Repository logo
 
Publication

Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de caso

dc.contributor.authorLourenço, Abílio Afonso
dc.contributor.authorRosa, Victor Pereira da
dc.contributor.authorPaiva, Maria Olímpia
dc.date.accessioned2012-02-22T15:27:45Z
dc.date.available2012-02-22T15:27:45Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEsta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir dos resultados que os alunos que percepcionam o ambiente da sala de aula como mais positivo são os que manifestam menos comportamentos disruptivos, bem como obtêm melhores notas. This research sought to examine the influence of the classroom environment upon disruptive behaviors, as well as the influence of these behavior on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Psychossociological Environment of the Classroom (APSA) scale. It can be inferred that the students who perceive the classroom environment as more positive are the ones who show less disruptive behaviors and, as a result, they get better grades.por
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 276-289por
dc.identifier.issn1646-0502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2818
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
dc.subjectComportamento disruptivopor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectAmbiente da sala de aulapor
dc.subjectDisruptive behaviorpor
dc.subjectClassroom environmentpor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.titleAmbiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de casopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage289por
oaire.citation.startPage276por
person.familyNameLourenço
person.familyNamePaiva
person.givenNameAbílio Afonso
person.givenNameMaria Olímpia
person.identifier639475
person.identifier.ciencia-id2C1F-FA3C-460F
person.identifier.orcid0000-0001-6920-0412
person.identifier.orcid0000-0001-6740-9108
person.identifier.ridV-5438-2018
person.identifier.scopus-author-id55033716000
person.identifier.scopus-author-id55215188300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationb0594279-d7b5-4eb3-bfe3-d65ccb6a5513
relation.isAuthorOfPublicationa6015d31-8f63-478a-a28d-90468149a4bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya6015d31-8f63-478a-a28d-90468149a4bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
276-289.pdf
Size:
748.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: