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  • O jogo hermenêutico: uma análise da Ópera Quântica AlletSator
    Publication . Petry, Arlete dos Santos; Rui Torres
    Este artigo propõe uma fundamentação do conceito de jogo no contexto da fenomenologia hermenêutica, da hermenêutica filosófica e da teoria dos jogos de linguagem, sendo um contributo para a discussão do que é considerado jogo, quais suas características e sua relevância para uma compreensão da produção de conhecimento. Mostra ainda a presença de tais conceitos no contexto da pesquisa hipermidiática, concebida como forma pragmático-existencial dos modos de ser do Dasein no caminho do pensar (produção de conhecimento). Dado os conceitos desenvolvidos, os aplica, buscando compreender as estruturas práticas presentes na Ópera Quântica, enquanto exercícios vividos de uma profunda experiência estética dos autores, mostrando a relevância de uma reflexão conceitual dentro do mundo e das práticas de produção reflexivas.
  • Análise de produções em linguagem hipermidiática
    Publication . Petry, Arlete dos Santos; Rui Torres
    Este texto se propõe a apresentar, empírica e teoricamente, possibilidades metodológicas para a análise de hipermídia, sendo que algumas dessas propostas são apenas indicadas, enquanto outras, experimentadas. Ao realizar as análises percebeu-se três possíveis tendências metodológicas, mesmo que nem sempre os autores explicitem uma preocupação no sentido da organização de uma metodologia. Feito esse trajeto, a reflexão recairá sobre o lugar da metodologia nessa nova linguagem que se passa a produzir. This paper aims to present, both empirically and theoretically, methodological possibilities for the analysis of hypermedia. Some of these propositions are just indicated, while others are experimented. When the analyses were done, three possible methodological tendencies were perceived, even though the authors do not always make clear their concern in the sense of the organization of a methodology. Upon the completion of this trajectory, the reflection will fall upon the place of the methodology in this new language that is being currently produced.
  • Parameters, strategies and techniques of game analysis
    Publication . Petry, Arlete dos Santos; Battaiola, André Luiz; Bahia, Ana Beatriz; Petry, Luís Carlos; Clua, Luciana Rocha Mariz; Vargas, Antônio
    The development of a game with educational purposes, similar to a game focusing on fun, requires an analysis process, which must evaluate positive and negative points, to support a plan of product improvement. The game A mansão de Quelícera, supported by the CNPq project “Diálogos entre Arte e Design” (Dialogues between Art and Design), was reviewed by a group of researchers from different institutions of higher education in Brazil. Different parts of the game were the subject of evaluation and redesign, as presented in two articles presented in SBGames 2012. In this article, the research explores parameters, strategies and analysis’ techniques of digital games, pointing out existing approaches and the ones organized by researchers of the group, whose action part of the gameplayer interaction. The theoretical foundation for this research considered the parameters of quality for computer games and the parameters defined by the MEC (Ministry of Education-Brazil) to evaluate educational technologies, as well as made use of strategies and techniques for data collection.