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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho pretende contribuir para o estudo dos radiojornais locais em Portugal, através de um estudo de caso numa rádio local do Grande Porto – a Rádio Clube de Matosinhos (RCM). Parte-se de uma contextualização teórica sobre jornalismo de proximidade,radiojornais e técnicas radiojornalísticas, para depois se analisar em pormenor o caso dos radiojornais da RCM.
Considerou-se que para o estudo de caso, a análise do discurso, quantitativa e qualitativa,seria o método adequado para alcançar os resultados desejados. Para a contextualização teórica, procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o tema (pesquisa bibliográfica).
Conclui-se que o radiojornal da Rádio Clube de Matosinhos, embora possua marcas
inegáveis de proximidade com o público-alvo da emissora – a população de Matosinhos,
em particular as camadas populares – é também um radiojornal que ainda pode evoluir
muito, em expressividade, criatividade e ambição informativa, para prestar um serviço
relevante aos matosinhenses. Constata-se, no entanto, que na RCM, os recursos financeiros,
técnicos e humanos, sempre escassos, são um poderoso factor de constrangimento à
qualidade e potencialidades dos radiojornais. Todavia, parte desta realidade poderia ser contornada, recorrendo-se, por exemplo, à integração de estagiários.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo.