Repository logo
 
Publication

Uma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbano

dc.contributor.authorViana, Fernanda
dc.contributor.authorMesquita, Francisco
dc.contributor.authorNeves, Jorge
dc.date.accessioned2012-12-26T10:51:19Z
dc.date.available2012-12-26T10:51:19Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC), capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas é também apontado como fator responsável pela maior presença desta tipologia de publicidade no espaço urbano. A localização do Outdoor Personalizado no contexto urbano, caso aflorado nesta reflexão, dá conta da importância destas imagens no espaço. Pela sua dimensão e espetacularidade, pode afirmar-se, sem reservas, que elas marcam indelevelmente as nossas cidades. Deste modo, pretende-se compreender algumas das importantes variáveis que condicionam a sua disposição tendo como cenário a cidade do Porto. Mapeadas as zonas de atividade mais importantes da cidade, foi possível concluir que a Zona Urbana, Escritórios e Serviços foi, entre todas as outras, a que teve uma maior incidência de Outdoors personalizados. The quick growth of Outdoor advertising, especially that of the Customized Billboard, is due both to the existence of digital printing equipment of big format in the market and to printing materials as textile substrates (polyester) coated by polyvinyl chloride (PVC), which tolerate sizes that paper cannot accommodate. Also, the increase of people’s mobility is mentioned as the main reason for the prevalence of this kind of advertisements in the urban space. The location of the Customized Billboard in an urban context, the focus on this study, shows the importance of these images in space. Considering their size and magnificence, we can postulate that they almost influence our cities. Thus, it is our purpose to understand some of the important variables that influence the location of the Customized Billboard, with Oporto as our scenery. After mapping the most important areas of activity in the city, we concluded that the urban space (offices and services) was the area with the highest incidence of customized Outdoors.por
dc.identifier.citationCadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 29-39.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3492
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudos Mediáticos; 9 (2012)
dc.subjectPublicidade exteriorpor
dc.subjectOutdoor personalizadopor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectPaisagem urbanapor
dc.titleUma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbanopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage39por
oaire.citation.startPage29por
person.familyNameRibeiro
person.familyNameMesquita
person.givenNameFernanda
person.givenNameFrancisco
person.identifier.ciencia-idA31D-806D-E1C3
person.identifier.ciencia-id871D-DEBA-2B5B
person.identifier.orcid0000-0001-7243-1000
person.identifier.orcid0000-0002-7868-7805
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication91bea2cf-c96c-414b-b430-c1a03cfa4872
relation.isAuthorOfPublicationa3d8d2fb-8f91-4a48-9d04-dc77d69f3b81
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya3d8d2fb-8f91-4a48-9d04-dc77d69f3b81

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29-39.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: