Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de Ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Maria Pereira.pdfDM_Maria Pereira1.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil da escola e do seu funcionamento, sob o ponto de vista dos profissionais, professores e não professores. O método adotado é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo exploratório, observacional, descritivo, transversal, retrospetivo e assente no autorrelato. O instrumento utilizado é o inquérito, tendo-se administrado o questionário do Diagnóstico do Meio Escolar (DME). A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 72 sujeitos, que desempenham funções em 4 escolas de diferentes localidades, nos arredores de Lisboa. As conclusões deste estudo demonstraram-se enriquecedoras e produtivas no entendimento que abarca a divulgação do sistema disciplinar da escola, das suas condições, dos profissionais de ensino, a diminuição e prevenção de comportamentos delinquentes e incivilidades. Foi um estudo que se revelou imperativo, possibilitando mudanças comportamentais e no âmbito das atividades é de salientar, maior alargamento na realização de atividades que promovam e incentivem a participação dos alunos, dos pais e da comunidade, possibilitando desta forma o acesso a uma perceção mais ampla do contexto escolar, permitindo que os profissionais possam dispor de estratégias, no contexto das áreas que carecem de intervenção.
The main objective of this study is to outline the school's profile and its functioning, from the point of view of professionals, teachers and non-teachers. The method adopted is quantitative, being an exploratory, observational, descriptive, cross-sectional, retrospective study based on self-report. The instrument used was the survey, and the DME questionnaire - Diagnosis of the School Environment was administered. The sample consists of 72 individuals who perform functions in schools of different locations. It is concluded that measures are necessary to improve the school's disciplinary system and its conditions, reduce and prevent delinquent behavior and incivility, and carry out activities that promote student, parent and community participation.

Description

Keywords

Escola Avaliação Comportamento Violência School Evaluation Behavior Violence

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License