Repository logo
 
Publication

A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria

dc.contributor.advisorMadeira, Milton
dc.contributor.authorViegas, Carlos Alberto
dc.date.accessioned2013-04-29T07:42:06Z
dc.date.available2013-04-29T07:42:06Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do Ensinopor
dc.description.abstractO presente estudo na área da psicologia da aprendizagem tem como visão principal desenvolver estratégias de aprendizagem para implementá-las na prática do ensino/tutoria da guitarra jazz tanto em contextos formais como informais, com o intuito de ajudar professores nesta prática e, consequentemente, os seus alunos (crianças e adultos). Este estudo contém um syllabus de exames de grau em execução de guitarra jazz/blues, que serve como um guia de aprendizagem estruturado. Foram mencionadas técnicas de motivação para todos os alunos e tutorandos, ajudando-os assim a alcançar os seus objetivos e todo o seu potencial. Adicionalmente, foi defendido que os estudantes de música aprendem melhor através da tutoria do que do ensino no caso da aprendizagem de um instrumento musical, e que as metodologias de aprendizagem da guitarra e seus fatores psicológicos e psicomotores foram necessários para alcançar esta proposta, utilizando como instrumentos de pesquisa 3 avaliações da tutoria e 3 avaliações dos parâmetros da experiência da aprendizagem observada, para se poder detetar os perfis psicológicos dos estudantes de guitarra jazz.por
dc.description.abstractThe main view of the present study is to develop learning strategies to be implemented in the teaching practice of jazz guitar in both formal and informal contexts, with the aim of helping teachers in this practice and, consequently, their students (children and adults). This study contains a syllabus for graded examinations in jazz/blues guitar playing, which serves as a structured learning guide. Were mentioned techniques to motivate all students and tutees, thus helping them achieving their goals and their full potential. Moreover, it was argued that music students learn better through tutoring than teaching in the case of learning a musical instrument, and that the methodologies of learning the guitar and its psychomotor and psychological factors were needed to achieve this proposal, using research instruments like 3 tutoring evaluations and 3 evaluations of the parameters of the learning experience observed, in order to detect the psychological profiles of jazz guitar students.eng
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3782
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsino versus tutoriapt_PT
dc.subjectFatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarrapt_PT
dc.subjectLearning strategiespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectTeaching versus tutoringpt_PT
dc.subjectPsychological and psycho-motor factors of guitar learningpt_PT
dc.titleA teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoriapor
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typereportpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PD_27126.pdf
Size:
815.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format