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- Airmon: sistema IoT de monitorização e classificação da ocupação em salas de aulaPublication . Vargas, João Diogo Silvestre; Sobral, Pedro; Moreira, Rui SilvaA gestão dos parâmetros ambientais em espaços fechados é de extrema importância para manter a salubridade e conforto dos recintos, principalmente em espaços públicos muito frequentados. Em particular, em ambientes escolares, a má gestão destes parâmetros, pode impactar negativamente o bemestar dos alunos e docentes, manifestando-se em dificuldades de concentração, fadiga e/ou dores de cabeça, afetando, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de inteligência artificial para classificar a ocupação desses espaços, oferece a oportunidade de otimizar a sua gestão e planeamento, tornando o processo educacional mais eficiente e adaptado às necessidades dos intervenientes. Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma possível solução para a lacuna existente relativamente à gestão de parâmetros ambientais, através da conceção e implementação de um sistema de monitorização de baixo custo e alta escalabilidade, visando a recolha e agregação precisa de dados ambientais, oriundos de diversas salas de aula, distribuídas por diferentes estabelecimentos de ensino e com a capacidade de integrar todos os que se pretendam associar ao projeto. Foram desenvolvidas caixas equipadas com um conjunto diversificado de sensores de baixo custo e consumo energético. O sistema disponibiliza uma interface intuitiva para o acesso e monitorização em tempo real de variáveis como os níveis de CO2, humidade, temperatura e partículas, referentes a cada sala de aula das escolas monitorizadas. Adicionalmente, os dados ambientais foram complementados com a indicação da ocupação das salas, através da colaboração da comunidade escolar, fornecendo assim uma solução que respeita a privacidade das pessoas envolvidas, não requerendo a utilização de métodos de recolha de dados invasivos, como câmaras. A estes dados foram aplicadas técnicas de inteligência artificial com o intuito de classificar a ocupação das salas de aula, obtendo uma acurácia de, no mínimo, 83% na classificação da ocupação com um modelo geral para todas as salas de aula e de, pelo menos, 85% quando treinadas para uma sala específica.
- A percepção dos alunos quanto ao ensino a distância na graduação mediado pela tecnologia da informação e comunicação e suas práticas pedagógicasPublication . Sanches, Vander Lúcio; Bandeira, Fernando; Rurato, PauloA Educação a distância tem se desenvolvido significativamente de acordo com o crescimento da comunidade instigada pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O mercado contemporâneo de negócios acolheu na Educação a distância uma possibilidade ilimitada pela experimentação de novos perfis de estudantes, que já não possuem tempo fixo e procuram por horários versáteis para realizar os seus aprendizados. A Educação a distância (EaD) projeta-se com o amparo das (TICs) para ampliar um papel social com proporções múltiplas, uma vez que possibilita que os indivíduos com tempo restrito, barreiras geográficas ou até mesmo físicas possam ter possibilidade ao conhecimento científico. As novas concepções da Educação a distância usam uma pluralidade de procedimentos pedagógicos diretamente correlacionados à agilidade, a versatilidade e com a finalidade de contribuir, subsidiar a elaboração do conhecimento. A questão de partida da investigação é comparar as percepções dos alunos relativamente ao EaD de quatro cursos de graduação da Faculdade Pitágoras. O objetivo principal da tese foi mensurar a percepção dos alunos quanto à utilização das ferramentas digitais disponibilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, e das práticas pedagógicas utilizadas na aprendizagem a distância por acreditar que seja possível uma combinação ideal entre essas ferramentas digitais e as práticas pedagógicas esperadas pelos sujeitos. Alguns objetivos específicos foram necessários para servir de norte na elaboração da pesquisa como: Identificar se as ferramentas digitais utilizadas nas plataformas de ensino a distância nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social e Tecnólogo na área de Gestão, permitem indicar quais delas contribuem efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem em nível de graduação; investigar de que forma o uso das ferramentas virtuais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de graduação a distância; analisar se as práticas pedagógicas associadas ao uso das ferramentas digitais permitem identificar em que aspectos elas podem ser melhoradas de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considera-se que a associação entre esses recursos digitais oportunizadas pelas TICs com as práticas pedagógicas poderá disponibilizar uma Educação diversificada que torne o estudante o sujeito co-autor, participante, atuante no processo de ensino/aprendizagem dando sentido a esta construção. O estudante deve ser estimulado, provocado e motivado a sair de um comportamento apático e a enfrentar a si mesmo como agente reflexivo, crítico e construtor do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o objeto de estudo da tese foi às tecnologias da informação e comunicação aplicadas nos ambientes virtuais, os métodos de ensino e as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Para contemplá-lo foi efetuado um estudo de campo, na faculdade Pitágoras, localizada na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, onde foram aplicados inquéritos como questionários aos alunos.
- Erosão dentária em dentes decíduos: revisão narrativaPublication . Silva, Gabrielle Perez Fernandes da; Gião, AnaA erosão dentária é um processo químico irreversível, progressivo e de causa multifatorial, que leva à perda dos tecidos mineralizados dos dentes. Este trabalho tem como finalidade detetar causas e fatores que possam influenciar a erosão dentária. Pretende também alertar para um correto diagnóstico, tendo em conta o crescimento do número de casos nos últimos anos, assim como, o facto de poder ocorrer de forma precoce na infância. Desta forma, é importante um correto diagnóstico a fim de prevenir a evolução da patologia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrónicas: PubMed, Cochrane, Ebsco e Web of Sciene, entre um período temporal de 2019-2023. Os termos de pesquisa foram combinados com os marcadores booleanos “AND” e “OR”. A erosão na dentição decídua está relacionada com a alimentação e é necessário identificar os fatores de risco de forma precoce para ajudar na prevenção.
- SmartHoming: sistema IoT de gestão de cuidados e segurança domésticosPublication . Pinheiro, Pedro Alexandre Abreu; Moreira, Rui Silva; Sobral, PedroCom o envelhecimento da população torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de espaços domésticos inteligentes que permitam autonomizar com segurança a vida em residências. Neste contexto, os sistemas Internet of Things (IoT) têm-se destacado como um vetor de transformação na gestão doméstica. Este trabalho propõe o sistema SmartHoming, i.e. uma solução IoT inovadora e integradora de várias valências de assistência à vida em residências. O sistema SmartHoming foi delineado após uma análise cuidada de soluções existentes, que permitiu identificar lacunas no mercado IoT doméstico. Entre as principais vantagens da solução proposta, destaca-se a facilidade de gestão e segurança na utilização de múltiplos dispositivos conectados, a automação integrada de apoio a uma diversidade de tarefas domésticas, com base em mecanismos de usabilidade fáceis e intuitivos. O sistema SmartHoming foi cuidadosamente planeado para facilitar a integração e interação dos utilizadores com uma multitude de dispositivos, permitindo uma utilização fácil e intuitiva a um público diversificado e independentemente da sua familiaridade com tecnologia. A segurança foi outro dos aspetos essenciais na conceção do sistema SmartHoming. Num mundo onde a proteção de dados é primordial, o sistema procura oferecer privacidade aos utilizadores, através do tratamento local dos dados, procurando assim minimizar riscos associados a acessos não autorizados. Os testes funcionais realizados ao sistema SmartHoming permitiram avaliar a sua eficácia e robustez. Através de uma abordagem iterativa, o sistema foi aperfeiçoado com base em simulações e testes internos, garantindo uma solução afinada às necessidades e requisitos reais dos utilizadores. Com a concretização desta solução, visa-se proporcionar aos residentes domésticos uma rotina diária mais tranquila e confortável, otimizando processos e maximizando a eficiência e segurança das atividades. O sistema foi concebido com a finalidade de antever situações de risco e agir de forma célere perante eventuais contingências, promovendo uma vida mais autónoma e segura.