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- A Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de EnsinoPublication . Pereira, Maria Arcanja Hussene; Nunes, Laura M.; Pires, HorácioO presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil da escola e do seu funcionamento, sob o ponto de vista dos profissionais, professores e não professores. O método adotado é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo exploratório, observacional, descritivo, transversal, retrospetivo e assente no autorrelato. O instrumento utilizado é o inquérito, tendo-se administrado o questionário do Diagnóstico do Meio Escolar (DME). A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 72 sujeitos, que desempenham funções em 4 escolas de diferentes localidades, nos arredores de Lisboa. As conclusões deste estudo demonstraram-se enriquecedoras e produtivas no entendimento que abarca a divulgação do sistema disciplinar da escola, das suas condições, dos profissionais de ensino, a diminuição e prevenção de comportamentos delinquentes e incivilidades. Foi um estudo que se revelou imperativo, possibilitando mudanças comportamentais e no âmbito das atividades é de salientar, maior alargamento na realização de atividades que promovam e incentivem a participação dos alunos, dos pais e da comunidade, possibilitando desta forma o acesso a uma perceção mais ampla do contexto escolar, permitindo que os profissionais possam dispor de estratégias, no contexto das áreas que carecem de intervenção.
- A escola em comunidade: diagnóstico em meio escolarPublication . Carrilho, Daniela Filipa Baixinho; Nunes, Laura M.; Cardoso, JorgeA instituição Escola é um local de desenvolvimento e de aprendizagem para os jovens. No entanto, a presença de fatores de risco (e.g., internos ou externos à escola) potencializam a ocorrência de comportamentos menos adequados, contribuindo para um contexto escolar nocivo, para os alunos e profissionais docentes e não docentes. A presente investigação teve como principal objetivo a realização do diagnóstico do meio escolar e do meio envolvente à escola. O estudo seguiu um desenho exploratório, descritivo, retrospetivo e transversal, através da recolha de dados qualitativos e quantitativos. A investigação baseou-se no autorrelato com recurso ao método de questionário e de observação. A amostra foi constituída por 72 participantes, de 4 escolas localizadas no Distrito de Setúbal, os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente. Com este estudo, foi possível concluir que fatores como os espaços interiores e exteriores à escola, contribuem para o agravamento do comportamento dos alunos. Esta investigação permite que os profissionais de ensino tenham acesso a uma visão abrangente das problemáticas existentes em contexto escolar e no meio envolvente à instância escolar, permitindo que encontrem estratégias, para trabalhar áreas que carecem de intervenção.
- A relação entre os hábitos de consumo de videojogos e a agressividade em adultosPublication . Ferreira, Ana Aurora Rocha Gomes; Martins, José Soares; Neves, Ana CristinaO presente estudo visa avaliar a relação entre a prática de videojogos e agressividade em adultos. Deste modo, foi analisada uma amostra de 225 participantes adultos com uma média de idades de 26.50 (DP = 7.76). Para a realização desta investigação, foi utilizado o AQ (Agression Questionnaire) e um questionário sobre os hábitos de consumo de videojogos. No que concerne aos resultados, obteve-se que os indivíduos que jogaram videojogos obtiveram maior nível de agressividade verbal, ao invés dos que não jogaram. Os indivíduos com alterações a nível da rotina familiar e trabalho, apresentaram maiores níveis de agressividade física e verbal, respetivamente, daqueles que não apresentaram alterações. Para concluir, o consumo de videojogos apresenta um impacto significativo no que concerne ao comportamento dos indivíduos, sendo que os mesmos caracterizam o jogar videojogos como uma abstração dos seus problemas diários.