referral to speech therapy were age (15%), type of deficits in language and speech (6,7%) and consciousness´s level (5,0%). And finally 35% of respondents considered their communication difficulties severe and 15% of them claim that communication difficulties are moderated. Conclusions: Overall these results suggest that the risk factors on the basis of stroke are well known, and the benefits achieved with primary and secondary prevention strategies are clear. The life´s quality is comprised not only by general health condition but also by the associated consequences. Thus, it was concluded that hypertension is the leading cause of stroke and the communicative functionality restrictions has implications for the individual and their family, as it conditions their independence and participation in the daily living`s activities and that depending on the age and severity of language deficits associated, participants are referred for speech therapy, and these need to be standardized to ensure the access to adequate health care for all individuals with aphasia.
- Teoria da mente e competências sociais em crianças em idade escolarPublication . Vieira, Ana Carolina Costa; Rocha, Joana; Peixoto, VâniaA Teoria da Mente (TM) é uma competência cognitiva que permite ao individuo reconhecer os seus próprios estados mentais bem como o das outras pessoas. Trata-se de uma capacidade que se desenvolve desde os primeiros meses de vida até à idade escolar e que faz com que sejamos capazes de compreender e antecipar o comportamento do outro: compreender os sentimentos, pensamentos, crenças, desejos e intenções (ver glossário). É a TM que permite ao indivíduo compreender o contexto social em que está inserido, demonstrando comportamentos sociais adequados. A linguagem está intimamente relacionada com a TM, nomeadamente com a capacidade de compreender falsas crenças, expressões idiomáticas, duplos sentidos e ironias (marcadores ao nível do seu desenvolvimento). A semântica e a sintaxe (sob ponto de vista expressivo e recetivo) têm um papel fulcral na compreensão dos estados mentais. É nesta relação entre TM, Competências Sociais (CS) e linguagem que se enquadra a presente investigação. Esta teve como objetivos analisar a relação existente entre TM e CS em crianças com desenvolvimento neurotípico, bem como a sua relação existente entre fatores sociais e demográficos, comparar a perceção dos pais e professores sobre as CS e analisar algumas variáveis preditoras da TM. Para isso, constituiu-se uma amostra de 103 crianças de ambos os sexos (54 do sexo feminino e 49 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos com desenvolvimento neurotípico que frequentassem o 1º ciclo do ensino básico. Para a recolha de dados, os encarregados de educação preencheram um questionário sobre dados socio – demográficos e o questionário de CS (também preenchidos pelo professores). As competências de TM foram avaliadas através duas sequências do Teste Doctor Martin – Brune. Esta investigação encontrou correlações efetivas entre competências de TM e CS, nomeadamente nos domínios do altruísmo, iniciação e orientação pró – social bem como na reciprocidade. Tal como se esperava após a revisão bibliográfica, encontraram-se correlações entre alguns fatores sociais e demográficos, TM e CS ainda que alguns resultados tenham sido inconclusivos. De qualquer forma, verificou-se a existência de relações com a idade, escolaridade, número de irmãos, idade dos irmãos, escolaridade e idade dos pais. Os resultados acerca da perceção de pais e professores acerca das CS da criança foram igualmente curiosos e passiveis de nova investigação: as CS nos diferentes contextos em que a criança se insere e a avaliação que diferentes interlocutores fazem das suas competências. Foram encontradas correlações positivas entre CS e alguns fatores socio – demográficos anteriormente referidos pela investigação (escolaridade da mãe, número de irmãos, idade, anos de escolaridade). No entanto, outros fatores surgiram como estando relacionados (fatores relacionados com o pai) sem que exista mais informação acerca destes dados. Os resultados demonstraram também que os pais avaliam as CS dos filhos de modo superior aos professores no que se refere à orientação pró – social e iniciação social, mas inferior no domínio do altruísmo. De acordo com o Teste de Pearson, existem correlações positivas entre a avaliação realizada pelos pais e professores no que diz respeito à orientação pró – social, iniciação social e altruísmo bem como no total do Questionário. Todavia, é fundamental continuar a desenvolver estudos nesta área de investigação tendo em consideração a pouca informação existente acerca de algumas variáveis, nomeadamente, em relação ao papel do pai no desenvolvimento da TM.
- Identificação das emoções: a influência do género e dos estímulos visuaisPublication . Martins, Ana Raquel Baltazar; Freitas-Magalhães, A.; Peixoto, VâniaAo longo dos anos, as emoções têm vindo a ser extensivamente estudadas e documentadas na literatura, devido à sua importância no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano. As emoções são consideradas reações a determinados acontecimentos, situações recentes ou inesperadas que desempenham várias funções. Permitem proteger o património genético, pois garantem a sobrevivência da espécie, bem como equilibram o bem-estar individual e social. Têm, também um papel fundamental na aprendizagem, pois é através da expressão das emoções que ensinamos as crianças a interiorizar valores e regras sociais que as ajudam a manter relações e a processar informações. Permitem ainda uma melhor compreensão sobre os nossos comportamentos e os dos outros, uma vez que é uma forma de comunicação que implica uma interação social mais apropriada e eficaz, para além de que ajudam a tomar decisões e influenciam os comportamentos comunicativos. No entanto, os estudos e registos existentes são habitualmente realizados com participantes adultos e com recurso à face humana. Braconnier (1996) afirma que existem diferenças emocionais entre géneros; que estas dependem do contexto familiar, cultural e social e que surgem desde os primeiros meses de vida, justificando também as diferenças comportamentais entre o género feminino e masculino ao longo do seu desenvolvimento. Assim, o tema do presente trabalho é a identificação das emoções: a influência do género e de estímulos visuais, que teve como objetivos identificar e reconhecer o padrão das emoções de acordo com o género; verificar a existência de diferenças significativas na intensidade das emoções entre géneros; e comparar a identificação e o reconhecimento das emoções em ambos os géneros mediante a exposição aos diferentes estímulos (informação escrita com imagem, imagem, informação escrita). O estudo é transversal e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram 30 tiras de banda desenhada extraídas da obra completa de PEANUTS (Volumes I a V) de Schulz (2005, 2007, 2009, 2010), nas quais estão representadas as 7 emoções básicas: alegria, aversão, cólera, desprezo, medo, surpresa e tristeza (Freitas-Magalhães,2011), e questões de caracterização do perfil da criança. A amostra deste estudo foi constituída por 102 alunos do 8º ano de escolaridade portugueses de um Mega Agrupamento de Escolas da Zona Centro, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, selecionada por conveniência. Recorreu-se ao SPSS para determinar os objetivos em estudo. Em suma, a realização deste estudo permitiu concluir que existem poucos resultados estatisticamente significativos. Verifica-se que a intensidade da emoção “Cólera” é significativamente superior nas respostas ao estímulo completas na questão Int_30C para o género feminino comparativamente com o género masculino (6,06 vs 4,94; p<0,05). Também foram observadas associações estatisticamente significativas entre género e estímulos mudas nas questões: Int_2M, (5,53 vs 4,13; p<0,05) para a emoção “Medo” e na questão Int_6M1 para a emoção “Desprezo” (5,06 vs 3,96; p<0,05), sendo as proporções das médias superiores no género feminino. Apesar de não se verificarem associações estatisticamente significativas relativamente às intensidades das questões apenas com a informação escrita (Int_I), verificou-se que a proporção das médias das respostas para a intensidade das emoções básicas foi superior no género feminino comparativamente com o género masculino, na globalidade dos resultados. Over the years the emotions has been extensively studied and documented in the literature, due to its importance in the biopsychosocial human beings development. Emotions are considered reactions to certain events, recent or unexpected situations that perform various functions. Allows protecting the genetic heritage, because it guaranties the species survival and as well as balance the individual and social welfare. Although it has a fundamental role in learning, because it`s through the emotion’s expression that we teach children to internalize values and social rules that help maintain relationships and process information. It also allows a better understanding of our behaviors and of the others, since it`s a form of communication that involves a more appropriate and effective social interaction, as well as to facilitate the decisions process and influence communicative behaviors. However the studies and existing records are usually carried out with adult participants and with recourse to the human face. Braconnier (1996), states that there are emotional differences between genders; that depends on the family, cultural and social context, which occur in the first months after birth, also explaining the behavioral differences between female and male gender throughout its development. Thus, the purpose of the present study is the identification of emotions: the