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- Trilhas de aprendizagem, metodologias ativas e ágeis para o autodesenvolvimentoPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DOrganizações que aprendem relacionam resultados ao crescimento pessoal de seus colaboradores. Assim, muitas são as possibilidades de busca por desenvolvimento por parte das organizações e autodesenvolvimento por parte dos colaboradores. Com esse objetivo foi realizado um estudo comparativo entre trilhas de aprendizagem e metodologias ativas. Para realizar a comparação foram entrevistadas às Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a Universidade Corporativa do Sebrae, a Escola de Contas do Distrito Federal e a Escola Nacional de Administração Pública que ofertam capacitação no formato de trilhas de aprendizagem. Os resultados foram comparados às 5 técnicas de metodologias ativas que apontaram como resultado que as duas abordagens são voltadas para quantidade diferentes de colaboradores a desenvolver competências. Além das trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas, o conceito de metodologias ágeis emergiu como indicado para o autodesenvolvimento e a capacitação de gestores. Assim, as metodologias ágeis também foram objeto de comparação no estudo.
- Tecnologias CAC e Inquéritos de Percepção da Opinião Pública sobre “O papel da Captação e do Armazenamento/Sequestração de Dióxido de Carbono no Futuro da Energia na Europa”:O caso-de-estudo da Comunidade Fernando Pessoa: CCS Technologies and Inquiries into Public Perception on “The Role of Carbon Dioxide Capture and Storage in Europe’s Energy Future“ - the case-study of University Fernando Pessoa CommunityPublication . Oliveira, Gisela; Silva, Pedro Nuno; Maia, Rui Leandro; Rodrigues, Cristina; Diogo, Miguel Tato; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Ribeiro, Nuno Magalhães; Lemos de Sousa, M. J.O carvão e outros combustíveis fósseis, continuarão a ser, por décadas, a principal matéria-prima energética para as Centrais Térmicas, não obstante os esforços para, dentro do possível, substituir os combustíveis fósseis por fontes de energia renovável.Tal como está, hoje, bem documentado, a produção de gases com efeito estufa (GEE), designadamente CO2, resulta da combustão dos ditos combustíveis fósseis, sendo que se espera ser possível mitigar substancialmente a emissão de tais gases com a aplicação das chamadas Tecnologias Limpas do Carvão.Há, pois, necessidade de promover o abatimento do CO2 através de Tecnologias de Emissão Zero ou Tecnologias Livres de Carbono, incluindo designadamente a Captura, o Transporte e a Sequestração geológica de CO2 correspondentes ao que é costume designar por Tecnologias CAC (Captação e Armazenamento de Carbono). De facto, tais tecnologias e, designadamente, o armazenamento geológico de CO2 são as únicas que, no estado actual do conhecimento, são capazes de permitir que se cumpram as metas do ambicioso programa da EU para a energia e o ambiente conhecido por “20 20 para 2020” em conjugação com os aspectos económicos das directivas relativas ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão – CELE (Directivas 2003/87/EC, 2004/101/EC e 2009/29/EC).A importância do tema está, aliás, bem demonstrada com o facto da Comissão Europeia ter formalmente admitido que as metas supracitadas serão impossíveis de atingir sem Sequestração Geológica de CO2. Esta é, pois, uma das razões de ter sido recentemente publicada a Directiva Europeia 2009/31/EC de 23 de Abril de 2009 expressamente dedicada ao tema do Armazenamento Geológico de CO2.Ora, a questão do armazenamento geológico de CO2 implica, para além das Tecnologias CAC acima mencionadas e da sua viabilização em termos tanto técnicos como económicos, ou seja, neste último aspecto, competitiva com o sistema CELE, também o conhecimento, da percepção pública sobre o assunto. Isto é, a praticabilidade das Tecnologias CAC implica que se conheça a opinião pública sobre o tema e, naturalmente, que face a esta realidade se prestem os esclarecimentos necessários como, aliás, é reconhecido na própria Directiva Europeia 2009/31/EC.Dado que a Fundação Fernando Pessoa / Universidade Fernando Pessoa através do seu Centro de Investigação em Alterações Globais, Energia, Ambiente e Bioengenharia – CIAGEB tem ultimado um Projecto de Engenharia relativo à Sequestração Geológica de CO2 nos Carvões (Metantracites) da Bacia Carbonífera do Douro – o Projecto COSEQ, preocupou-se naturalmente, desde o início, com o lançamento de inquéritos de percepção da opinião pública sobre o assunto.Tal implicou, nesta fase, a tradução para português e o lançamento do inquérito europeu ACCSEPT que não tinha sido ainda formalmente lançado de forma generalizada entre nós. Antes, porém, de lançar publicamente tal inquérito – o que está actualmente já em curso – resolveu-se testar o método de lançamento, a recolha de dados e o seu tratamento com uma amostra correspondente ao que se designou por Comunidade Fernando Pessoa, i.e. o conjunto de docentes, discentes, funcionários e outras pessoas relacionadas com a Universidade Fernando Pessoa (cerca de 5000 individualidades).Este trabalho diz, precisamente, respeito à preparação, lançamento e análise dos resultados do dito inquérito Europeu ACCSEPT a nível da Comunidade Fernando Pessoa. Foram recebidas 525 respostas representando 10,5% da amostra. A análise de resultados foi sistematicamente comparada com os obtidos nos outros países europeus, através do projecto ACCSEPT e, bem assim, com os resultados obtidos num inquérito homólogo lançado no Brasil. The use of coal, and other fossil fuels, will remain for decades as the main source of energy for power generation, despite the important efforts made to replace, as far as possible, fossil fuels with renewable power sources.As is well documented, the production of Greenhouse Gases (GHG), mainly CO2, arises primarily from the combustion of fossil fuels. The increasing application of Clean Coal Technologies-CCTs, is expected to mitigate substantially against the emission of such gases.There is consequently a need to promote the CO2 abatement through Zero Emission (Carbon Free) Technologies - ZETs, which includes CO2 capture, transport and geological storage, i.e. the so-called CCS (Carbon, Capture and Storage) technologies. In fact, these technologies are the only ones that are presently able to conform to the ambitious EU targets set out under the “20 20 by 2020” EU energy and environment programme, jointly with the economic aspects of the EU Directives 2003/87/EC, 2004/101/EC and 2009/29/EC concerned with the Greenhouse Gas Emissions Allowance Trading Scheme – ETS scheme. The European Commission formal admission that the referred targets will be impossible to reach without the implementation and contribution of geological storage clearly demonstrate the importance of this particular issue, and for this reason the EC Directive 2009/31/EC of April 23, 2009 on Geological Storage of CO2 was recently published.In considering the technical and economical viabilities of CCS technologies, the latter in competition with the ETS scheme, it is believed that public perception will dictate the success of the development and implementation of CO2 geological storage at a large industrial level. This means that, in order to successfully implement CCS technologies, not only must public opinion be taken into consideration but objective information must also be provided to the public in order to raise subject awareness, as recognized in the referred Directive 2009/31/EC.In this context, the Fernando Pessoa Foundation / University Fernando Pessoa, through its CIAGEB (Global Change, Energy, Environment and Bioengineering) RDID&D Unit, is the sponsor of an Engineering Project for the Geological Sequestration of CO2 in Douro Coalfield Meta-anthracites - the COSEQ Project, and is therefore also engaged in public perception surveys with regards to CCS technologies.At this stage, the original European ACCSEPT inquiry was translated to Portuguese and submitted only to the “Fernando Pessoa Community” - comprising university lecturers, students, other employees, as well as, former students and persons that have a professional or academic relationship with the university (c. 5000 individuals). The results obtained from this first inquiry will be used to improve the survey informatics system in terms of communication, database, and data treatment prior to resubmission of the inquiry to the Portuguese public at large.The present publication summarizes the process and the results obtained from the ACCSEPT survey distributed to the “Fernando Pessoa Community”. 525 replies, representing 10.5% of the sample, have been received and analysed. The assessment of the results was systematically compared with those obtained from other European Countries, as reported by the ACCSEPT inquiry, as well as with those from an identical inquiry launched in Brazil.
- Mapeamento de competências na UFPA: análise dos três ciclos de aprendizagem organizacional realizadosPublication . Chagas, Rosana; Costa, T.D; Ribeiro, Nuno MagalhãesAos servidores e funcionários de todas as esferas da administração pública só é permitido fazer o constante na lei, logo, correspondem a esse mesmo princípio todas as atividades dos órgãos públicos federais assim como também, toda a forma de desenvolvimento do seu quadro de pessoal. Na área de gestão de pessoas, o Decreto nº 5.707/2006 há 11(onze) anos, dá o embasamento a metodologia de mapeamento de competências, implantado em 2011 em uma Universidade pública que o transformou em ciclos para compreender sua dinâmica e teve como resultado um processo de aprendizagem organizacional em constante evolução, preconizado em 1994 por Peter Senge, de organizações que aprendem.
- Estudo sobre o impacto da utilização de ambientes virtuais na visualização de imóveisPublication . Ribeiro, Nuno Magalhães; Rocha, LilianaO estudo apresentado neste artigo pretendeu avaliar a utilidade e o impacto da representação virtual de um andar modelo, e do respectivo prédio, na tomada de decisão dos potenciais clientes do sector imobiliário. Para isso, desenvolveu-se um ambiente virtual 3D não-imersivo baseado no andar modelo real e nas plantas do edifício. A avaliação consistiu da aplicação de um questionário abrangendo as percepções de ambos os ambientes: um grupo visitou o andar modelo real, e outro o virtual. Conclui-se que as diferenças observadas não são signifi cativas, pelo que deverá ser possível substituir a construção do andar modelo real por um ambiente virtual correspondente, permitindo diminuir os custos iniciais de construção e facilitar a relação sector-cliente.
- Sincronização de bases de dados de dispositivos móveis: um caso de estudo no sector do calçadoPublication . Pinho, João; Ribeiro, Nuno MagalhãesEste artigo desenvolve um caso de estudo sobre sincronização de bases de dados de duas aplicações distintas, uma aplicação Web para um computador desktop e uma aplicação móvel para Pocket PC, partindo de uma análise dos mecanismos de sincronização de bases de dados existentes para o efeito. Descreve-se o processo de análise e desenvolvimento de duas aplicações para a gestão de stocks no sector do calçado. Apresenta-se a seguir um estudo empírico que pretendeu avaliar as aplicações e a respectiva influência no desempenho dos funcionários de uma empresa do sector. Observa-se que a utilização de tais aplicações contribui para aumentar a eficiência do atendimento ao cliente, tendose ainda verificado uma grande aceitação por parte dos funcionários. Conclui-se que a introdução das aplicações contribui para melhorar a gestão de informação e diminuir o tempo de resposta no atendimento ao cliente. This article develops a case study on the synchronization of databases for two applications, one Web based application for a desktop computer and a Pocket PC application, starting with an analysis of currently available mechanisms for database synchronization. It describes the applications developed for a case study in the context of footwear industry. It also presents an empirical study carried out in order to assess the applications’ influence in the efficiency of employees in a company where they were tested. We observed a great level of acceptance and we conclude that the adoption of such applications has contributed to improve information management and decrease response times of employees when interacting with customers.
- A biblioteca digital em contexto universitário: o caso da Universidade Fernando PessoaPublication . Melro, Maria do Céu; Azevedo, Carla; Ribeiro, Nuno MagalhãesEste trabalho aborda a importância da biblioteca Digital numa época de constantes mutações, projectando-a no estudo de uma micro-sociedade: a universidade. A pertinência deste assunto prende-se com uma nova realidade no que concerne ao acesso à informação em contexto académico e de investigação. Assim, revemos qual é o impacto que o aparecimento da biblioteca digital veio proporcionar, incluindo os aspectos tecnológicos, bem como as vantagens e desvantagens que acarreta. Finalmente, apresentamos os aspectos mais importantes relacionados com o projecto da biblioteca Digital da universidade fernando pessoa. This article tries to observe the importance of Digital libraries in a constant changing environment, particularly foccusing its study on a kind of micro-society: the university. The interest of the subject lies on the new reality we are living in, as far as information access, both in academic and investigation context, is concerned. Thus, we review the impact caused by the appearance of digital libraries, including some technological aspects and its advantages and disadvantages. Finally, we present the most important aspects of the ufp’s Digital library project.
- Mobilidade na gestão de custos de edifícios de habitação: desenvolvimento de um protótipoPublication . Miranda, Ciro; Ribeiro, Nuno MagalhãesEste artigo explora a introdução das tecnologias de computação móvel na área da construção civil. Descreve-se uma aplicação para Pocket Pc que foi desenvolvida com o objectivo de contribuir para a optimização da gestão do orçamento de uma obra de edifícios de habitação, tendo como base um conjunto de variáveis técnico-económicas que caracterizam os edifícios de habitação. Apresenta-se igualmente um estudo empírico que pretendeu verificar se uma aplicação móvel permite satisfazer as necessidades dos profissionais da área, avaliando-se igualmente a interacção com o utilizador em termos de facilidade de uso e funcionalidades proporcionadas. Verificou-se uma grande aceitação de tal aplicação e conclui-se que aplicações móveis deste tipo podem ser úteis e contribuir para facilitar a gestão de custos de edifícios de habitação. This article explores the introduction of mobile computing technologies in the construction area. It describes a Pocket Pc application developed with the aim of contributing to optimize the budget management of building construction, Being based in technical and economical variables which describe such buildings. It also presents an empirical study which was carried out in order to verify whether a mobile application satisfies the needs of professionals, evaluating its usability and functionality. There was a great acceptance of the mobile application and we conclude that such applications have the potential to be useful and to facilitate cost management for building construction.
- Proposta de um modelo de referência para as tecnologias multimédiaPublication . Ribeiro, Nuno Magalhães; Gouveia, Luis BorgesDigital multimedia has become one of the key concepts in the context of Information Systems Technologies. However, given it is now such a widely used expression, it is often loosely applied, making it difficult to compare the multiple technologies, applications and services. This paper aims at contributing to clarify the various usages of the multimedia concept by suggesting a reference model which enables the classification, the analysis and the comparison of multimedia technologies. O multimédia tem-se revelado como um dos termos mais utilizados na referência às Tecnologias e Sistemas de Informação. Verifica-se que, face ao seu uso generalizado, nem sempre é utilizada uma noção comum do que é multimédia, o que dificulta a comparação da multiplicidade de tecnologias, aplicações e serviços disponibilizados. Este artigo pretende contribuir para o esclarecimento das ocorrências do conceito multimédia pela apresentação de uma proposta para um modelo de referência que permita classificar, analisar e comparar as tecnologias multimédia.
- Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competênciasPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DA pesquisa que resultou nesse artigo foi realizada objetivando avaliar um modelo de design instrucional para nserir em um protótipo de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Realizada em duas etapas principais, sendo a 1ª etapa de entrevistas em 4 organizações referenciadas pela oferta de capacitação e utilização de trilhas de aprendizagem e planejamento do teste do modelo de design instrucional que utilizou a decomposição da competência gestão de processos organizacionais e o “template” adaptado de Bruce (2004) para elaborar questões prévias e pós contato do colaborador com o material dos cursos. As questões aplicadas foram tabuladas quantitativamente para mensurar se houve acréscimo de repertório nos pós testes que foram aplicados aos colaboradores de uma universidade pública. A Universidade, também disponibilizou profissionais do seu quadro de pessoal da área de tecnologia, gestão de processos, psicologia, pedagogia e alunos pesquisadores para participar da pesquisa-ação. A 2ª etapa, embasada pelos resultados do teste de design instrucional reuniu os requisitos funcionais e não funcionais adequados ao desenho do módulo de trilhas de aprendizagem por competências, protótipo já disponibilizado pelos analista e programador, aguardando a estabilidade da crise de saúde provocada pela pandemia do COVID-19, para adequação ao “novo normal” da área de capacitação e realização de testes para acoplar o módulo ao sistema informatizado de mapeamento de competências GESTCOM.
- Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competênciasPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DObjetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que oferte desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender foi realizado um estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem para testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências.