Repository logo
 
Publication

O coordenador pedagógico enquanto gestor do trabalho docente e suas contribuições para o sucesso escolar: um estudo de caso em uma escola da rede privada no Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFragata, Orlando
dc.contributor.authorLins, Maria do Socorro Mendonça de Oliveira
dc.date.accessioned2018-08-02T16:34:13Z
dc.date.available2020-07-05T00:30:09Z
dc.date.issued2018-07-05
dc.description.abstractMuito se tem refletido acerca da atuação do coordenador pedagógico dentro das escolas e sobre a concretização do seu trabalho, mediante os desafios e conflitos enfrentados no seu cotidiano. A esse profissional, tem-se atribuído a responsabilidade de acompanhar todas as etapas do trabalho docente contribuindo para a melhoria contínua do processo ensino e aprendizagem e, consequentemente, para a melhoria do resultado apresentado pelo aluno. Neste projeto interventivo, intitulado: O Coordenador Pedagógico enquanto Gestor do Trabalho Docente e suas Contribuições para o Sucesso Escolar: um estudo de caso em uma escola da rede privada no Brasil, pretendeu-se investigar as práticas da coordenação pedagógica, dentro de uma escola da Rede Particular do Brasil, verificando se a forma como esses profissionais organizam a sua rotina e atuam, enquanto líderes e gestores dentro de sua atividade, contribuem efetivamente para a obtenção do sucesso escolar do aluno. Como metodologia de investigação, utilizamos o Estudo de Caso com o método misto que abordou tanto as questões quantitativa quanto qualitativo, na qual foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário de perguntas semiestruturadas O estudo apontou para o fato de que, muitas vezes, o trabalho pedagógico é prejudicado pela burocracia e por fatores externos e internos ao contexto escolar. Sobretudo a falta de tempo para a efetivação de atividades pedagógicas junto aos professores em relação ao planejamento, à avaliação e a formação do docente comprometendo, desta forma a qualidade do trabalho docente e a construção do sucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractMuch has been said about the work of the pedagogical coordinator within the schools and about the accomplishment of their work, through the challenges and conflicts they face in their daily lives. This professional has been assigned the responsibility of following all stages of the teaching work contributing to the continuous improvement of the teaching and learning process and, consequently, to the improvement of the result presented by the student. In this intervention project, entitled: The Pedagogical Coordinator as Teaching Worker and his Contributions to School Success: a case study at a private school in Brazil, it was intended to investigate the practices of pedagogical coordination, within a school of the Rede Particular do Brasil, verifying if the way these professionals organize their routine and act, as leaders and managers within their activity, contribute effectively to the success of the student's school. As a research methodology, we used the Case Study with the mixed method that addressed both quantitative and qualitative questions, in which a semi-structured questionnaire was used as a data collection instrument. The study pointed to the fact that many times, the pedagogical work is hampered by bureaucracy and external and internal factors to the school context. Above all, the lack of time for the implementation of pedagogical activities among teachers in relation to the planning, evaluation and training of teachers, thus compromising the quality of teaching work and building school success.pt_PT
dc.identifier.tid202692523
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6871
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrganizações escolarespt_PT
dc.subjectGestão e liderançapt_PT
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectSchool organizationspt_PT
dc.subjectManagement and leadershippt_PT
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_PT
dc.subjectSchool successpt_PT
dc.titleO coordenador pedagógico enquanto gestor do trabalho docente e suas contribuições para o sucesso escolar: um estudo de caso em uma escola da rede privada no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria do Socorro Mendonça de Oliveira Lins.pdf
Size:
2.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: