Repository logo
 
Publication

A Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de Ensino

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorNunes, Laura M.
dc.contributor.advisorPires, Horácio
dc.contributor.authorPereira, Maria Arcanja Hussene
dc.date.accessioned2018-05-04T12:37:45Z
dc.date.available2020-05-03T00:30:09Z
dc.date.issued2018-05-03
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil da escola e do seu funcionamento, sob o ponto de vista dos profissionais, professores e não professores. O método adotado é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo exploratório, observacional, descritivo, transversal, retrospetivo e assente no autorrelato. O instrumento utilizado é o inquérito, tendo-se administrado o questionário do Diagnóstico do Meio Escolar (DME). A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 72 sujeitos, que desempenham funções em 4 escolas de diferentes localidades, nos arredores de Lisboa. As conclusões deste estudo demonstraram-se enriquecedoras e produtivas no entendimento que abarca a divulgação do sistema disciplinar da escola, das suas condições, dos profissionais de ensino, a diminuição e prevenção de comportamentos delinquentes e incivilidades. Foi um estudo que se revelou imperativo, possibilitando mudanças comportamentais e no âmbito das atividades é de salientar, maior alargamento na realização de atividades que promovam e incentivem a participação dos alunos, dos pais e da comunidade, possibilitando desta forma o acesso a uma perceção mais ampla do contexto escolar, permitindo que os profissionais possam dispor de estratégias, no contexto das áreas que carecem de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this study is to outline the school's profile and its functioning, from the point of view of professionals, teachers and non-teachers. The method adopted is quantitative, being an exploratory, observational, descriptive, cross-sectional, retrospective study based on self-report. The instrument used was the survey, and the DME questionnaire - Diagnosis of the School Environment was administered. The sample consists of 72 individuals who perform functions in schools of different locations. It is concluded that measures are necessary to improve the school's disciplinary system and its conditions, reduce and prevent delinquent behavior and incivility, and carry out activities that promote student, parent and community participation.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6614
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectBehaviorpt_PT
dc.subjectViolencept_PT
dc.titleA Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de Ensinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crimept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria Pereira.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Maria Pereira
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: