Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Construir na emergência: a arquitetura portuguesa em momentos de crisePublication . Silva, IlídioNum país que recorrentemente se encontrou em momentos de escassez económica e agitação social, quais foram as opções arquitetónicas que deram voz a essa situação existencial? São as épocas críticas inerentemente propiciadoras de sobriedade, conservadorismo e tibieza técnica? De posturas nacionalistas ou internacionalistas? A história da arquitetura portuguesa demonstra-nos que existirão lógicas de reação, que talvez haja regularidades, mas dificilmente condenações deterministas.
- À volta da metodologia estruturalista: uma análise e uma proposta para a investigação em história da artePublication . Silva, Ilídio; Rui Leandro Maia; Luís Pinto de Faria; dir. Álvaro Monteiro
- O parêntesis - as casas de Alcino Soutinho entre 1980 e 1990Publication . Silva, IlídioAs quatro moradias que Alcino Soutinho desenhou entre 1980 e 1990 são um vívido testemunho dum momento particular na sua carreira, em que o autor se desviou das escolhas estilísticas consensuais e seguras, e se entregou a explorações lúdicas da linguagem arquitetónica. Circunstâncias profissionais, económicas, políticas e culturais, inseridas entre o final da década de 1970 e o começo da de 1990, confluíram para permitir essa divagação, de que a Casa Filipe Grade (1980), a Pinto de Sousa (1984), a Joaquim Matias (1987) e a Carlos Vidal (1990) são uma ilustração no campo da residência unifamiliar. Tendo Alcino Soutinho sempre (ou pelo menos a partir desse momento) desvalorizado as catalogações e teorizações estilísticas, a análise destas obras – cotejada com declarações do arquiteto e avaliações coetâneas do seu trabalho e das correntes do momento – revela quão claramente estes projetos incorporam o espírito do movimento pós-moderno, inclusive nessa própria e provocatória desconfiança sobre a validade concetual dos movimentos arquitetónicos.
- "Feiinho mas escorreito" ou nem por isso: o pavilhão de consulta externa do Hospital Geral de Santo António - Celestino Joaquim de Abreu Castro, Porto, 1976Publication . Silva, Ilídio; dir. Álvaro MonteiroObra tardia, dum período quase totalmente ignorado da produção de Celestino de Castro, o Pavilhão de Consulta Externa do Hospital Geral de Santo António, resume, no entanto, muita da história do movimento moderno português. A late design, springing from an all but ignored period from Celestino de Castro’s work, the Pavilhão de Consulta Externa from the Santo António General Hospital, sums up most of the history of the Portuguese Modern Movement.
- O discurso haussmanniano sobre o lugar-cidade: Paris como ficção, como retórica e como sofismaPublication . Silva, IlídioParis, como lugar, é uma ficção. É uma recriação absoluta, se não uma invenção, maioritariamente criada por um homem, um causídico e um tribuno (logo um retórico), que formulou um discurso urbanístico consciente e articulado – tão persuasor como falacioso – sobre o que Paris deveria ser e a tornou de facto nisso: o Barão Haussmann. Este artigo é uma análise linguística dessa formulação.
- A colegiada de Santa Maria da Oliveira em Guimarães: a cidade, o organismo cenobítico e a igrejaPublication . Silva, IlídioEntidade fundadora da cidade de Guimarães, o conjunto do mosteiro e depois colegiada agora de Santa Maria da Oliveira, tem que ser lido, na sua larga história de dez séculos, através do papel urbano e da evolução do organismo cenobítico, de que a igreja actual, sendo a muitos títulos extraordinária, é fruto também. Founding entity of the city of Guimarães, the monastery, then collegiate church, of Santa Maria da Oliveira, and it’s architectural remains, must be interpreted, all through its ten century long history, through its urban role and in the evolution of the coenobitic architectural organism in itself, of which the present day church, remarkable as it is on its own, is a product as well.
- Ex nihilo nihil fit: o Cinema BatalhaPublication . Silva, IlídioObra de charneira e consciencialização entre as estéticas e as éticas das modernidades que influenciaram a arquitectura portuguesa do século XX, o Cinema Batalha de Artur Andrade é um exemplo paradigmático para a discussão do que foi, de onde veio e de como vemos o Movimento Moderno português. A transitional and a coming of age design, amidst the aesthetics and ethics of the various “modernities” coming into portuguese 20th century architecture, Artur Andrade’s Cinema Batalha is a paradigmatic example to discuss what the Portuguese Modern Movement was, where it came from and how we have come to perceive it.