Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
345.57 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino
superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando
Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que
a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do
referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade
de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente
positivo.
The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education.
The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa
in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes
the perception of the academic community regarding this new system, two years after its
implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for
improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable.
Description
Keywords
Processo de Bolonha Ensino superior Bologna process Higher education
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 232-248.