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- O atendimento educacional especializado nas salas de recursos dos centros municipais de educação infantil em Santarém do ParáPublication . Lima, Josiane Gomes; Coelho, FátimaÉ através da educação infantil que grandes oportunidades acontecem para as crianças, pois a escola é um local de inúmeras possibilidades. O primeiro contato com o ambiente escolar deve ser positivo e inspirador para crianças e familiares. Todos, sem exceção, deverão ter acesso, independentemente das suas caraterísticas pessoais. Este estudo tem como objetivo geral compreender e analisar o processo de inclusão na educação infantil de alunos com necessidades específicas (NE) do ponto de vista dos docentes e no ponto de vista dos pais, em dois Centros Municipais de Educação Infantil, situados na cidade de Santarém, no Pará. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido utilizado como instrumento de coleta de dados dois questionários abertos que serviram para conduzir a entrevista, aos quais participaram dezasseis participantes, entre pais e profissionais. Concluiu-se que a maioria dos profissionais (80%) do corpo docente das escolas entrevistadas disse estar preparada para receber crianças com NE. Quanto ao processo de inclusão, a maioria acredita que, trabalhando em colaboração, consegue implementar a educação inclusiva e apenas 15 % afirmam ser necessário buscar novas estratégias. A minoria dos entrevistados ressaltou a importância de criar um plano especializado, enquanto a maioria considera que deveriam receber constante formação continuada, 20% disseram que a parceria com a família é uma excelente estratégia. Quanto às dificuldades encontradas neste trabalho, a maioria dos professores aponta a falta de apoio pedagógico, o escasso apoio familiar e um número excessivo de alunos. Quanto às ações para aproximar família e escola, a maioria dos pais afirma que as conversas diárias sobre o desenvolvimento da criança são suficientes para que essa aproximação aconteça e acreditam que palestras de formação para ambos participarem seria de grande relevância. Estão satisfeitos com o modelo educativo adotado para os seus filhos.
- Deploying digitalisation and artificial intelligence in sustainable development researchPublication . Leal Filho, Walter; Yang, Peter; Eustachio, João Henrique Paulino Pires; Azul, Anabela Marisa; Gellers, Joshua C.; Gielczyk, Agata; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Kozlova, ValerijaMany industrialised countries have benefited from 21st century technologies, especially automation, which have fundamentally changed manufacturing and industrial production processes. The next step in the evolution of automation is the development of artificial intelligence (AI), i.e., intelligence demonstrated by machines and systems, which cannot only perform tasks but also work synergistically with humans and nature. Intelligent systems that can see, analyse situations and sensitively respond to real-time cues, from human gestures and facial expressions to pedestrians crossing a busy street, will reshape transportation, precision agriculture, biodiversity conservation, environmental modelling, public health, construction and manufacturing, as well as initiatives designed to promote prosperity on Earth. This paper explores the connections between AI systems and sustainable development (SD) research. It addresses a perceived research gap seen in respect of investigations examining the synergies among these topics. By means of an expert-driven literature review, bibliometric analysis, a world survey and a resulting set of relevant case studies, ways in which AI can support research on SD and, inter alia, contribute to a more sustainable and equitable world, are identified.
- Opinião dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e da escrita no segundo e terceiro ano do ensino fundamental: a dislexia em idade escolarPublication . Santos, Francinéia Sousa dos; Saavedra, LuísaA literatura aponta que a fluência de leitura é uma competência crítica na fase inicial e ao longo do processo de aprendizagem da leitura. O presente estudo pretende analisar os conhecimentos dos professores do 2º ano e 3º ano do ensino fundamental numa escola da cidade de Santarém, Pará, Brasil, face à problemática da dislexia, ao nível da identificação das características dos referidos alunos para procederem, posteriormente, a um apoio mais adequado. Segundo vários estudos, a dislexia consiste numa perturbação específica da leitura, caracterizada por dificuldades de reconhecimento de letras, descodificação e soletração de palavras, o que compromete a aprendizagem e o desempenho de alunos que possuem tal diagnóstico. É essencial que os professores conheçam as características e os comportamentos que as crianças com dislexia apresentam, por forma a melhorarem a sua intervenção. Pretendeu-se, com este estudo, a aplicação de uma metodologia de investigação baseada numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a professores. Este estudo foi submetido à Plataforma Brasil. As conclusões indicam que o tempo de experiência em lidar com alunos disléxicos em sala de aula poderá ter influenciado as respostas sobre os conhecimentos dos docentes em relação à problemática da Dislexia, uma vez que 64% dos inquiridos informaram não ter recebido formação em Educação Especial ou sobre dislexia em específico, e quando questionados se haviam procurado formação na área de Educação Especial, nomeadamente na área da dislexia, 84% dos professores responderam negativamente. Aqueles que responderam positivamente à pergunta informaram ter procurado esta formação específica na escola.
- Integração da cadeia de suprimentos: caso das empresas de um polo industrial no BrasilPublication . Santos Filho, Geraldo Maciel dos; Bandeira, Fernando; Cairrão, ÁlvaroUm fator de competitividade das empresas atualmente é a capacidade que elas têm para integrar sua cadeia de suprimentos de forma que esta atue como uma única empresa. A tecnologia da informação é uma poderosa ferramenta de apoio a essa estratégia, pois pode prover a informação necessária para que o processo de comunicação não seja um entrave a essa estratégia, além de permitir a automatização do processo, economizando tempo e, consequentemente, reduzindo lead times. O presente trabalho tem como objetivo verificar o grau de integração da cadeia de suprimentos das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Como instrumento de investigação usou-se a métrica Performance Benefits of Supply Chain Logistical Integration, no qual verificar-se-ão seis visões de integração da cadeia de suprimentos: integração com clientes, integração interna, integração com fornecedores de materiais e serviços, integração de tecnologia e planejamento, integração de medição, integração de relacionamento. A pesquisa foi feita por meio de um questionário enviado para todas as empresas do PIM, com questões a respeito do processo de integração da cadeia de suprimentos. O resultado permitiu concluir que as empresas pesquisadas usam tecnologias atualizadas e que a cadeia de suprimentos das empresas do Polo Industrial de Manaus recebeu um total de 65% de respostas positivas indicando por esse critério que a cadeia de suprimentos é integrada.