Repository logo
 
Publication

Contributo da cidadania e desenvolvimento na promoção da inclusão: questões de género e sexualidade

dc.contributor.advisorSantos, Luís
dc.contributor.authorAlmeida, Bernardo Matos
dc.date.accessioned2022-06-08T08:07:18Z
dc.date.available2022-06-08T08:07:18Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologiapt_PT
dc.description.abstractO preconceito e a discriminação em função do género e da sexualidade constituem uma realidade social, demonstrada anualmente por vários relatórios oficiais, pese embora os inegáveis avanços legais e normativos nacionais e internacionais. É consensual que a educação é a melhor arma para mitigar este tipo de fenómenos, sendo que a escola é, a par da família, um lugar de excelência para educar para a cidadania e o desenvolvimento. O presente projeto centra a sua atenção na importância da formação escolar na promoção de valores de cidadania e inclusão, e tem por base os documentos de referência e legislação que orientam a educação para a cidadania. Em termos de contribuição empírica, apresenta-se uma proposta de intervenção assente em pressupostos qualitativos, destinada a Encarregados de Educação, membros de uma Associação de Pais de uma Escola Básica, com recurso ao focus group. Pretende-se promover a discussão e reflexão crítica em torno da obrigatoriedade da frequência da disciplina de cidadania e desenvolvimento, ao nível do 2.º e 3.º ciclos, assim como da pertinência da inclusão do tema da sexualidade e da igualdade de género nos seus conteúdos programáticos.pt_PT
dc.description.abstractPrejudice and discrimination based on gender and sexuality are a social reality, demonstrated annually by several official reports, despite the undeniable legal and normative national and international advances. There is a consensus that education is the best weapon to mitigate these types of phenomena, and the school is, along with the family, a place of excellence to educate for citizenship and development. This project focuses its attention on the importance of school education in promoting citizenship values and inclusion, and is based on the reference documents and legislation that guide citizenship education. In terms of empirical contribution, we present an intervention proposal based on qualitative assumptions, aimed at parents, members of a Parents Association of a Basic School, using a focus group. It is intended to promote discussion and critical reflection around the mandatory attendance of the subject of citizenship and development, at the 2nd and 3rd cycle levels, as well as the pertinence of including the subject of sexuality and gender equality in its syllabus.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10985
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectCidadania e desenvolvimentopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectCitizenship and developmentpt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectSexualitypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.titleContributo da cidadania e desenvolvimento na promoção da inclusão: questões de género e sexualidadept_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_36946.pdf
Size:
827.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format