influence of gender and visual stimuli, which aimed to identify and recognize the emotions patterns according to gender; check for significant differences in the intensity of emotions between genders; and compare the identification and recognition of emotions in both sexes by exposure to different stimuli (written with picture, image information, written information). The study is cross-sectional and the data collection instruments used were 30 comic strips extracted from the PEANUTS Work (Volumes I to V) by Schulz (2005, 2007, 2009, 2010), in which are represented the 7 basic emotions: joy, disgust, anger, contempt, fear, surprise and sadness (Freitas-Magalhães, 2011), and issues of characterization of the child's profile. The study sample consisted of 102 students from the 8th year of schooling of a Portuguese Mega Group of Schools center Zone, aged between 13 and 16 years, selected by convenience. We used SPSS to determine the aims for the study. In short, this study has concluded that there are few statistically significant results. It turns out that the intensity of emotion "Anger" is significantly higher in the responses in stimulus “completas” in the question Int_30C for females compared with males (6.06 vs 4.94; p < 0.05). Also statistically significant associations were observed between gender and stimulus “mudas” questions: Int_2M, (5.53 vs 4.13; p < 0.05) for emotion "Fear" and on Int_6M1 issue for emotion "Contempt" (5.06 vs 3.96; p < 0.05), and the proportions of the averages higher than in females. Although there’s no statistically significant associations related to the question`s intensities of only with the written information (Int_I), it was found that the ratio of the average response to the intensity of basic emotions was higher in females compared with males, in the global results.
- New era in service delivery models: greek SLPs knowledge and perceptions of telepracticePublication . Pitsikali, Theodora –Christina; Maia, FátimaTelepractice is a service delivery model that allows speech- language pathologists to provide their services in remote areas via a teleconference tool. The current study aimed to investigate the knowledge, the use, the perceptions and intentions of Greek SLPs on telepractice. For the purposes of this study a non experimental, descriptive method survey research design selected. Information collected via an online, distributed, self- administered questionnaire. The instrumental tool designed by the author and the Greek SLP Association –SELLE (Σύλλογος Επιστημών Λογοπαθολόγων Λογοθεραπευτών Ελλάδος - Association of Greek Sciences, Speech Language Pathologists Speech Language Therapists) the link of the survey was sent to 925 members via newsletter. Seventy-five responded to the survey indicating a response rate 8% and finally 74 participants met the inclusion criteria. The results indicated that the majority of Greek SLPs know what telepractice means. Some of them , use it as a service delivery model for both adults and children with a wide range of disorders. In addition, they provided interesting benefits and barriers of this model and in general have a positive intention in using it in the future. The results obtained have numerous significant clinical and theoretical implications regarding this new service delivery model in Greece. Recommendations are made to Greek speech language therapists as well as future researchers. Teleprática é um modelo de prestação de serviço que permite aos terapeutas da fala prestarem os seus serviços em zonas remotas através de uma ferramenta de teleconferência. O presente estudo teve como objetivo investigar o conhecimento, o uso, as perceções e as intenções dos terapeutas da fala gregos sobre a teleprática. Para o propósito deste estudo, foi selecionado um desenho de investigação descritivo e não experimental. As informações foram recolhidas com reurso à distribuição de um questionário on-line, de autoadministração. O instrumento foi concebido pela autora, tendo a Associação Grega de Terapia da Fala -SELLE (Σύλλογος Επιστημών Λογοπαθολόγων Λογοθεραπευτών Ελλάδος - Association of Greek Sciences, Speech Language Pathologists Speech Language Therapists) enviado o link do questionário a 925 membros via newsletter. Setenta e cinco terapeutas da fala responderam, o que indica uma taxa de resposta de 8% e, finalmente, 74 participantes preencheram os critérios de inclusão. Os resultados indicaram que a maioria dos terapeutas da fala gregos sabe o que significa teleprática. Alguns deles usam este modelo de prestação de serviços, tanto com adultos como com crianças e com uma ampla gama de perturbações. Além disso, os participantes apontaram benefícios interessantes deste modelo, bem como barreiras, revelando, em geral, terem uma intenção positiva em usá-lo no futuro. Os resultados obtidos têm diversas implicações significativas, clínicas e teóricas, em relação a este novo modelo de prestação de serviços na Grécia. São feitas recomendações para terapeutas da fala gregos, bem como para futuros investigadores.
- Estudo comparativo sobre as intenções e formas de comunicação usadas por crianças residentes em núcleo familiar natural e em centros de acolhimento temporárioPublication . Barreira, Ana Rita da Silva; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoEste estudo objetiva a observação e comparação das intenções e das formas de comunicação mais usadas nas funções de comunicação Regulação do Comportamento e Interação Social, em crianças residentes em Núcleo Familiar Natural (NFN) e em Centro de Acolhimento Temporário (CAT), nas faixas etárias entre os 12 e os 36 meses de idade. A amostra foi constituída por 50 crianças, repartindo-se em igual número por ambos os ambientes. A recolha dos dados foi obtida num único momento, com a interação entre pesquisador e criança. A análise dos dados foi realizada com recurso ao programa SPSS® IBM© Statistics e contagem manual. O resultado da pesquisa permitiu compreender algumas diferenças entre os grupos estudados: as crianças residentes em CAT evidenciaram mais uso da função interação social; tanto as crianças residentes em NFN, como as residentes em CAT, usaram mais a função de comunicação regulação do comportamento e, as crianças residentes em CAT demonstraram um menor desenvolvimento dos meios simbólicos. As intenções comunicativas mais usadas na função do regulamento do comportamento para ambos os ambientes foram “pede comida/objetos desejados” e “protesta/recusa objetos/comida não desejada”. As formas de comunicação mais usadas nesta função foram a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras, embora esta última com menos expressão. Ao nível da função comunicativa interação social verificou-se que a intenção mais usada no ambiente CAT foi claramente “pede conforto”, seguindo-se das intenções “toma a vez” e “pede jogos sociais”. No ambiente NFN as mais usadas foram “pede jogos sociais”, “saúda” e “pede conforto”. As formas de comunicação também mais usadas a nível pré-simbólico as expressões faciais e o contacto ocular e a nível simbólico as palavras isoladas e as combinações de palavras. The aim of this study is to oberve and compare communication intentions and forms mot commonly used in Behaviour Regulation and Social Interaction, in children living in Natural Familiy Nucleous (NFN) and Temporary Foster Centre (TFC), in the age groups between 12 to 36 months of age. Sample was constituted by 50 children, being split in equal mumbers for both environments. Data collection was obtained in a single moment between the researcher and the participant children. Data analysis was performed using SPSS® IBM© Statistics and manual couting. Results from this study allowed understand some differences between groups: Children living in TFC showed more use of social interaction function: both children from TFC and NFN applied more the behaviour regulation communication function, and children from TFC revealed less development of symbolic means. The comunicative intentions more used in the in behaviour regulation function for both groups were “requests for food/objects” and “protests/refuses food/objects not desired”. The most common communicational forms utilized in this function were , at a pre-symbolic level, facial expressions and eye contact, and at a symbolic level, isolated words and word combinations, although the latter in minor frequency. At the level of communicative function social interaction it was observed that the most common intention used in TFC environment was “confort request”, followed by the intentions “takes his turn” and “requests social games”. In NFN environment also “requests social games”, “saluts” and “confort request” were the most commons. The communication forms more used at a pre-symbolic level were the facial expressions and eye contact, and at a symbolic level isolated words and word combinations.
