Repository logo
 
Publication

Uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)

dc.contributor.authorCardoso, Paulo Ribeiro
dc.contributor.authorCosta, Helda Sofiapor
dc.date.accessioned2009-02-09T11:39:00Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:51:12Z
dc.date.available2009-02-09T11:39:00Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:51:12Z
dc.date.issued2008por
dc.description.abstractEste estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”, “Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados para si próprio, concretamente “Auto-realização”. This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale – LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values “Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as “Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.por
dc.formatarticlepor
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 128-140.por
dc.identifier.issn1646-0502por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/907por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.subjectValorespor
dc.subjectJovens consumidorespor
dc.subjectList of Valuespor
dc.subjectValuespor
dc.subjectYoung consumerspor
dc.titleUma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRibeiro Cardoso
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-idD414-AB66-CB8F
person.identifier.orcid0000-0002-4643-8716
person.identifier.scopus-author-id35208039200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication01a50a72-2b28-4006-b0a5-d99371713359
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01a50a72-2b28-4006-b0a5-d99371713359

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
128-140.pdf
Size:
128.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.83 KB
Format:
Plain Text
Description: