Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
748.58 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento
disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da
amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou-
-se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente
Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir dos resultados que os alunos
que percepcionam o ambiente da sala de aula como mais positivo são os que manifestam
menos comportamentos disruptivos, bem como obtêm melhores notas. This research sought to examine the influence of the classroom environment upon disruptive
behaviors, as well as the influence of these behavior on academic achievement. A
sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior
Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Psychossociological Environment of
the Classroom (APSA) scale. It can be inferred that the students who perceive the classroom environment as more positive are the ones who show less disruptive behaviors and, as a
result, they get better grades.
Description
Keywords
Comportamento disruptivo Sucesso académico Ambiente da sala de aula Disruptive behavior Classroom environment Academic achievement
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 276-289