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Braga de Vasconcelos, José

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  • Pessoas, inovação e qualidade organizacional: um projecto para a gestão de desempenho na FFP/UFP
    Publication . Camelo, Cláudia; Pimentão, Cristina; Vasconcelos, José Braga de; Cunha, Pedro
    Este artigo resume o desenvolvimento de um projecto que tem por objectivo principal conceber e implementar um modelo que permita aferir não só a qualidade do desempenho prestado por todos quantos trabalham na Fundação Fernando Pessoa/ Universidade Fernando Pessoa (FFP/UFP), como também identificar, com precisão, quais as competências necessárias e adequadas a um desempenho de elevado rendimento. A implementação do Modelo Gestão de Desempenho na sua totalidade, englobando a arquitectura do sistema de informação a ele subjacente, tem por objectivo colocar a FFP/UFP na linha da frente das Instituições de Ensino Superior. Até ao momento já foram realizadas etapas importantes para a concretização do Modelo de Gestão pretendido, tendo o grupo de trabalho procurado seguir uma metodologia de intervenção inovadora e multidisciplinar, bem como um planeamento científico e técnico que permita alcançar resultados palpáveis para a Instituição. This paper describes a project development towards the design and implementation of a University model to infer and analyse the performance quality of the human resources working on the Foundation/University Fernando Pessoa (FFP/UFP). This project also aims the identification and management of the key competencies, based on academic and administrative staff, for an effective productivity enhancement. The implementation of such model, including the underlying information system architecture, should act as a trigger to promote the FFP/UFP as a leading higher education institution. A set of activities were already undertaken in order to fulfil the management model implementation, in which the project group team has been seeking for innovative and multidisciplinary development methods to allow visible and productive results for the Institution.
  • Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha
    Publication . Fonseca, Ana; Manso, M. Conceição; Vasconcelos, José Braga de; Tuna, Sandra
    O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable.
  • Middleware: the layer in between
    Publication . Moreira, Rui S.; Rocha, Álvaro; Vasconcelos, José Braga de
    Middleware is a widely used term in various areas of distributed systems. This paper focuses specifically on component-based middleware, i.e., the software layer that offers, to application developers, a platform, a programming model and a standard set of services (e.g.,persistency, transactions, security, refl ection, etc.) capable of hiding the interaction details between components of a distributed system. This middle tier makes language and distribution heterogeneity transparent to developers and decreases the diffi culty of managing the creation, distribution, deployment and adaptation of software components.
  • Reflexão sobre a oportunidade de educação superior em informática médica
    Publication . Rocha, Álvaro; Vasconcelos, José Braga de; Moreira, Rui S.
    Considerando que a informação e o conhecimento são os recursos mais importantes das organizações modernas, particularmente das organizações ligadas à prestação de cuidados de saúde, apresentamos neste artigo uma reflexão sobre as oportunidades, para Portugal, de educação superior em Informática Médica. O objectivo dessa educação será preparar recursos humanos capazes de satisfazerem necessidades de informação e comunicação de unidades de serviços de saúde, através de planeamento, gestão, concepção, integração, implementação e avaliação eficiente e eficaz de sistemas e tecnologias de informação. A acção nesta área será, em si mesma, um agente de mudança que, materializada na própria educação e acções de consultadoria, actuará como catalizador da reivindicada melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas unidades de saúde portuguesas.
  • Os modelos de maturidade na gestão de sistemas de informação
    Publication . Rocha, Álvaro; Vasconcelos, José Braga de
    This paper introduces a set of principles concerning the main characteristics of Maturity Models. We present the background and the state of art of these models for the Management of Information Systems (IS). This work also introduces a set of Portuguese studies discussing the maturity stages for the management of IS. Based on these studies, we conclude that the related organisations present the first maturity stage after the transition from the technological to the socio-organisational orientation. Este artigo introduz os princípios subjacentes às principais características dos Modelos de Maturidade e apresenta uma retrospectiva da evolução baseada em modelos representativos para a Gestão de Sistemas de Informação (SI). O artigo introduz ainda alguns estudos portugueses sobre a situação da maturidade da Gestão de SI, indicando o mais recente que as organizações estudadas se encontravam no primeiro estádio de maturidade após a transição de uma orientação excessivamente tecnológica para uma orientação onde os aspectos sócio-organizacionais são vistos como fundamentais.