Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 25
  • Literacia em saúde: um retrato da população adulta portuguesa
    Publication . Carneiro, Vânia Andreia Sousa; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O presente estudo tem como objetivo descrever os níveis de literacia em saúde em adultos portugueses. Foi estudada uma amostra de conveniência constituída por 316 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos (M=35.12; DP=14.49), 66.1% do sexo feminino. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e à Escala de Literacia em Saúde. Os resultados indicam que os níveis globais de Literacia em Saúde são medianos. Ao nível da Literacia Comunicacional, os participantes revelam possuir competências razoáveis, porém ao nível da Literacia Funcional estas são apenas medianas e ao nível da Literacia Crítica são claramente fracas.
  • Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
    Publication . Botelho, Ana Ribeiro; Costa, Ana; Gomes, Ana; Carneiro, Ana Raquel; Fonte, Carla; Santana, Cláudia; Ferreira, Cristina; Duarte, Fernanda; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, Rute F.; Toldy, Teresa
    Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
  • Diagnóstico de doença e literacia em saúde: que associações?
    Publication . Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Carneiro, Vânia
    A literatura revela que indivíduos que sofrem de alguma doença apresentam valores mais baixos de literacia em saúde, comparativamente àqueles sem um diagnóstico médico. Seria expectável que, quando acompanhados a longo prazo pelo sistema de cuidados de saúde, beneficiassem de um eventual efeito promotor da literacia em saúde resultante desse envolvimento. O presente estudo transversal visa comparar pessoas com e sem diagnóstico médico de doença quanto à literacia em saúde. Foram estudados dois grupos: Grupo 1 - “sem doença”, constituído por 258 participantes, com idades entre os 18 e os 71 anos (M=33,36; DP=13,08), tendo a maioria o Ensino Superior (64,7%). Grupo 2 - “com doença”, composto por 57 participantes, com idades entre os 18 e os 78 anos (M=42,70; DP=17,55), tendo a maioria o Ensino Superior (61,5%). Administrou-se um questionário sociodemográfico e clínico e a Escala de Literacia em Saúde (ELS). Não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos ao nível da literacia em saúde, que se revela frágil, em particular no domínio crítico. No grupo 2, quando controlada a idade e a escolaridade, não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a duração da doença e o nível de literacia em saúde total. Os resultados parecem reforçar a ideia de que não existe, ao nível da literacia em saúde, um efeito protetor do contacto com os serviços de saúde.
  • Psychological status of women with breast cancer during chemotherapy
    Publication . Santos, Ana; Silva, Isabel; Guimarães, Raquel; Meneses, Rute
    A breast cancer diagnosis and corresponding treatments bring several consequences to women at many distinct levels, particularly on a psychological level with the fast change of their routines and even of their bodies. As such, it seems important to understand to what factors women attribute their psychological state during or shortly after chemotherapy. Therefore, it was carried out a qualitative cross-sectional study with the main objective: to comprehend which factors contribute to women’s psychological state, in their perception, during or shortly after the submission to chemotherapy. Twenty-five women with breast cancer submitted to neoadjuvant chemotherapy were recruited through a non-probabilistic convenience sampling method. Data were collected through a structured interview and were analysed using Grounded Theory. Ten categories women consider as factors that contribute to their psychological state were identified: diagnosis’ impact; treatment’s side effects; psychological symptoms; excessive information; general well-being; social support; personal characteristics; health care; and external factors to the disease. These results show that several factors affect women psychologically during chemotherapy: some negatively and others positively. We concluded that psychologists should give personalised attention to each patient to understand their needs for being more capable of promoting factors that positively contributed to these women psychological state.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação Ambiental
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
  • Questionário de auto-regulação no tratamento da dependência de substâncias: estudo psicométrico
    Publication . Silva, Isabel; Fonte, Carla; Matos, Mariana
    O presente estudo teve como objectivo a construção de um questionário de auto -regulação no tratamento da dependência de substâncias e o seu estudo psicométrico. Procedeu -se à construção do Questionário de Auto -Regulação no Tratamento da Dependência de Substâncias, cuja versão em estudo é constituída por 37 itens. O questionário foi administrado no contexto de uma entrevista pessoal a 321 utentes de instituições para tratamento por perturbações pela utilização de substâncias. Procedeu -se a uma análise em componentes principais, que sugere a organização dos itens em 3 factores, que explicam 44,19% da variân ‑ cia - Motivação, Relação com os Profissionais de Saúde e Competência Percebida. O instrumento revelou apresentar uma excelente fidelidade ( α=0,93) e a análise da correlação corrigida para sobreposição dos itens com as subescalas de ‑ monstra uma validade convergente -discriminante aceitável. O questionário revela -se, ainda, sensível no que respeita à Competência Percebida e existência de recaídas.
  • Inteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar: um estudo empírico
    Publication . Meneses, Diana; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    Aliadas às particularidades da condição humana, os profissionais das áreas do cuidar lidam diariamente com situações emocionais extremas, evidenciando-se a importância da inteligência emocional e valores neste contexto. Assim ressalva-se a necessidade desta dimensão ser desenvolvida aquando da formação académica. O objetivo é descrever os níveis de inteligência emocional e valores entre estudantes universitários de áreas do cuidar, analisando se existem diferenças estatisticamente significativas entre indivíduos dos dois sexos, alunos que se encontram a frequentar diferentes áreas de estudos e anos de formação quanto ao seu nível de inteligência emocional e valores considerados como sendo importantes para si. Procurou-se, ainda, analisar se existe uma correlação estatisticamente significativa entre a idade e a inteligência emocional e valores. A amostra, constituída por 133 estudantes, dos quais, 56,39% de cursos de áreas do cuidar, maioritariamente do sexo feminino (82,7%), com idades compreendidas entre 19 e 54 anos (M=28,38; DP=9,68). Os participantes responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre Valores Pessoais, Escala de Valores de Schwartz e Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostram que os estudantes de áreas do cuidar têm elevados níveis de inteligência emocional. Os valores pessoais considerados mais importantes pelos universitários são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal, sendo os valores humanos mais importantes Benevolência, Universalismo e Hedonismo. Assim, as habilidades de inteligência emocional, assim como os valores podem relacionar-se com o contexto onde os estudantes se inserem, sendo a formação e contextos académicos em áreas do cuidar direcionadas para a interação das emoções e a gestão das mesmas.
  • Escala de Literacia em Saúde (ELS): construção e estudo psicométrico
    Publication . Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O presente estudo teve como objetivo a construção e validação de uma escala de literacia em saúde para a população adulta portuguesa. Foi construída a Escala de Literacia em Saúde (ELS), constituída por 111 itens, que avaliam 3 domínios - Literacia em Saúde Funcional, Comunicacional e Crítica – e que foi testada em 316 indivíduos adultos. O questionário apresenta boa sensibilidade, elevada fidelidade e boa validade interna e externa, podendo constituir-se como uma ferramenta de avaliação importante para a avaliação de necessidades de intervenção no domínio da literacia em saúde na população portuguesa.
  • Avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde oral
    Publication . Silva, Isabel; Meneses, Rute; Silveira, Augusta
    A Qualidade de Vida, relevante em diversos domínios científicos, é quase condição sine qua non dos resultados em contextos de saúde e doenças. O presente trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre a Qualidade de Vida relacionada com a saúde oral, fazendo uma síntese de algumas das questões conceptuais e práticas mais pertinentes. Pretende-se sensibilizar clínicos e investigadores para algumas das potencialidades da sua avaliação, bem como para alguns dos desafios que coloca. Quality of life is viewed as an important subject in several scientific areas, namely in health and illness contexts. The present paper aims to present some considerations on key conceptual and practical topics in the oral health-related Quality of life domain. It intends to make clinicians and researchers (more) aware of some of the potentialities and challenges of Quality of life assessment.
  • Retrato da literacia em saúde funcional, comunicacional e crítica em mulheres emigrantes
    Publication . Carneiro, Vânia; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O movimento migratório é um fenómeno com grande impacto ao nível das transformações socias, constituindo um desafio da saúde pública, na medida em que impele a uma atualização na formulação de políticas e programas que acautelem o acesso aos cuidados de saúde, com particular atenção à redução das desigualdades e eliminação de barreiras de acesso aos mesmos. Este estudo pretende descrever os níveis de Literacia em Saúde em mulheres portuguesas emigrantes. Estudou-se uma amostra de conveniência constituída por 99 mulheres, com idades entre os 18 e 75 anos (M=34,55; DP=10,11) e, maioritariamente, com níveis de escolaridade correspondentes aos Ensinos Secundário (43,4%) e Superior (36,3%). As participantes responderam a um questionário sociodemográfico e clínico e à Escala de Literacia em Saúde. Da amostra, 31,1% refere habitualmente ir acompanhada a consultas médicas/enfermagem, 21,2% sofre de alguma doença e 10,1% esteve internada no último ano. Quanto à perceção geral de saúde 50,5% das mulheres percecionam a sua saúde como sendo “boa”. Verificou-se que os níveis globais de Literacia em Saúde são medianos (M=65,2; DP=11,1). Ao nível da Literacia Comunicacional, as participantes revelam possuir boas competências (M=81,1%; DP=18,0), porém ao nível da Literacia Funcional estas são medianas (M=64,2; DP=12,1) e ao nível da Literacia Crítica são claramente fracas (M=34,0; DP=7,0). É, pois, importante desenvolver estratégias abrangentes de alfabetização em saúde a fim de reduzir as desigualdades em saúde.