- Referenciação de crianças com problemas de comunicação e linguagem a partir dos cuidados de saúde primáriosPublication . Dinis, Maria Inês da Silva; Maia, FátimaOs problemas de comunicação e linguagem (PCL) podem limitar a atividade e participação de um indivíduo ao longo da sua vida. Todavia, a intervenção precoce tem-se provado bastante eficaz nestes casos. Os médicos de família (MF) encontram-se numa posição privilegiada para deteção e referenciação destes problemas em idades precoces. Porém, há evidências de que a sua participação neste processo tem sido reduzida, nomeadamente no que respeita à referenciação para serviços de Intervenção Precoce. Assim, esta investigação pretende compreender qual o papel que os MF consideram ter relativamente a este processo e quais os fatores que podem influenciar a referenciação de crianças com suspeita de PCL. Este estudo teve como base um desenho de investigação descritivo, transversal e observacional. Recorreu-se a um método de amostragem por redes para a distribuição de um questionário On-line. O instrumento foi construído pela autora e é de caráter maioritariamente quantitativo, embora integre uma questão qualitativa de resposta semiaberta. Dos questionários enviados foram devolvidos 55. A resposta semiaberta foi preenchida por 16 dos 55 MF. Os resultados demonstram que a maioria dos MF valoriza bastante ou muito a sua participação na deteção de PCL e considera importante detetar precocemente estes problemas. Para além disso, valorizam bastante ou muito a colaboração em equipa e do terapeuta da fala. A grande parte sente-se influenciada pela preocupação dos pais, pela satisfação com os serviços e com os resultados da Escala de Avaliação de Desenvolvimento de Mary Sheridan Modificada para a referenciação de crianças com PCL. Para além disso, identificam barreiras relacionadas com recursos humanos, serviços, conhecimentos relacionados com o processo de referenciação, burocracia, lentidão do processo e com a atitude dos pais. Considera-se que este estudo pode constituir um ponto de partida para futuras investigações, para a adequação de estratégias institucionais e implementação de práticas que aproximem profissionais e serviços, de forma a melhorar o processo de referenciação de crianças com PCL a partir dos cuidados de saúde primários.
- O efeito das competências comunicativas da criança na relação entre práticas centradas na família e satisfação das famílias com os serviços de intervenção precoce na infânciaPublication . Regêncio, Rita Carlos Neto; Peixoto, VâniaActualmente, o campo da Intervenção Precoce na Infância recomenda as Práticas Centradas na Família como as melhores práticas no apoio a crianças e famílias, através de legislação, directrizes de organizações de referência e de evidência científica (Dunst, 2000; Guralnick, 2005; Dunst, Trivette e Hamby, 2007; Espe-Sherwindt, 2008; Trute, 2013; Carvalho et al., 2016). Acresce que a investigação tem vindo a demonstrar que as abordagens de intervenção centrada na família estão associadas a maiores índices de satisfação das famílias com os serviços (Dunst, Trivette e Hamby, 2007). O presente trabalho consiste numa revisão sistemática de literatura e pretende identificar e analisar do ponto de vista qualitativo estudos que investiguem o papel das competências comunicativas da criança na relação entre Práticas Centradas na Família e satisfação das famílias com os serviços. Foram pesquisados artigos publicados até à data e disponíveis em sete bases de dados electrónicas, tendo sido seleccionados 6 artigos. Os participantes são pais de crianças com mais de 2 anos de idade que receberam serviços onde se pretendem implementar Práticas Centradas na Família. Partindo da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que 1) o número de estudos encontrados é muito reduzido, 2) a maioria dos resultados refere-se a contexto hospitalar, 3) de uma maneira geral todos os estudos apontam para uma maior satisfação das famílias com os serviços quando são implementadas Práticas Centradas na Família. Por último, importa salientar que não foram encontrados estudos que considerem as competências comunicativas da criança como uma variável de influência na relação entre PCF e satisfação das famílias com os serviços e práticas. Neste sentido, cabe ainda apresentar uma proposta de investigação que permita explorar o papel das competências comunicativas da criança na relação entre PCF e satisfação das famílias com os serviços de IPI.
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