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Seleção, apuração e exposição das fake news em combate à desinformação: serviço Fato ou Fake, do Grupo Globo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jorge Pedro
dc.contributor.authorSchmidl, Maria Aparecida Alves
dc.date.accessioned2022-04-19T15:12:04Z
dc.date.available2022-04-19T15:12:04Z
dc.date.issued2022-04-05
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as fake news, o fenômeno pós-verdade, a criação das agências de fact-checking como novo modelo jornalístico e o monitoramento das potenciais fake news, desde apuração até a exposição dos resultados. Demonstra-se que a divulgação dos fatos nas redes sociais, expondo as fake news, divide opiniões entre aqueles que acreditam nessas informações e nos que desconfiam desses novos fatos. Nesse contexto, há espaço para observar como os conteúdos das agências de checagem são produzidos, bem como a repercussão nas redes sociais. Nesse ambiente online, o qual evidencia a influencia da pós-verdade, os usuários das redes sociais podem reagir à exposição das fake news, apelando para seus próprios conceitos. O engajamento nas redes sociais depende muito do assunto que circula na Internet e da proximidade da ocorrência. Os discursos polarizados nas redes sociais ocorrem a partir de diferentes temas, geralmente associados à política. A intensidade da Internet faz com que acontecimentos tenham dimensões ainda maiores. Através do engajamento nas redes sociais, um mesmo assunto pode gerar diversas interpretações, direcionando o assunto principal para outro sentido, confundindo os leitores. Isso pode fortalecer as fake news, representando um fator ainda mais desafiante tanto para o jornalismo quanto para as agências de checagem.pt_PT
dc.description.abstractThis research analyzes fake news, the post-truth phenomenon, the creation of fact-checking agencies as a new journalistic model, and the monitoring of potential fake news, from the gathering of date to the exposure of the results. It is shown that the disclosure of facts on social networks, exposing fake news, divides opinions between those who believe in these messages and those who distrust these new facts. In this context, there is room to observe how the content of checking agencies is produced, as well as the repercussion in the social networks. In this online environment, which shows the influence of post-truth, social network users can react to the exposure of fake news by appealing to their own concepts. The engagement on social networks depends a lot on the subject that circulates on the Internet and the proximity of the occurrence. Polarized discourse on social media occurs from different topics, usually associated with politics. The intensity of Internet makes events take on even greater dimensions. Through engagement on social networks, the same subject can generate several interpretations, directing the main subject in another direction, confusing readers. This can strengthen fake news, representing an even more challenging factor for both journalism and checking agencies.pt_PT
dc.identifier.tid203013239
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10961
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectFact-checkingpt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.titleSeleção, apuração e exposição das fake news em combate à desinformação: serviço Fato ou Fake, do Grupo Globopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismopt_PT

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