Repository logo
 
Publication

As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualização

dc.contributor.authorRurato, Paulo
dc.date.accessioned2012-01-12T09:12:40Z
dc.date.available2012-01-12T09:12:40Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) fatores de estilo de vida; (5) objetivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspetos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adoção de estratégias de aprendizagem, suscetíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.por
dc.identifier.citationCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 55-71.por
dc.identifier.issn1646-4435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2306
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamentopor
dc.relation.ispartofseriesCibertextualidades; 4
dc.subjectCaracterísticas dos aprendentespor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.titleAs características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualizaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage71por
oaire.citation.startPage55por
person.familyNameLima Rurato
person.givenNamePaulo Alexandre
person.identifier.ciencia-idD118-BDBA-0677
person.identifier.orcid0000-0002-5654-175X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationaf68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cibertxt_4_rurato_pt.pdf
Size:
154.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: