Publication
As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualização
dc.contributor.author | Rurato, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2012-01-12T09:12:40Z | |
dc.date.available | 2012-01-12T09:12:40Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) fatores de estilo de vida; (5) objetivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspetos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adoção de estratégias de aprendizagem, suscetíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida. | por |
dc.identifier.citation | Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 55-71. | por |
dc.identifier.issn | 1646-4435 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/2306 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento | por |
dc.relation.ispartofseries | Cibertextualidades; 4 | |
dc.subject | Características dos aprendentes | por |
dc.subject | Educação a Distância | por |
dc.title | As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualização | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 71 | por |
oaire.citation.startPage | 55 | por |
person.familyName | Lima Rurato | |
person.givenName | Paulo Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | D118-BDBA-0677 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5654-175X | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | af68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | af68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453 |