Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by advisor "Bandeira, Fernando"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da usabilidade do software Perceber para estudantes autistasPublication . Martins, Mara Rubia Rodrigues; Bandeira, FernandoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar, na perspectiva dos professores, a usabilidade do Software Perceber, um dos produtos do Projeto Participar da Universidade de Brasília. Como referencial técnico, tem-se a usabilidade apresentada no modelo de qualidade SQuaRE ISO/IEC 25010:2011, especificada em suas seis subcaracterísticas, e a Teoria das Funções Executivas, que fundamentou a concepção e o desenvolvimento do referido Software. Para coletar as informações na pesquisa de campo realizada, utilizou-se o questionário (dimensão quantitativa), desenvolvido a partir dos referenciais teóricos, e a entrevista semiestrurada (dimensão qualitativa). Os dados foram tratados a partir de estatística descritiva e análise fatorial. A análise dos dados quantitativos permite a conclusão de que a usabilidade do Software Perceber é considerada satisfatória pelos professores da amostra. Já o exame dos dados qualitativos conduz a um resultado positivo na avaliação do Software Perceber. No entanto, é preciso aprimorar o desenvolvimento do Software, quer para adequá-lo às necessidades emergentes dos professores, quer para incorporá-lo com novos conteúdos que respondam melhor às necessidades dos alunos. Espera-se que a metodologia empregada nesta pesquisa possa auxiliar a elaboração de novas pesquisas que explorem amostras maiores ou a avaliação de outros softwares educativos.
- Educação à Distância (EAD): uma proposta de modelagem que visa relacionar as avaliações dos indicadores do IACG (Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação) com o ENADE (Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes)Publication . Oliveira, Gilberto Imbroisi; Bandeira, Fernando; Andrade, Cacilda Soares deO desalinhamento entre as notas das avaliações de reconhecimento dos cursos de graduação de gestão em EAD e as dos alunos egressos desses mesmos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ambas no período de 2012-2014, representaram o aspecto desencadeador da questão que motivou esta investigação. As Avaliações de Reconhecimento dos Cursos resultam da média do conjunto de indicadores (variáveis independentes) que constituem suas três Dimensões de Qualidade (DQ). Assim, tem-se: D1 = 22 Ind.; D2=20 Ind.; e D3=21 Ind., totalizando os 63 (sessenta e três) indicadores (Ind.), cujas notas variam entre 1 e 5, em grau crescente por excelência. De outro lado, tem-se a nota dos alunos dos cursos no Enade (variável resposta ou dependente), Exame que, em boa medida, reflete o resultado das avaliações da qualidade dos cursos. Em face do exposto, poderia se esperar que a maioria dos Cursos Reconhecidos com notas entre 4 (ótimo) e 5 (excelente) entregasse ao mercado alunos com resultado Enade em torno de suas mesmas notas. Ocorre que, a partir da análise das avaliações dos 85 (oitenta e cinco) cursos de gestão e do desempenho dos alunos aferido pelo Enade observou-se que 43 cursos (51% deles), embora avaliados com média entre 4 e 5, entregaram ao mercado alunos conceituados com notas entre 1 e 3 no Enade. Diante dessa questão, objetivou-se a formulação de um modelo preditivo com vistas a explicar o efeito da variação das notas dos indicadores de qualidade dos cursos sobre o Enade, valendo-se de um modelo de regressão linear multivariada (RLM), testado por meio da substituição das notas dos Indicadores dos cursos que constituíram o modelo, pelas notas dos indicadores dos 09 (nove) cursos que não o integraram. O resultado combinado da tendência dos conceitos estimados pelo modelo acompanhar a variação dos conceitos reais, com o do coeficiente de determinação (R^2) ajustado e com o da raiz do erro quadrático médio (RMSE) evidenciaram que o ajuste do modelo demonstrou-se plausível.
- Educação à distância em Santa Catarina: proposta e operacionalização de um instrumento de avaliação institucional dos polos de apoio presencial EaD/UABPublication . Oliveira Filho, Adão de; Bandeira, FernandoO objetivo desta tese de doutoramento é construir e operacionalizar um instrumento de avaliação institucional para Polos de Apoio Presencial de Educação à distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB. O sistema UAB possibilita a oferta de cursos de nível superior conveniados com as universidades públicas. A seleção das unidades primou por polos UAB ofertantes de curso de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, no estado de Santa Catarina. A questão de partida com base no estado da arte, e nas normativas da legislação brasileira, que determinam diretrizes para a avaliação do ensino superior, dispostas em dimensões elencadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, constatou que o instrumento de avaliação vigente para estas unidades educacionais, continha dimensões insuficientes para assegurar sua qualidade funcional. Neste sentido, construiu-se um instrumento de avaliação, alinhado às normativas legais e nos moldes do que vigora desde 2017, para avaliação institucional externa presencial e a distância, para as instituições de educação superior, que após ser devidamente validado por uma banca de especialistas doutores e coordenadores de Polos, foi aplicado às 25 unidades educacionais estudadas. Na pesquisa, utilizou-se para a abordagem os métodos quantitativo e qualitativo, em uma pesquisa descritiva e exploratória, que contou com os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados constituiu-se por questionário interpretado através da análise de consistência interna e análise fatorial. Para a entrevista utilizou-se análise de conteúdo. O instrumento aplicado junto aos coordenadores de Polo, viabilizou a recolha de informações pertinentes, que juntamente com a entrevista, possibilitou traçar o perfil dos Polos de Apoio Presencial UAB estudados. Concluiu-se que a falta de cursos, alunos e um processo de avaliação consistente, que envolva todos os aspectos da instituição, os coloca à margem do planejamento e da gestão.
- Integração da cadeia de suprimentos: caso das empresas de um polo industrial no BrasilPublication . Santos Filho, Geraldo Maciel dos; Bandeira, Fernando; Cairrão, ÁlvaroUm fator de competitividade das empresas atualmente é a capacidade que elas têm para integrar sua cadeia de suprimentos de forma que esta atue como uma única empresa. A tecnologia da informação é uma poderosa ferramenta de apoio a essa estratégia, pois pode prover a informação necessária para que o processo de comunicação não seja um entrave a essa estratégia, além de permitir a automatização do processo, economizando tempo e, consequentemente, reduzindo lead times. O presente trabalho tem como objetivo verificar o grau de integração da cadeia de suprimentos das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Como instrumento de investigação usou-se a métrica Performance Benefits of Supply Chain Logistical Integration, no qual verificar-se-ão seis visões de integração da cadeia de suprimentos: integração com clientes, integração interna, integração com fornecedores de materiais e serviços, integração de tecnologia e planejamento, integração de medição, integração de relacionamento. A pesquisa foi feita por meio de um questionário enviado para todas as empresas do PIM, com questões a respeito do processo de integração da cadeia de suprimentos. O resultado permitiu concluir que as empresas pesquisadas usam tecnologias atualizadas e que a cadeia de suprimentos das empresas do Polo Industrial de Manaus recebeu um total de 65% de respostas positivas indicando por esse critério que a cadeia de suprimentos é integrada.
- A percepção dos alunos quanto ao ensino a distância na graduação mediado pela tecnologia da informação e comunicação e suas práticas pedagógicasPublication . Sanches, Vander Lúcio; Bandeira, Fernando; Rurato, PauloA Educação a distância tem se desenvolvido significativamente de acordo com o crescimento da comunidade instigada pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O mercado contemporâneo de negócios acolheu na Educação a distância uma possibilidade ilimitada pela experimentação de novos perfis de estudantes, que já não possuem tempo fixo e procuram por horários versáteis para realizar os seus aprendizados. A Educação a distância (EaD) projeta-se com o amparo das (TICs) para ampliar um papel social com proporções múltiplas, uma vez que possibilita que os indivíduos com tempo restrito, barreiras geográficas ou até mesmo físicas possam ter possibilidade ao conhecimento científico. As novas concepções da Educação a distância usam uma pluralidade de procedimentos pedagógicos diretamente correlacionados à agilidade, a versatilidade e com a finalidade de contribuir, subsidiar a elaboração do conhecimento. A questão de partida da investigação é comparar as percepções dos alunos relativamente ao EaD de quatro cursos de graduação da Faculdade Pitágoras. O objetivo principal da tese foi mensurar a percepção dos alunos quanto à utilização das ferramentas digitais disponibilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, e das práticas pedagógicas utilizadas na aprendizagem a distância por acreditar que seja possível uma combinação ideal entre essas ferramentas digitais e as práticas pedagógicas esperadas pelos sujeitos. Alguns objetivos específicos foram necessários para servir de norte na elaboração da pesquisa como: Identificar se as ferramentas digitais utilizadas nas plataformas de ensino a distância nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social e Tecnólogo na área de Gestão, permitem indicar quais delas contribuem efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem em nível de graduação; investigar de que forma o uso das ferramentas virtuais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de graduação a distância; analisar se as práticas pedagógicas associadas ao uso das ferramentas digitais permitem identificar em que aspectos elas podem ser melhoradas de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considera-se que a associação entre esses recursos digitais oportunizadas pelas TICs com as práticas pedagógicas poderá disponibilizar uma Educação diversificada que torne o estudante o sujeito co-autor, participante, atuante no processo de ensino/aprendizagem dando sentido a esta construção. O estudante deve ser estimulado, provocado e motivado a sair de um comportamento apático e a enfrentar a si mesmo como agente reflexivo, crítico e construtor do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o objeto de estudo da tese foi às tecnologias da informação e comunicação aplicadas nos ambientes virtuais, os métodos de ensino e as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Para contemplá-lo foi efetuado um estudo de campo, na faculdade Pitágoras, localizada na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, onde foram aplicados inquéritos como questionários aos alunos.