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Contributo da cidadania e desenvolvimento na promoção da inclusão: questões de género e sexualidade

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O preconceito e a discriminação em função do género e da sexualidade constituem uma realidade social, demonstrada anualmente por vários relatórios oficiais, pese embora os inegáveis avanços legais e normativos nacionais e internacionais. É consensual que a educação é a melhor arma para mitigar este tipo de fenómenos, sendo que a escola é, a par da família, um lugar de excelência para educar para a cidadania e o desenvolvimento. O presente projeto centra a sua atenção na importância da formação escolar na promoção de valores de cidadania e inclusão, e tem por base os documentos de referência e legislação que orientam a educação para a cidadania. Em termos de contribuição empírica, apresenta-se uma proposta de intervenção assente em pressupostos qualitativos, destinada a Encarregados de Educação, membros de uma Associação de Pais de uma Escola Básica, com recurso ao focus group. Pretende-se promover a discussão e reflexão crítica em torno da obrigatoriedade da frequência da disciplina de cidadania e desenvolvimento, ao nível do 2.º e 3.º ciclos, assim como da pertinência da inclusão do tema da sexualidade e da igualdade de género nos seus conteúdos programáticos.
Prejudice and discrimination based on gender and sexuality are a social reality, demonstrated annually by several official reports, despite the undeniable legal and normative national and international advances. There is a consensus that education is the best weapon to mitigate these types of phenomena, and the school is, along with the family, a place of excellence to educate for citizenship and development. This project focuses its attention on the importance of school education in promoting citizenship values and inclusion, and is based on the reference documents and legislation that guide citizenship education. In terms of empirical contribution, we present an intervention proposal based on qualitative assumptions, aimed at parents, members of a Parents Association of a Basic School, using a focus group. It is intended to promote discussion and critical reflection around the mandatory attendance of the subject of citizenship and development, at the 2nd and 3rd cycle levels, as well as the pertinence of including the subject of sexuality and gender equality in its syllabus.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia

Keywords

Cidadania e desenvolvimento Género Sexualidade Escola Pais Citizenship and development Gender Sexuality School Parents

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