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Educação à Distância (EAD): uma proposta de modelagem que visa relacionar as avaliações dos indicadores do IACG (Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação) com o ENADE (Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes)

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O desalinhamento entre as notas das avaliações de reconhecimento dos cursos de graduação de gestão em EAD e as dos alunos egressos desses mesmos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ambas no período de 2012-2014, representaram o aspecto desencadeador da questão que motivou esta investigação. As Avaliações de Reconhecimento dos Cursos resultam da média do conjunto de indicadores (variáveis independentes) que constituem suas três Dimensões de Qualidade (DQ). Assim, tem-se: D1 = 22 Ind.; D2=20 Ind.; e D3=21 Ind., totalizando os 63 (sessenta e três) indicadores (Ind.), cujas notas variam entre 1 e 5, em grau crescente por excelência. De outro lado, tem-se a nota dos alunos dos cursos no Enade (variável resposta ou dependente), Exame que, em boa medida, reflete o resultado das avaliações da qualidade dos cursos. Em face do exposto, poderia se esperar que a maioria dos Cursos Reconhecidos com notas entre 4 (ótimo) e 5 (excelente) entregasse ao mercado alunos com resultado Enade em torno de suas mesmas notas. Ocorre que, a partir da análise das avaliações dos 85 (oitenta e cinco) cursos de gestão e do desempenho dos alunos aferido pelo Enade observou-se que 43 cursos (51% deles), embora avaliados com média entre 4 e 5, entregaram ao mercado alunos conceituados com notas entre 1 e 3 no Enade. Diante dessa questão, objetivou-se a formulação de um modelo preditivo com vistas a explicar o efeito da variação das notas dos indicadores de qualidade dos cursos sobre o Enade, valendo-se de um modelo de regressão linear multivariada (RLM), testado por meio da substituição das notas dos Indicadores dos cursos que constituíram o modelo, pelas notas dos indicadores dos 09 (nove) cursos que não o integraram. O resultado combinado da tendência dos conceitos estimados pelo modelo acompanhar a variação dos conceitos reais, com o do coeficiente de determinação (R^2) ajustado e com o da raiz do erro quadrático médio (RMSE) evidenciaram que o ajuste do modelo demonstrou-se plausível.
The misalignment between the scores of the recognition assessments of undergraduate management courses in distance learning and those of the students graduating from these same courses in the National Student Performance Examination (Enade), both in the period 2012-2014, represented the triggering aspect of the issue. that motivated this investigation. The Course Recognition Assessments result from the average of the set of indicators (independent variables) that constitute its three Quality Dimensions (DQ). Thus, we have: D1 = 22 Ind.; D2=20 Ind.; and D3=21 Ind., totaling 63 (sixty-three) indicators (Ind.), whose scores vary between 1 and 5, in increasing degree par excellence. On the other hand, there is the grade of students in Enade courses (response or dependent variable). In view of the above, it could be expected that most of the Recognized Courses with grades between 4 (excellent) and 5 (excellent) would deliver students to the market with Enade results around their same grades. It so happens that, from the analysis of the evaluations of the 85 (eighty-five) management courses and the performance of the students measured by Enade, it was observed that 43 courses (51% of them), although evaluated with an average between 4 and 5, delivered to the market highly regarded students with grades between 1 and 3 in Enade. Faced with this question, the objective was to formulate a predictive model in order to explain the effect of the variation in the grades of the quality indicators of the courses on the Enade, using a multivariate linear regression model (MLR), tested through the replacement of the scores of the Indicators of the courses that constituted the model, by the scores of the indicators of the 09 (nine) courses that did not integrate it. The combined result of the trend of the concepts estimated by the model following the variation of the real concepts, with that of the coefficient of determination (R^2) adjusted and with that of the root mean square error (RMSE) showed that the adjustment of the model proved to be plausible.
Le décalage entre les notes des évaluations de reconnaissance des formations de gestion du premier cycle à distance et celles des étudiants sortant de ces mêmes formations à l'Enade National Student Performance Examination (Enade), toutes deux sur la période 2012-2014, a représenté l'élément déclencheur de la question qui a motivé cette enquête. Les évaluations de reconnaissance de cours résultent de la moyenne de l'ensemble d'indicateurs (variables indépendantes) qui constituent ses trois dimensions de qualité (DQ). Ainsi, nous avons : D1 = 22 Ind. ; D2=20 Ind. ; et D3=21 Ind., totalisant 63 (soixante-trois) indicateurs (Ind.), dont les scores varient entre 1 et 5, en degré croissant par excellence. D'autre part, il y a la note des étudiants dans les cours Enade (réponse ou variable dépendante). Compte tenu de ce qui précède, on pourrait s'attendre à ce que la plupart des cours reconnus avec des notes comprises entre 4 (excellent) et 5 (excellent) délivrent des étudiants sur le marché avec des résultats Enade proches de leurs mêmes notes. Il se trouve qu'à partir de l'analyse des évaluations des 85 (quatre-vingt-cinq) filières de management et des performances des étudiants mesurées par l'Enade, il a été constaté que 43 filières (dont 51%), bien qu'évaluées avec une moyenne entre 4 et 5, a livré au marché des étudiants très appréciés avec des notes comprises entre 1 et 3 à l'Enade. Face à cette question, l'objectif était de formuler un modèle prédictif afin d'expliquer l'effet de la variation des notes des indicateurs de qualité des cours sur l'Enade, à l'aide d'un modèle de régression linéaire multivarié (MLR), testé par le remplacement des scores des Indicateurs des filières qui ont constitué le modèle, par les scores des indicateurs des 09 (neuf) filières qui ne l'ont pas intégré. Le résultat combiné de l'évolution des concepts estimés par le modèle suivant la variation des concepts réels, avec celui du coefficient de détermination (R^2) ajusté et avec celui de l'erreur quadratique moyenne (RMSE) a montré que l'ajustement du modèle s'est avéré plausible.

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Enade Indicadores de qualidade RLM Gestão Quality indicators Management Indicateurs de qualité Gestion

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