Unidade de Ponte de Lima
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Browsing Unidade de Ponte de Lima by advisor "Coelho, José Domingos"
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- Conhecimentos da população do concelho de Monção sobre suporte básico de vidaPublication . Rodrigues, Vanessa Campos; Coelho, José DomingosA paragem cardio-respiratória é uma das principais causas de mortalidade na Europa, podendo ocorrer no domicílio da vítima, no local de trabalho, na rua ou num espaço comercial, sendo a cadeia de sobrevivência a base para o socorro. É importante que o indivíduo que assiste a esta situação consiga compreender a necessidade de chamar ajuda imediata e, no caso de possuir conhecimentos, iniciar precocemente manobras de Suporte Básico de Vida. Neste sentido, surge a investigação intitulada "Conhecimento da população de Monção sobre Suporte Básico de Vida", com o intuito de dar resposta aos seguintes objectivos específicos: averiguar se os indivíduos possuem curso de socorrismo; avaliar o nível de conhecimentos da população face a situações de paragem cardio-respiratória; verificar se os indivíduos se sentem preparados para actuar em situações de paragem cardio-respiratória; investigar se a população consegue identificar qual o número Europeu de Emergência Médica; analisar se os indivíduos consegue identificar qual a ordem básica de actuação numa situação de emergência; verificar se os indivíduos inquiridos identificam quanto tempo levam as reservas de energia e oxigénio do cérebro a esgotar-se, numa pessoa em paragem cardio-respiratória; identificar a reacção dos indivíduos que tenham assistido a uma situação com vítima de paragem cardio-respiratória e investigar se os indivíduos terão conhecimento relativamente ao algoritmo de Suporte Básico de Vida, nomeadamente à regra de compressões e insuflações instituída. Para o caminhar da investigação, procedeu-se à elaboração do trabalho através de um estudo descritivo simples com apoio numa abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de colheita de dados o questionário, constituído maioritariamente por perguntas fechadas, tendo apenas duas de resposta aberta. Após confirmação nos critérios de inclusão (residir no concelho de Monção, ser adulto e alfabetizado) a amostra total resultou em cinquenta e sete indivíduos. Posteriormente a esta colheita de dados, estes foram tratados no programa informático Microsoft Office Excel, apresentados depois em forma de quadros e gráficos para melhor análise e discussão. Os principais resultados desta investigação mostram que a população apresenta carências ao nível dos conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida, pelo que é necessário investir em formação nesta temática. De forma a salvaguardar os direitos dos participantes na investigação, teve-se em conta os cinco princípios determinados pelos códigos de ética, nomeadamente, o direito à auto-determinação, o direito à intimidade; o direito ao anonimato e confidencialidade; o direito da protecção contra o desconforto e o prejuízo e finalmente o direito a um tratamento justo e equitativo.
- Contacto com o enfermeiro da triagem do serviço de urgência: satisfação do utentePublication . Gomes, Cristina Filipa Pinheiro; Coelho, José DomingosA meta da qualidade pretendida no contacto entre o enfermeiro e o utente constitui uma preocupação dos profissionais da área de saúde, uma vez que, têm como objectivo maximizar a satisfaço dos utentes. De facto, o acolhimento do utente na unidade de saúde, neste caso, no SU, mais propriamente na triagem, constitui uma dimensão deveras indispensável, pois é neste momento que o utente tem o primeiro contacto com a instituição prestadora de cuidados,através dos profissionais de enfermagem que a suportam. Desta forma, é durante o acolhimento que o utente vai incorporar todos os comportamentos, atitudes, assim como, os cuidados percebidos, isto é, o utente vai assimilar todas as condutas do profissional de enfermagem o que irá ditar todo o desenrolar e permanência do utente na instituição prestadora de cuidados. Neste sentido, a realização do presente estudo pretendeu conhecer a satisfação dos utentes relativamente ao contacto que este estabeleceu com o enfermeiro da triagem do SU. Deste modo, ambicionou-se avaliar os seguintes aspectos: - Atendimento proporcionado pelo enfermeiro relativamente à forma como o recebeu; - Comportamento adoptado pelo enfermeiro; - Perfil do enfermeiro; - Explicações que o enfermeiro faculta ao utente; - Satisfação global quanto ao atendimento; - Vantagens/desvantagens que os utentes consideram existir na triagem realizada por enfermeiros; - Sugestões/críticas sugeridas pelos utentes para melhorar o atendimento realizado pelos enfermeiros. De modo a responder a estes aspectos, optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva simples exploratória. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado a uma fracção de 42 elementos da população alvo. Assim, para o tratamento de dados recorreu-se à análise estatística para as perguntas fechadas e à análise de conteúdo, para as perguntas abertas. Desta forma, após análise dos dados obtidos através dos questionários, é de realçar os seguintes resultados: - Grau de satisfação dos utentes quanto ao atendimento proporcionado pelo enfermeiro na Triagem do Serviço de Urgência, relativamente à forma como o recebeu: moderadamente satisfeitos, sendo a média de 3,55; - Grau de satisfação dos utentes face ao comportamento adoptado pelo enfermeiro da Triagem do Serviço de Urgência, relativamente à simpatia, paciência, disponibilidade, importância atribuída ao seu problema e preocupação em respeitar a sua privacidade: moderadamente satisfeitos, com uma média entre 3,31 e 3,48. Ainda neste aspecto, os utentes consideram que o enfermeiro utilizou, maioritariamente, linguagem clara, sendo a média de 1,55; - Grau de satisfação dos utentes relativamente às explicações facultadas pelo enfermeiro da Triagem do Serviço de Urgência, no respeitante às explicações sobre os procedimentos efectuados: moderadamente satisfeitos, sendo a média de 3. Em relação às explicações acerca da metodologia do STM: verificou-se que a grande maioria dos utentes não foram explicitados acerca da TM; - Opinião dos utentes relativamente ao perfil do enfermeiro da Triagem do Serviço de Urgência quanto à autonomia: moderada autonomia, com uma média de 3; quanto aos conhecimentos: muitos conhecimentos, sendo a média de 3,5; quanto à responsabilidade: muita responsabilidade, com uma média de 3,62 e, por último, quanto à competência: moderada competência, sendo a média de 3,45. - Grau de satisfação dos utentes: a nível global acerca do atendimento efectuado pelo enfermeiro da Triagem do Serviço de Urgência: moderadamente satisfeitos, sendo a média de 3,46.
- Factores motivacionais que influenciam o desempenho do enfermeiro no pré-hospitalarPublication . Alves, Rui Miguel Pinto; Coelho, José DomingosA presente monografia consistiu na investigação do tema “Factores motivacionais que influenciam o desempenho do enfermeiro no Pré – Hospitalar”. Com o objectivo de aprofundar esta temática, após pesquisa bibliográfica, considerou-se pertinente desenvolver os conceitos de motivação, emergência Pré – Hospitalar e o desempenho do enfermeiro nesta área. De modo a dar forma a esta investigação, foi realizado um estudo descritivo simples, baseado numa abordagem quantitativa. Através de um questionário foram inquiridos 15 enfermeiros de uma VMER de um Hospital do Norte. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, de modo geral, os enfermeiros da VMER estavam motivados, gostavam do seu trabalho, estavam satisfeitos, achavam o seu trabalho estimulante, imaginavam continuar a trabalhar futuramente na VMER e sentiam-se reconhecidos pelo seu trabalho. No entanto, uma pequena parte dos 15 enfermeiros da VMER contradiz a bibliografia. Uma vez que, se responderam estar motivados, gostarem do seu trabalho, estarem satisfeitos e referiram que o trabalho desempenhado era estimulante, deveriam também referir sentir-se reconhecidos, não apontarem factores desmotivacionais e, geralmente, deveriam referir querer manter-se na VMER futuramente. Conclui-se ainda que, os factores desmotivacionais que mais influenciavam o desempenho dos enfermeiros da VMER eram o salário e as condições físicas e ambientais de trabalho. O estímulo e desafio no trabalho, a realização profissional e a exigência de responsabilidade no trabalho foram os factores motivacionais apontados como os que mais influenciavam o desempenho dos enfermeiros da VMER. Em relação ao relacionamento entre os enfermeiros da VMER, pode concluir-se que este foi caracterizado maioritariamente por relações de cooperação, colaboração e amizade, não tendo sido apontado nenhum aspecto negativo.
- Formação permanente nos enfermeiros da viatura médica de emergência e reanimação - que realidadePublication . Bacelos, Ana Margarida de Oliveira; Coelho, José DomingosA realização deste trabalho de investigação surge, no âmbito da licenciatura em Enfermagem e tem por tema “Formação Permanente nos Enfermeiro da VMER – Que Realidade” Com a elaboração deste trabalho pretendeu-se saber quais as formações realizadas pelos enfermeiros da VMER nos últimos 12 meses, qual a temática que mais os entusiasma na aquisição de novos conhecimentos, qual a temática, abordada nas formações, com que contactam mais frequentemente como Enfermeiros do Pré-hospitalar, se as formações realizadas vão de encontro às suas necessidades, qual a área de enfermagem em que sentem mais necessidade de formação e se alguma vez assumiram o papel de formador. O estudo foi efectuado aos Enfermeiros a exercer funções, no mês de Junho e Julho 2009, numa determinada VMER do Alto Minho. O presente trabalho de investigação foi precedido de uma revisão bibliográfica e tratou-se de um estudo quantitativo descritivo simples, subsidiado de um estudo qualitativo. O enquadramento teórico fundamenta aspectos, relacionados com a importância da formação permanente e as competências do Enfermeiro da VMER. A colheita de dados foi obtida pela aplicação de um questionário de respostas mistas, a uma amostra constituída por 14 enfermeiros. Os dados foram tratados em SPSS e posteriormente em Excel e apresentam sob a forma de gráficos e quadros. Após análise dos dados verificou-se que os Enfermeiros da VMER realizaram formações com frequência, nos últimos 12 meses, nomeadamente na área da Traumatologia. Esta área surgiu como a área que mais entusiasma os Enfermeiros na aquisição de novos conhecimentos, sendo que também a que mais contactam aquando do exercício da Enfermagem Pré-hospitalar. Constatou-se que as formações realizadas vão de encontro às necessidades do Enfermeiro que desempenha funções na área do Pré-hospitalar. A área de Enfermagem referida como sendo a que os Enfermeiros possuem mais necessidades de formação foi a Pediatria. Concluiu-se, ainda, que os Enfermeiros pertencentes a esta população já assumiram, na sua maioria, o papel de formadores. O estudo foi elaborado com o intuito de determinar se os Enfermeiros realizam formações de modo a manter os seus conhecimentos actualizados e se as formações realizadas se coadunam com as temáticas com que contactam a nível prático.