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- Violência institucional contra as mulheres no BrasilPublication . Albuquerque, Géssika de Carvalho Barbosa; Ramalho, JoaquimOs índices de criminalidade envolvendo violência contra as mulheres no Brasil têm sido alarmantes, tendo aumentado no período de adoção de políticas públicas de contigenciamento e distanciamento social em decorrência dos efeitos da pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19). Ainda que tenham sido editadas legislações protetivas que são reconhecidas como avançadas por organismos internacionais, como por exemplo, a Lei Maria da Penha (2006), a problemática ainda se mantém. O presente trabalho terá enfoque na violência institucional e na violência de gênero contra as mulheres no Brasil, que possuem uma estreita correlação, por decorrerem do mesmo contexto histórico e social em que se pautou a construção da sociedade brasileira. Portanto, serão analisados aspectos históricos, culturais e legais envoltos à violência e cultura da submissão, bem como a necessidade de combate aos estereótipos e estigmas que tem sido reproduzido em todas as esferas sociais e de poder. Para tanto, através da metodologia indutiva de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica e explorativa, serão abordados os conceitos de gênero e violência, a necessidade do estudo da vitimologia e, também, a (in) efetividade das leis nacionais de combate e repressão à violência contra a mulher, expondo-se as políticas públicas adotadas pelo Brasil e a utilização do simbolismo penal como uma tentativa de conter aos anseios sociais por Justiça e redução da criminalidade.
- Seleção, apuração e exposição das fake news em combate à desinformação: serviço Fato ou Fake, do Grupo GloboPublication . Schmidl, Maria Aparecida Alves; Sousa, Jorge PedroEsta pesquisa analisa as fake news, o fenômeno pós-verdade, a criação das agências de fact-checking como novo modelo jornalístico e o monitoramento das potenciais fake news, desde apuração até a exposição dos resultados. Demonstra-se que a divulgação dos fatos nas redes sociais, expondo as fake news, divide opiniões entre aqueles que acreditam nessas informações e nos que desconfiam desses novos fatos. Nesse contexto, há espaço para observar como os conteúdos das agências de checagem são produzidos, bem como a repercussão nas redes sociais. Nesse ambiente online, o qual evidencia a influencia da pós-verdade, os usuários das redes sociais podem reagir à exposição das fake news, apelando para seus próprios conceitos. O engajamento nas redes sociais depende muito do assunto que circula na Internet e da proximidade da ocorrência. Os discursos polarizados nas redes sociais ocorrem a partir de diferentes temas, geralmente associados à política. A intensidade da Internet faz com que acontecimentos tenham dimensões ainda maiores. Através do engajamento nas redes sociais, um mesmo assunto pode gerar diversas interpretações, direcionando o assunto principal para outro sentido, confundindo os leitores. Isso pode fortalecer as fake news, representando um fator ainda mais desafiante tanto para o jornalismo quanto para as agências de checagem.