Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Desafios emergentes sobre a saúde nas organizações: em defesa de organizações e indivíduos saudáveisPublication . Barros, Carla; Fonte, Carla; Pimentão, Cristina; Alves, SóniaEste capítulo pretende problematizar as questões da saúde em contexto organizacional procurando analisar o impacto que as caraterísticas das organizações podem ter na saúde dos seus colaboradores, bem como o a influência que a saúde destes pode ter na própria organização. Apresenta-se, em primeiro lugar, a posição conceptual sobre a saúde, que se enquadra numa abordagem societal da saúde, e não apenas individual. De seguida, com recurso ao conceito de “insalubridade psicológica” procura-se evidenciar o cenário disfuncional que se vive em algumas organizações e o seu impacto na dinâmica organizacional. Destacam-se algumas caraterísticas e fenómenos que podem, positivamente, contribuir para a saúde organizacional. Por último, apresenta-se o contributo que os indivíduos saudáveis podem dar às organizações com um foco, particular, nos indivíduos emocionalmente inteligentes.
- Pessoas, inovação e qualidade organizacional: um projecto para a gestão de desempenho na FFP/UFPPublication . Camelo, Cláudia; Pimentão, Cristina; Vasconcelos, José Braga de; Cunha, PedroEste artigo resume o desenvolvimento de um projecto que tem por objectivo principal conceber e implementar um modelo que permita aferir não só a qualidade do desempenho prestado por todos quantos trabalham na Fundação Fernando Pessoa/ Universidade Fernando Pessoa (FFP/UFP), como também identificar, com precisão, quais as competências necessárias e adequadas a um desempenho de elevado rendimento. A implementação do Modelo Gestão de Desempenho na sua totalidade, englobando a arquitectura do sistema de informação a ele subjacente, tem por objectivo colocar a FFP/UFP na linha da frente das Instituições de Ensino Superior. Até ao momento já foram realizadas etapas importantes para a concretização do Modelo de Gestão pretendido, tendo o grupo de trabalho procurado seguir uma metodologia de intervenção inovadora e multidisciplinar, bem como um planeamento científico e técnico que permita alcançar resultados palpáveis para a Instituição. This paper describes a project development towards the design and implementation of a University model to infer and analyse the performance quality of the human resources working on the Foundation/University Fernando Pessoa (FFP/UFP). This project also aims the identification and management of the key competencies, based on academic and administrative staff, for an effective productivity enhancement. The implementation of such model, including the underlying information system architecture, should act as a trigger to promote the FFP/UFP as a leading higher education institution. A set of activities were already undertaken in order to fulfil the management model implementation, in which the project group team has been seeking for innovative and multidisciplinary development methods to allow visible and productive results for the Institution.
- Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de AjzenPublication . Pimentão, CristinaO comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18 e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985, 1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão. The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour.